back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 22 de setembro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 01/01/2017 - 15:44:03

Após juramento ao povo, vereadores
tomam posse em Curitiba

  • Vereadores tomam posse na cerimônia de início da 17ª legislatura da Câmara de Curitiba. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Serginho do Posto presidiu a sessão de instalação da 17ª legislatura. (Foto: Andressa Katriny/CMC)
  • Fabiane Rosa, do PSDC, foi a secretária das sessões solenes de hoje. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • O Palácio Rio Branco estava lotado para a posse dos vereadores da 17ª legislatura. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Grupo fez protesto silencioso e rápido na posse dos vereadores. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Foram empossados neste domingo, dia 1º de janeiro, os 38 vereadores que comporão a 17ª legislatura Câmara Municipal de Curitiba. A sessão solene começou às 14h25, no Palácio Rio Branco, foi presidida pelo vereador mais votado, Serginho do Posto (PSDB), e secretariada por Fabiane Rosa (PSDC). Diferente de outras cidades, cuja eleição para a Mesa Diretora é realizada no dia da posse, em Curitiba a decisão ocorrerá amanhã.

> Veja mais fotos no Flickr da Câmara de Curitiba

Os vereadores, que já entregaram a documentação obrigatória na sessão preparatória, prestaram o juramento oficial e assinaram o termo de posse. “Prometo cumprir a Constituição da República Federativa do Brasil, a Constituição do Estado do Paraná, a Lei Orgânica do Município de Curitiba e as demais leis; desempenhar com lealdade o mandato que me foi outorgado e promover o bem geral do povo de Curitiba, exercendo com patriotismo as funções de vereadores”, comprometeram-se.

“Há uma expectativa muito grande do eleitor em relação ao eleito: que este cumpra exatamente o que se comprometeu durante a campanha e, admitamos, é o mínimo que podemos fazer em respeito à confiança que nos foi antecipada”, disse Tito Zeglin (PDT), que, em nome dos eleitos para o mandato 2017-2020, fez o discurso de posse. “Atravessamos um momento importante e histórico na cidade”, disse o parlamentar, para quem “a população não aceita de jeito nenhum a acomodação do político”.

“No Brasil há uma grande descrença com relação à classe política. Esta infeliz verdade, esta desconfiança em torno dos políticos, causada pela sensação de que todos são corruptos, nos revela mais uma missão, isto é: de fazer a diferença, a começar por uma atuação independente e honesta no exercício do cargo público”, continuou Zeglin. 

O vereador, explicou ele, citando cartilha elaborada pela Arquidiocese de Curitiba, tem que estar perto do povo e conhecer as suas necessidades. “Também elaborar leis que atendam aos interesses dessas comunidades, assim como fiscalizar as ações do prefeito e dos gestores, as licitações e serviços. O vereador deve ser ativo na Câmara, favorecendo o debate, denunciando uso indevido de recursos, e lutando pela transparência e democratização da Prefeitura e da Câmara”.

Zeglin abriu seu discurso citando o cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, que faleceu no último dia 14 de dezembro: “a transformação do mundo começa na hora em que cada cristão assumir responsavelmente o seu papel social, para a construção do bem comum”. Ele, que foi reeleito para seu 8º mandato, destacou as mudanças positivas vivenciadas pela Câmara de Curitiba na legislatura anterior.

Para a 17ª Legislatura tomaram posse 15 novos vereadores: Zezinho Sabará (PDT), Osias Moraes (PRB), Fabiane Rosa (PSDC), Goura (PDT), Professor Euler (PSD), Thiago Ferro (PSDB), Marcos Vieira (PDT), Doutor Wolmir (PSC), Maria Manfron (PP), Katia dos Animais de Rua (SD), Mauro Bobato (PTN), Professor Silberto (PMDB), Oscalino do Povo (PTN), Doutora Maria Leticia Fagundes (PV) e Ezequias Barros (PRP).

Já integrantes do Legislativo de Curitiba e reeleitos em 2016, foram empossados: Beto Moraes e Serginho do Posto, ambos do PSDB, Jairo Marcelino (PSD), Pier Petruzziello (PTB), Mauro Ignácio (PSB), Felipe Braga Côrtes (PSD), Helio Wirbiski (PPS), Tito Zeglin (PDT), Dona Lourdes (PSB), Mestre Pop (PSC), Julieta Reis (DEM), Toninho da Farmácia (PDT), Colpani (PSB), Sabino Picolo (DEM), Cristiano Santos (PV), Tico Kuzma (Pros), Paulo Rink (PR), Geovane Fernandes (PTB), Professora Josete (PT), Cacá Pereira (PSDC), Noemia Rocha (PMDB), Bruno Pessuti (PSD) e Rogério Campos (PSC).

Autoridades
Compareceram à posse dos vereadores o ex-presidente da Câmara, Ailton Araújo (PSC); o ex-governador Orlando Pessuti, o comandante da 5ª Região Militar, general Carlos Alberto Mansur; a procuradora Maria Joseane Fronczak da Cunha (representando a Procuradoria Geral do Estado); o coronel Nelson Argentino Soares Junior (representando a Polícia Militar do Paraná); o tenente-coronel Gabriel Mocellin  (representando o Corpo de Bombeiros); o presidente da Associação dos Procuradores do Município, Miguel Adolfo Kalabaide; e o deputado estadual Gilson de Souza.

Manifestação

Algumas pessoas que acompanharam a posse dos vereadores das galerias do Palácio Rio Branco
 fizeram uma manifestação silenciosa. Ergueram pequenos cartazes, por poucos minutos, redigidos em folhas verdes, dizendo que a fiscalização dos atos públicos começaria já no primeiro dia da nova legislatura, por exemplo. 



Texto:   José Lazaro Jr.
Revisão:   Marcio Alves da Silva
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.