back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 22 de novembro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 13/08/2015 - 14:21:14

Plano Diretor pode ter estímulo a edificações de uso misto

  • Construções de uso misto podem vir a ser incentivadas no Plano Diretor de Curitiba. (Arte: Gabinete Jonny Stica)
  • A proposta consta em emenda de Jonny Stica (PT) ao projeto de lei de revisão do Plano Diretor, que tramita na Câmara Municipal. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Edificações que tenham espaço para moradia e uso comercial simultâneo podem ter sua construção incentivada. A proposta consta em emenda (032.00026.2015) de Jonny Stica (PT) ao projeto de lei de revisão do Plano Diretor, que tramita na Câmara Municipal. A matéria (005.00047.2015), que atualiza o planejamento de Curitiba para a próxima década, deve ser votada até o mês de outubro – juntamente às outras 21 emendas apresentadas pelos vereadores até o momento.

De acordo com Stica, o objetivo é estimular construções de uso misto e que, assim, mais comércios e serviços sejam prestados perto de onde as pessoas moram e os deslocamentos sejam reduzidos. O uso não exclusivo, defende o vereador, amorteceria o impacto na demanda por transporte público e no trânsito como um todo, “resultando em mais qualidade de vida à população”.

A emenda pretende adicionar artigo à seção que trata do parcelamento, uso e ocupação do solo (artigos 22 a 26). Ela estabelece que a edificação de uso misto terá acréscimo gratuito de um pavimento ao total permitido, ainda que ultrapasse o máximo previsto pelo zoneamento local.

No entanto, para que o benefício seja concedido, o espaço de uso não residencial deverá ter acesso direto e abertura independente para a rua, no nível de circulação dos pedestres. Além disso, no mínimo metade da área do pavimento térreo e da fachada teriam que ser utilizados para fins comerciais.

Outra vantagem é que tanto a área comercial quanto a de passagem de pedestres não seriam consideradas para fins de cobrança de IPTU. O acréscimo de pavimento ainda poderia ser acumulado à compra de potencial construtivo, “além de outros previstos pelo zoneamento local”. Os benefícios seriam concedidos para imóveis construídos nos eixos de transporte/estruturação viária, Zonas de Interesse Social (ZEIS), eixos de adensamento, eixos estruturantes, áreas de ocupação mista, zonas residenciais 3 e 4, e nas centralidades.


 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.