back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 24 de novembro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 07/12/2016 - 22:17:03

Prêmio Pablo Neruda de Direitos
Humanos é entregue na Câmara

  • Câmara entregou nesta noite prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos. (Foto: Andressa Katriny/CMC)
  • Carla Pimentel fez a saudação oficial aos convidados. (Foto: Andressa Katriny/CMC)
  • A leitura dos currículos dos homenageados foi proferida pelo vereador Tito Zeglin. (Foto: Andressa Katriny/CMC)
  • A solenidade foi conduzida pelo vereador Pedro Paulo. (Foto: Andressa Katriny/CMC)
  • Darci Frigo agradeceu a honraria em nome de todos os homenageados. (Foto: Andressa Katriny/CMC)
  • Amigos e familiares prestigiaram a solenidade na Câmara Municipal. (Foto: Andressa Katriny/CMC)
Em sessão solene na noite desta quarta-feira (7), a Câmara de Curitiba oficializou a entrega do prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos. Instituída pela lei municipal 11.258/2004, a honraria é concedida a cada dois anos a pessoas ou entidades não governamentais que tenham se destacado pelo trabalho em prol da liberdade ideológica, de credo religioso, de opinião, pela democracia e pela justiça social.

Na solenidade, a vereadora Carla Pimentel (PSC), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, defendeu a convergência de esforços para que todas as pessoas sejam vistas “com amor”. “Nos unirmos com pessoas diferentes, mas que fazem parte de uma mesma cidade, da proteção de uma mesma comunidade. Em que o respeito é a tônica máxima”, disse.

Em nome dos homenageados, Darci Frigo agradeceu a honraria recebida e lembrou que no dia 10 de dezembro é comemorado o Dia dos Direitos Humanos e que a Declaração Universal dos Direitos Humanos está prestes a completar 70 anos da sua publicação pela ONU. “O nazifascismo poderia ter colocado em risco o mundo. Esse pacto foi necessário porque a humanidade chegou ao ponto de quase se autodestruir”, lembrou. Ele também destacou as ações necessárias para proteção dos próprios defensores. “Temos que defender o combate à corrupção e às medidas que afetam os mais pobres e mais fracos. Mas somos vítimas da mídia, que tem dito que o defensor de direitos humanos é defensor de bandido. São os principais inimigos, pois semeiam o ódio contra as pessoas”, reclamou.

No encerramento da sessão, o primeiro secretário da Câmara, vereador Pedro Paulo (PDT), reverenciou o poeta chileno Pablo Neruda, “defensor da democracia”, que morreu durante o período da ditadura militar no Chile de Augusto Pinochet. “Que assim como o poeta falava em mantermos os olhos cheios de amor, que vocês continuem olhando as pessoas procurando garantir seus direitos e que qualquer violação deles seja motivo para indignação de todos. Esse ano, em especial, nesse contexto conturbado de crise, de intolerância, agradecemos o trabalho de cada um”, disse.

Além de amigos e familiares, também estiveram presentes na sessão o presidente do Instituto de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Luiz Vanderlei Rodrigues, do superintendente do Núcleo de Pesquisa em Segurança Pública e Privada, Wilson Lucci e do vice-presidente da Câmara Municipal de Colombo, Gil Gera.

Abaixo seguem os homenageados e os vereadores proponentes da homenagem.

Padre Agler Cherizier, por Aldemir Manfron (PP). Padre, nascido no Haiti, veio para o Brasil em 2014. Como coordenador da Pastoral do Migrante da Arquidiocese de Curitiba, tem sua atuação voltada para o atendimento de imigrantes, especialmente refugiados que se veem obrigados a deixar seu país por causa de desastres naturais, guerras, perseguições políticas ou religiosas.

Irmão Alairton Castro de Lara, por Mauro Ignácio (PSB). Formado em teologia, filosofia e psicologia básica, desenvolve trabalhos sociais e religiosos na busca pela Justiça Social. Responsável pelo Recanto Franciscano localizado em Santa Felicidade desde 2010, acolhe imigrantes de todas as origens, oferecendo orientações sobre a língua portuguesa, bem como auxílio para obtenção de documentação e emprego.

