back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 24 de setembro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 22/06/2015 - 14:16:13

PME: Questões gênero e diversidade compõem 80% das emendas

  • Com votação em andamento na Câmara de Vereadores, “gênero” e “diversidade” são 80% das emendas ao Plano Municipal de Educação. (Foto: Andressa Katriny/CMC)
  • Com votação em andamento na Câmara de Vereadores, “gênero” e “diversidade” são 80% das emendas ao Plano Municipal de Educação. (Foto: Andressa Katriny/CMC)

Os vereadores de Curitiba começaram a debater, nesta segunda-feira (22) pela manhã, o Plano Municipal de Educação (005.00129.2015). Foram protocoladas 61 emendas ao texto original, sendo que 49 delas pedem que termos e expressões como “diversidade” e “gênero” sejam retiradas do documento. É o caso, por exemplo, de omitir o nome social de transgêneros dos documentos oficiais das instituições de ensino e retirar do plano a impressão de cartilha que contemple diferenças de gênero.

As 12 emendas que tratam de outros assuntos discutem a antecipação em um ano da meta de alfabetização, adoção de tecnologias educacionais e a forma de utilização de obras literárias em sala de aula. O Plano de Educação e as emendas serão votados ainda hoje à tarde pelos vereadores (leia mais), e o teor dessas proposições está integralmente disponível na internet, dentro do Sistema de Proposições Legislativas (SPL).

Das 61 emendas, duas já foram retiradas. O procedimento deve se repetir na continuação da sessão, após os vereadores decidirem  “condensar” itens repetidos para dar celeridade à votação. São 23 assinadas por diversos vereadores, 33 são da parlamentar Carla Pimentel (PSC), duas são do mandato de Chico do Uberaba (PMN) e uma é do gabinete do Professor Galdino (PSDB). “Iremos votar esta matéria hoje, para que o Plano Municipal de Educação seja publicado até quarta-feira. Assim Curitiba não perde recursos do governo federal”, afirmou à imprensa o presidente do Legislativo, Ailton Araújo (PSC).

 

Leia mais sobre o que ocorreu a sessão desta segunda-feira pela manhã:

Com sessão prorrogada, votação do PME ocorre à tarde

PME: Manifestantes lotam galerias da Câmara e dividem opiniões

 


Confira a série de reportagens sobre o PME:

Afinal, o que propõe o Plano Municipal de Educação?

PME: Atendimento escolar para todos e com qualidade

PME: Curitiba quer erradicar analfabetismo até 2025

PME: Plano aborda formação e valorização do professor

PME: Projeto prevê plano municipal para tratar da diversidade  

 

 



 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.