back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 22 de novembro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 27/07/2015 - 10:01:34

Incentivo aos “telhados verdes” pode entrar no Plano Diretor

  • Emenda ao Plano Diretor propõe que a Prefeitura de Curitiba incentive a instalação de telhados verdes. (Foto: Divulgação/Ecoeficientes)
  • “Estudos comprovam que com o uso de coberturas vivas é possível melhorar em 30% as condições térmicas, sem recorrer a sistemas de climatização”, exemplifica Professor Galdino. (Foto: Andressa Katriny/CMC)
O vereador Professor Galdino (PSDB) apresentou duas emendas ao projeto de lei do Plano Diretor de Curitiba (005.00047.2015), que tramita na Câmara Municipal e deve ser votado até o mês de outubro. Em uma das propostas, o vereador propõe que seja incluído no texto – que vai definir as diretrizes de planejamento da cidade para os próximos 10 anos – o incentivo à implantação dos chamados telhados verdes, sistema no qual planta-se vegetação na cobertura das construções.

A emenda (032.00014.2015) acrescenta inciso ao artigo 46, que trata das diretrizes gerais da política municipal de meio ambiente. Conforme o texto, além de incentivar, a prefeitura deverá estabelecer normas e padrões para os telhados ecológicos. Galdino diz que o conceito de telhado verde utilizado baseia-se na definição da Associação Telhados Verdes Brasil (ATV Brasil) e elenca uma série de vantagens de se ter vegetação na cobertura dos prédios das grandes cidades.

Segundo o parlamentar, as plantas podem servir como uma forma de compensar a área permeável que foi ocupada com a construção; reter a água da chuva, desafogando o sistema de drenagem; fornecer isolamento térmico e acústico, entre outros benefícios ambientais. “Estudos comprovam que, com o uso de coberturas vivas é possível melhorar em 30% as condições térmicas, sem recorrer a sistemas de climatização”, exemplifica.

Agricultura Urbana
Outra alteração indicada por Galdino é por meio da emenda que altera o inciso XVIII do artigo 46, que estabelece incentivos à agricultura urbana (032.00015.2015). O texto original orienta a prática como racionalizadora do território, para preservar a paisagem tradicional e para produção de alimentos. Na proposta, o vereador sugere incluir a cobertura das edificações como espaço indicado para práticas de agricultura no ambiente urbano. Para ele, a ideia “agrega e complementa” a dos telhados verdes.

Trâmite
Após receber parecer favorável dos colegiados de Legislação, Saúde, Educação e Meio Ambiente, o projeto do Plano Diretor está sob análise da Comissão de Acessibilidade. Na sequência, passará ainda pelo crivo de Urbanismo, Obras Públicas e Tecnologias da Informação, último colegiado a estudar a proposta antes da votação em plenário. Ao todo, já foram protocoladas dez emendas, de diversos parlamentares, ao texto apresentado pelo prefeito Gustavo Fruet.

Antes da votação do projeto e das emendas, o colegiado de Urbanismo realizará mais uma audiência pública para apresentar à sociedade um balanço de tudo o que foi discutido. Durante o trâmite do projeto, a Câmara Municipal realizou quatro oficinas temáticas para debater a proposta e colher sugestões da população e entidades de classe (saiba mais). Ainda é possível participar, envie seu e-mail para planodiretor@cmc.pr.gov.br ou acesse o hotsite.


 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.