back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 22 de setembro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 06/02/2017 - 16:18:55

Câmara aprova três frentes
parlamentares; uma é retirada

  • Câmara de Curitiba aprovou a criação de três frentes parlamentares. Uma delas foi retirada pelo autor. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Na sessão plenária desta segunda-feira (6), a Câmara Municipal acatou a instalação de três frentes parlamentares. A primeira delas é a Frente Parlamentar Contra as Drogas e foi proposta pelo vereador Ezequias Barros (PRP), com a assinatura de outros 14 vereadores (409.00005.2017). De acordo com o documento, o colegiado deve trabalhar na elaboração de políticas públicas voltadas ao combate  da drogadição, além do debate e da promoção de campanhas educativas sobre o tema.

Além de Ezequias Barros na presidência e Cristiano Santos (PV) como vice, integram o grupo Cacá Pereira (PSDC), Dr. Wolmir Aguiar (PSC), Geovane Fernandes (PTB), Helio Wirbiski (PPS), Katia Dittrich (SD), Marcos Vieira (PDT),  Maria Leticia Fagundes (PV), Mauro Bobato e Oscalino do Povo, ambos do PTN, Osias Moraes (PRB), Pier Petruzziello (PTB) e Thiago Ferro (PSDB).

Acatada pelo plenário também a Frente Parlamentar da Proteção e Defesa Animal, tendo Fabiane Rosa (PSDC) como presidente e Katia Dittrich (SD) como vice-presidente (409.00006.2017). A comissão atuará com reuniões deliberativas, audiências públicas, seminários e palestras para discutir a proposição de leis sobre o tema e a fiscalização das políticas públicas atinentes aos animais.

Farão parte da Frente os vereadores Beto Moraes (PSDB), Bruno Pessuti (PSD), Cacá Pereira, Geovane Fernandes, Pier Petruzzielo, Goura (PDT), Helio Wirbiski, Jairo Marcelino (PSD), Maria Leticia, Osias Moraes, Professor Euler (PSD) e Tico Kuzma (Pros).

Já a Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos de Pessoas Vítimas de Violência (409.00014.2017) terá como presidente Maria Leticia, e a vice Katia Dittrich. A ideia, diz a justificativa da proposta, é fomentar o debate e tratar de ações que visem a proteção de vítimas de acidente de trânsito e de violência, em especial os idosos, as mulheres, as crianças e os adolescentes.

Integram o colegiado Dona Lourdes (PSB), Ezequias Barros, Fabiane Rosa, Geovane Fernandes, Goura, Helio Wirbiski, Julieta Reis (DEM), Maria Manfron (PP), Mauro Bobato, Noemia Rocha (PMDB), Oscalino do Povo (PTN), Osias Moraes, Serginho do Posto (PSDB), Professor Silberto (PMDB), Professora Josete (PT) e Rogerio Campos (PSC).

Retirada
Por não estar de acordo com o ato da Mesa Diretora 3/2013, que regulamenta a criação das frentes parlamentares, o vereador Dr. Wolmir Aguiar retirou seu requerimento (409.00004.2017) para a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família. Segundo ele, a proposição será reapresentada.

As frentes parlamentares precisam ter ao menos dez integrantes, não podem acarretar custos adicionais para a Casa (como o fornecimento de diárias), mas têm direito a solicitar o espaço físico do Legislativo para suas atividades (“desde que não interfira no trabalho das sessões plenárias e reuniões de comissões”, diz o regulamento).


Texto:   Claudia Krüger
Revisão:   Michelle Stival da Rocha
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.