back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 25 de junho de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 16/03/2016 - 22:15:12

Médico João Vicente Vitola recebe título de Vulto Emérito de Curitiba

  • Na noite desta quarta-feira, a Câmara Municipal de Curitiba concedeu o título de Vulto Emérito ao médico cardiologista João Vicente Vitola. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • A solenidade contou com a presença do prefeito Gustavo Fruet e dos ex-governadores Jaime Lerner e Orlano Pessuti. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • “São pessoas como essa que precisamos homenagear para que possamos construir um novo país, pessoas que trazem soluções”, disse Bruno Pessuti, propositor da honraria. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • João Vicente Vitola agradeceu a homenagem e enfatizou a necessidade de se trabalhar em campanhas de prevenção de doenças cardiovasculares. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Parentes, colegas de profissão e amigos prestaram homenagem ao médico. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Na noite desta quarta-feira (16), a Câmara Municipal de Curitiba concedeu o título de Vulto Emérito ao médico cardiologista João Vicente Vitola. A honraria, proposta pelo vereador Bruno Pessuti (PSC), foi instituída pela lei 14.719, aprovada em 2015. A solenidade contou com a presença do prefeito Gustavo Fruet e dos ex-governadores Jaime Lerner e Orlano Pessuti.
 
“Um dia como hoje, quando também comemoramos o aniversário de Vitola, ele se torna um cidadão ainda mais especial, porque o reconhecemos como vulto emérito da capital. Que as instituições sejam mais corretas, e que se inspirem na imagem dele. São pessoas como essa que precisamos homenagear para que possamos construir um novo país, pessoas que trazem soluções. Ele tinha dentro de si uma faísca que o instigava para buscar inovações para cuidar da vida das pessoas”, declarou Bruno Pessuti.
 
O parlamentar lembrou ainda que Vitola se graduou na Universidade Federal do Paraná em 1991 e fez doutorado em cardiologia pela Universidade de São Paulo. “João me inspira a fazer um trabalho cada vez melhor aqui na Câmara. Com esta homenagem acreditamos que a cidade tem a possibilidade de melhorar no futuro. São pessoas como ele que fazem com que o Brasil prospere.” O homenageado atua como pesquisador, é consultor da Agência Internacional de Energia Atômica e diretor-geral da Quanta Diagnóstico e Terapia, que tem parceria com a Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A num programa para empresas inovadoras chamado Tecnoparque.
 
“Estou há muito tempo aqui na Câmara e acho que foi uma das homenagens mais justas. Só as presenças do prefeito e ex-governadores já traduzem a importância do momento, muito especial para a cidade”, garantiu Felipe Braga Côrtes (PSDB), que conduziu a solenidade.

Em seu discurso, o cardiologista lembrou o significado da honraria que recebeu. “O título de Vulto Emérito foi criado em 1963, e concedido para os nascidos aqui em Curitiba que de alguma forma contribuíram para o crescimento da cidade. Eu espero que tenha contribuído para isso, ou pelo menos ajudado a prolongar algumas vidas por aqui.” Para ele, foi a capital que contribuiu para seu meu desenvolvimento pessoal e profissional. “Então, da mesma forma retribuo e faço aqui a minha homenagem à cidade.”
 
O médico contou sobre projetos que estão sendo desenvolvidos em parceria com o município. “Estamos tentando em conjunto que Curitiba seja uma sede permanente dos congressos brasileiros de cardiologia”. Para ele, a parceria da sociedade científica com a cidade é “essencial e simbiótica, porque há benefícios bilaterais”. Enfatizou ainda a necessidade de campanhas de conscientização sobre doenças cardiovasculares – segundo ele, principal causa de mortes no país – e controlar os fatores de risco por meio de um estilo de vida mais saudável. “As ações de prevenção, além de prolongar vidas, servem para economizar recursos a médio e longo prazo de uma forma mais inteligente. Acaba-se investindo muito dinheiro para muitas vezes prolongar muito pouco a vida do paciente.”
 
Por fim, fez um apelo aos jovens, profissionais e estudantes, para que aprofundem os conhecimentos e se dediquem com foco e persistência. “Não acreditem que crises políticas e econômicas atuais em nosso país possam impedir vocês de realizarem sonhos e de progredir. O Brasil é cheio de oportunidades fantásticas. O nosso futuro somos nós mesmos que construímos.”
  À solenidade também esteve presente Armando Moreira Filho, representando a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A, Gina Paladino, além de diversos médicos da capital, familiares e amigos.


Texto:   Michelle Stival da Rocha
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.