Assintec – Associação Inter-religiosa de Educação, por Tito Zeglin (PDT). Entidade civil de objetivo educacional, atua em parceria com o poder público na efetivação do ensino religioso nas escolas do Paraná e no apoio pedagógico aos professores. Com a participação de representantes de diferentes religiões e frentes filosóficas, promove o diálogo inter-religioso através de eventos e encontros de caráter cultural.

Carlos Alberto Rodrigues Alves, por Jorge Bernardi (Rede). Pastor, juiz de paz, teólogo, professor universitário, é autor de diversos livros, entre eles ''A vida é o dia de hoje''. Foi superintendente da Delegacia Regional do MEC e atualmente desenvolve atividades no Conselho Estadual de Educação do Paraná. Dedica sua vida aos direitos humanos e religiosos.

Centro de Integração Digital São Luis Orione, por Dona Lourdes (PSB). Organização não governamental sem fins lucrativos fundada em 2006. Atua promovendo ações sociais, culturais, esportivas e educacionais para crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade, possibilitando o seu desenvolvimento e melhor convivência na sociedade.

Darci Frigo, por Pedro Paulo (PDT). Advogado, é integrante da Coordenação Nacional do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos. Representa a Organização de Direitos Humanos - Terra de Direitos, em diversas redes e articulações da sociedade civil, na Coordenação da Plataforma Dhesca Brasil e no Fórum Brasil de Direitos Humanos.

Edna Vasconcelos Zilli, por Carla Pimentel (PSC). Advogada, especialista em Direito Ambiental e Direito do Terceiro Setor. É membro fundador da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/PR e integrante da Associação Nacional dos Juristas Evangélicos. Desenvolve atividades no sentido de promover a defesa do direito à liberdade de consciência, de crença e de culto.

Moisés Silva Wachanski, por Chicarelli (PSDC). Formado em Serviço Social, possui pós-graduação em Saúde Mental e especialização em Reabilitação de Dependentes Químicos. Atualmente trabalha como professor, pesquisador, assistente social e coordenador de projetos. Como voluntário desenvolve atividades em reuniões de grupos de autoajuda do AA-Alcoólicos Anônimos.

Rawlinson Rangel Porto Pereira, por Noemia Rocha (PMDB). Pastor batista há 21 anos, graduado em Teologia e Administração Pública, atua como diretor da Organização Vida & Sociedade. Palestrante e escritor, promove cursos e seminários sobre Cosmovisão Cristã e Política, objetivando a promoção dos valores familiares e em defesa do direito à liberdade religiosa.

Ricardo Vilarinho da Costa, por Felipe Braga Côrtes (PSD). Operador de sistema, com conhecimento em montagem e manutenção de computadores, atua como voluntário na Universidade Livre para Eficiência Humana. Atuante na busca da justiça social para os deficientes físicos, foi integrante do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Conselho Estadual de Assistência Social do Paraná.

Terezinha Resende Carula, por Julieta Reis (DEM). Promotora de Justiça, atua na área de defesa dos direitos do idoso e da pessoa com deficiência junto ao Ministério Público do Estado do Paraná. Como palestrante, participa de fóruns, seminários e encontros, abordando temas como acessibilidade, direitos humanos e de proteção da pessoa idosa.

Verônica Del Gragnano Stasiak Bednarczuk de Oliveira, por Jonny Stica (PDT). Especialista em Psicologia Clínica, é fundadora e atual presidente do Instituto Unidos pela Vida. Ministra palestras e coordena projetos de apoio e divulgação sobre a doença genética Fibrose Cística. Desenvolve ações de conscientização na busca de diagnóstico precoce, tratamentos adequados e melhora na qualidade de vida dos portadores da doença.

Todas as fotos da sessão solene estão disponíveis no Flickr da Câmara Municipal.


Texto:   Claudia Krüger
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.