back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 25 de novembro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 03/08/2015 - 14:00:35

Curitiba terá bem público com nome de Nelson Mandela

  • Nelson Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul. Ele combateu um regime de segregação racial denominado "apartheid". (Foto: Divulgação/Nelson Mandela Foundation)
  • Aprovado com unanimidade, o projeto foi assinado pelos 38 vereadores. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • "Nelson Mandela é um exemplo mundial de luta pela democracia e combate às desigualdades", disse o primeiro-secretário, Pedro Paulo. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Mestre Pop alertou que a sociedade ainda não é igualitária. "Se fosse, não haveria necessidade de cotas [para negros, no ensino superior]". (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Professora Josete: "No debate do PME [Plano Municipal de Educação], por exemplo, o debate das emendas nos mostrou que ainda há ódio e intolerância na sociedade". (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • "Depois de 27 anos preso por uma causa, ele deu a volta por cima e virou presidente. Acabou com um dos regimes mais repugnantes da história", declarou Paulo Salamuni.
A Câmara Municipal aprovou, nesta segunda-feira (3), o projeto de lei assinado pelos 38 vereadores que denominará um bem público de Curitiba de Nelson Mandela, falecido em dezembro de 2013, aos 95 anos. No debate da matéria (009.00005.2015), aprovada em primeiro turno com unanimidade, os parlamentares destacaram a luta do ex-presidente sul-africano pelo fim do apartheid, regime de segregação racial adotado até 1994.

A militância de Mandela começou quando ele era estudante de direito. Em 1942, entrou para o partido Congresso Nacional Africano (CNA). Foi preso em 1962, acusado de viajar ilegalmente ao exterior e incitar greves, e recebeu a sentença de cinco anos. Em 1964, foi condenado à perpétua por sabotagem.

Nelson Mandela foi solto em 1990, após intensa pressão internacional, e continuou a luta contra o apartheid, em que as leis eram ditadas pela minoria branca. Assumiu a presidência do CNA, um ano depois, e em 1993 recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Foi eleito o primeiro presidente negro da África do Sul, em 1994. No cargo até 1999, comandou a transição do regime.

"Ele é um exemplo mundial de luta pela democracia e combate às desigualdades", destacou o primeiro-secretário, Pedro Paulo (PT). O vereador registrou as comemorações, em 18 de julho, do Dia Internacional Nelson Mandela (Mandela Day), instituído pela ONU em 2009 em homenagem à data de nascimento do líder sul-africano.

"Depois de um bom tempo na prisão ele saiu de cabeça erguida. O Mandela acreditava na unificação dos povos", declarou Mestre Pop (PSC). O parlamentar lamentou que ainda exista a falta de políticas igualitárias no Brasil: "Se houvesse, não haveria necessidade de cotas [para negros, no ensino superior]". Pare ele, a educação nas escolas particulares é superior à da rede pública, principalmente se comparadas aos estabelecimentos das periferias. "Temos que usar o exemplo de Mandela e trabalhar por uma educação igualitária e uma sociedade melhor", finalizou.

A Professora Josete (PT) citou uma frase de Nelson Mandela: "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". "Ele deixou uma marca no sentido de ser um exemplo contra o preconceito. Mas na votação do PME [Plano Municipal de Educação, em junho passado], por exemplo, o debate das emendas nos mostrou que ainda há ódio e intolerância na sociedade", ponderou a vereadora.

"Ele perseguiu [na presidência da África do Sul] quem o perseguiu? Não. Ele dizia: Não vamos repetir o que fizeram conosco", completou o líder do prefeito na Casa, Paulo Salamuni (PV). Também participaram do debate os vereadores Carla Pimentel (PSC), Chicarelli (PSDC) e Valdemir Soares (PRB).


 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.

mp3Temp/aud25130Debate-Nelson_Mandela.mp3 Debate Nelson Mandela

Arquivos para download:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.