back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 18 de outubro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 30/04/2014 - 17:43:45

Vereadores acompanham assinatura de lei que reduz jornada na saúde

  • Na tarde desta quarta-feira (30), vereadores estiveram na Prefeitura de Curitiba para prestigiar o evento que marcou a assinatura de três leis, formuladas para garantir direitos de funcionários municipais. (Foto - Andressa Katriny/CMC)
  • Gustavo Fruet, prefeito de Curitiba, mencionou que alterações legais que criam novos cargos ou alteram planos de carreiras já existentes acarretam impactos orçamentários, mas ele lembrou que a gestão assumiu um compromisso com a valorização do funcionalismo. (Foto - Andressa Katriny/CMC)
  • Para Pedro Paulo, líder do prefeito na Câmara, a garantia de direitos para as categorias municipais da área de saúde implica em melhorias no atendimento da população. (Foto - Andressa Katriny/CMC)
  • Representantes das categorias municipais da área médica contempladas pelas leis que receberam sanção estiveram presentes ao evento. (Foto – Andressa Katriny/CMC)
Na tarde desta quarta-feira (30), a Câmara foi representada por nove vereadores na cerimônia realizada na Prefeitura de Curitiba para a assinatura de três leis aprovadas em benefício dos servidores municipais. Uma delas reduz a jornada de trabalhadores da saúde. Estiveram presentes ao evento os vereadores Pedro Paulo (PT), líder do prefeito na Câmara, Serginho do Posto (PSDB), Ailton Araújo (PSC), Bruno Pessuti (PSC), Mestre Pop (PSC), Pier Petruzziello (PTB), Julieta Reis (DEM), Felipe Braga Côrtes (PSDB) e Colpani (PSB).

Foi assinada a lei 14.429/2014, que determina a redução de 40 para 30 horas de trabalho semanais para onze carreiras da área de saúde como fonoaudiólogos, farmacêuticos e bioquímicos, entre outros. Também foi sancionada a lei 14.430/2014, que estabelece a dispensa de servidor público para acompanhamento de pessoa com deficiência em atividades médicas ou de natureza terapêutica.

A terceira lei assinada pelo prefeito foi a 14.431/2014 que amplia a abrangência da licença para servidor com fins de acompanhamento de dependente, mesmo que este possua renda mínima. Também foi assinado o Decreto 392/2014, que cria área de atuação em atenção primária na área de saúde.

Para o prefeito Gustavo Fruet, “toda criação de carreiras ou alteração em planos de carreiras já existentes representa impacto orçamentário, mas é necessário lembrar que a prefeitura assumiu um compromisso com a valorização dos profissionais”. Ainda segundo ele, “é natural que os debates em torno destes temas não sejam fáceis, mas o importante é que tudo foi feito com transparência e de forma democrática”.

O vereador Pedro Paulo falou em nome dos demais parlamentares. Ele lembrou que a luta pelos direitos e garantias dos servidores da área de saúde acarreta necessariamente melhorias no atendimento à população. “São trabalhadores estratégicos para o bom funcionamento da dinâmica da cidade. A sanção destas leis no dia de hoje representa um avanço não só para estes funcionários, mas para toda a municipalidade”, afirmou Pedro Paulo.

Pedro Paulo também destacou o papel desempenhado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc) e pelo Sistema de Controle de Limite Financeiro da Média e Alta Complexidade (SISMAC). Estas instituições, segundo ele, promoveram o diálogo entre as categorias profissionais e a prefeitura para se chegar a um consenso quanto às demandas que vieram a se tornar legislações.      

“Conseguimos estabelecer um piso salarial de R$1.100,00, um dos mais elevados do país. As novas leis representam o reconhecimento da luta destas categorias e as reuniões com os sindicatos foram contribuições decisivas para os resultados alcançados”, finalizou Fruet.

Além dos vereadores citados, também compareceram ao evento a vice-prefeita Mirian Gonçalves, secretários municipais e representantes das categorias médicas  contempladas pelas leis que receberam sanção.


 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.