back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 28 de julho de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 06/02/2017 - 18:12:18

Homologadas, comissões
permanentes serão instaladas

  • A Câmara possui dez comissões permanentes. Indicados pelos líderes, os integrantes foram homologados pelo presidente. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Os nomes foram lidos em plenário. Com a homologação, os membros são automaticamente empossados. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • “Até quarta-feira poderíamos ter todas funcionando”, completou o líder do prefeito. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Serginho do Posto: “Seria muito importante instalar todas as comissões nesta semana”. (Foto: Chico Camargo/CMC)
As dez comissões permanentes da Câmara Municipal de Curitiba já estão com seus integrantes definidos para 2017. Indicados pelos líderes, os nomes foram homologados, nesta segunda-feira (6), pelo presidente da Casa, Serginho do Posto (PSDB), e lidos em plenário. As reuniões para a instalação dos colegiados e a eleição de seus presidentes já começaram a ser convocadas. A de Urbanismo, Obras Públicas e TI, por exemplo, será às 14h30 desta quarta-feira (8).

Serginho do Posto disse que “seria muito importante instalar todas as comissões nesta semana”. “As comissões que têm consenso [entre os membros] sobre a presidência, por favor convoquem as reuniões para iniciarem os trabalhos. Até quarta-feira poderíamos ter todas funcionando”, completou o líder do prefeito, Pier Petruzziello (PTB).

A não ser que tramite em regime de urgência, um projeto de lei primeiramente recebe uma instrução técnica da Procuradoria Jurídica (Projuris) da Casa. Depois disso ele segue à Comissão de Legislação, Justiça e Redação e, se acatado, para os demais colegiados pertinentes. Só depois desse trâmite é que as matérias podem ser votadas em plenário, em dois turnos, para virar lei municipal.

Nesta semana, por exemplo, não há projetos na ordem do dia – apenas requerimentos sujeitos à deliberação dos parlamentares. Dos dez colegiados, os de Legislação, Justiça e Redação e de Economia, Finanças e Fiscalização têm nove integrantes. Os demais possuem cinco membros. Todos os vereadores precisam fazer parte de pelo menos uma comissão, com a exceção do presidente e do primeiro-secretário – neste biênio, Bruno Pessuti (PSD).

Integrantes
A Comissão de Legislação, a única que pode arquivar os projetos de lei, reunirá: Colpani (PSB), Cristiano Santos (PV), Dr. Wolmir (PSC), Felipe Braga Côrtes (PSD), Julieta Reis (DEM), Katia Dittrich (SD), Mauro Bobato (PTN), Noemia Rocha (PMDB) e Osias Moraes (PRB).

Em Economia estão os vereadores Bruno Pessuti, Dr. Wolmir, Ezequias Barros (PRP), Mauro Bobato, Mauro Ignácio (PSB), Paulo Rink (PR), Professora Josete (PT), Sabino Picolo (DEM) e Thiago Ferro (PSDB). Em Urbanismo, Bobato, Pessuti, Braga Côrtes, Goura (PDT) e Helio Wirbiski (PPS).

A Comissão de Serviço Público será constituída, em 2017, por Josete, Rink, Cacá Pereira (PSDC), Oscalino do Povo (PTN) e Tico Kuzma (Pros). A de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte, por Osias Moraes, Oscalino do Povo, Noemia Rocha, Maria Leticia Fagundes (PV) e Toninho da Farmácia (PDT).

Do colegiado de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública, farão parte: Ezequias Barros, Goura, Maria Leticia Fagundes, Beto Moraes (PSDB) e Rogério Campos (PSC). Em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável estarão: Cristiano Santos, Goura, Katia Dittrich, Fabiane Rosa (PSDC) e Geovane Fernandes (PTB).

A Comissão de Educação, Cultura e Turismo foi homologada com os nomes de Geovane Fernandes, Marcos Vieira (PDT), Mestre Pop (PSC), Professor Euler (PSD) e Professor Silberto (PMDB). A de Acessibilidade, com Goura, Julieta Reis, Dona Lourdes (PSB), Maria Manfron (PP) e Pier Petruzziello (PTB). O colegiado de Participação Legislativa, por fim, terá Dr. Wolmir, Marcos Vieira, Jairo Marcelino (PSD), Tito Zeglin (PDT) e Zezinho Sabará (PDT).

Confira abaixo as datas de instalação das comissões e de escolha dos respectivos presidentes:

Terça-feira (7)
8h30 – Instalação da Comissão de Educação (Sala 2 da comissões)
Após a sessão plenária – Instalação da Comissão de Acessibilidade (Sala dos vereadores)
14h – Instalação da Comissão de Serviço Público (Subsolo do Palácio Rio Branco)
14h30 – Instalação da Comissão de Saúde (Subsolo do Palácio Rio Branco)
15h – Instalação da Comissão de Legislação (Subsolo do Palácio Rio Branco)

Quarta-feira (8)
8h15 – Instalação da Comissão de Economia (Sala 2 das comissões)
8h30 – Instalação da Comissão de Meio Ambiente (Subsolo do Palácio Rio Branco)
Após a sessão plenária – Instalação da Comissão de Direitos Humanos (Sala dos vereadores)
14h30 – Instalação da Comissão de Urbanismo (Subsolo do Palácio Rio Branco)


Texto:   Fernanda Foggiato
Revisão:   Michelle Stival da Rocha
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.