back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 21 de novembro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 07/06/2017 - 16:27:20

Notas da sessão plenária
de 7 de junho

  • “Dar dignidade é dar direito da pessoa morar com segurança”, disse Toninho da Farmácia sobre alagamentos nessa terça-feira, em especial na Vila Verde. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Helio Wirbiski pediu que o líder do prefeito traga a plenário o projeto de sua iniciativa que simplifica a emissão do alvará de funcionamento. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Pier Petruzziello comunicou que o prefeito Rafael Greca estará ausente do país em viagem particular a Buenos Aires, Argentina. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Thiago Ferro registrou repasses do governo estadual à saúde pública de Curitiba, como a inauguração de heliponto no Hospital Cajuru. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Cacá Pereira (PSDC) alfinetou que existem débitos com fornecedores, mas que “não houve repasses do governo estadual [ao SUS municipal] por muito tempo”. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Alagamentos I
“Dar dignidade é dar direito da pessoa morar com segurança. Infelizmente ontem tivemos várias casas alagadas, em lugares que há algum tempo não tinham alagamentos”, disse Toninho da Farmácia (PDT) sobre as chuvas dessa terça-feira (6) na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), em especial na região da Vila Verde. Ele disse ter falado com o secretário municipal de Obras e vice-prefeito, Eduardo Pimentel, “que se comprometeu a resolver”, para que seja refeita uma barreira de contenção. O vereador também pediu que a Fundação de Ação Social (FAS) atenda as famílias atingidas pelas enchentes. (Foto 1)

Alagamentos II
Os alagamentos também foram comentados em plenário por Helio Wirbiski (PPS). O vereador fez um apelo para que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e a Defesa Civil deem mais atenção à limpeza dos canais extravasores de Curitiba. “Claro que o nível de chuva foi muito grande. Precisamos agilizar realmente, e isso significa salvar vidas”, defendeu.
 
Alvará fácil
Helio Wirbiski (PPS) pediu que venha a plenário o projeto de lei de sua iniciativa que pretende instituir em Curitiba o “alvará fácil”, para o início das atividades de pequenas e microempresas de até 400 m², independentemente de vistoria prévia (005.00029.2017, com substitutivo 031.00022.2017). A matéria já concluiu o trâmite nas comissões permanentes. “Temos tido muita dificuldade no setor de Urbanismo [da Prefeitura de Curitiba]. Um Conselho Municipal, talvez um pouco inexperiente, tomou posse há pouco tempo e todos os alvarás passam por ele. Pela burocracia, os alvarás têm levado pelo menos 60 dias”, afirmou. (Foto 2)

Saída de Baracho
Noemia Rocha (PMDB) lamentou o anúncio sobre a saída de José Carlos Baracho do cargo de secretário municipal da Saúde. A vaga será ocupada interinamente pela superintendente de Gestão em Saúde, Márcia Cecília Huçulak. A troca de comando da pasta está publicada no Diário Oficial do Município de 6 de junho. Baracho teria pedido licença do cargo para realizar um tratamento de saúde.

Buenos Aires
Pier Petruzziello (PTB) comunicou que o prefeito Rafael Greca estará ausente do país entre hoje (7) e domingo (11), em viagem particular a Buenos Aires, Argentina. O líder do governo convidou vereadores para a posse do vice-prefeito Eduardo Pimentel como chefe interino do Executivo nesta quarta-feira, às 16h, no Palácio 29 de Março. Segundo o presidente da Câmara de Curitiba, Serginho do Posto (PSDB), o comunicado oficial foi enviado ao Legislativo nesta terça-feira (6) e diz que a viagem não tem ônus para o município. (Foto 3)

Polo das Malhas

O plenário acatou indicação de sugestão ao Executivo, de iniciativa do vereador Beto Moraes (PSDB), que propõe a criação do Polo das Malhas ou Rua das Malharias, no bairro Boqueirão (201.00314.2017). “A rua Bley Zorning, no Boqueirão, já é conhecida informalmente como Rua das Malharias. A região em seu entorno compõe o principal centro têxtil da capital, vocação reconhecida pela população”, justifica. Para ele, a prefeitura poderia conceder incentivos fiscais para o desenvolvimento da atividade no local e efetuar intervenções para a melhoria da infraestrutura, como nas calçadas.

Nomeação do Papa
Geovane Fernandes (PTB) comunicou aos vereadores que o Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira (7), dois novos bispos auxiliares para a Arquidiocese de Curitiba. Segundo o vereador, serão padre Francisco Cota de Oliveira, da diocese de Divinópolis (MG), e padre Amilton Manoel da Silva, da Arquidiocese de São Paulo (SP).

Saúde pública I
Thiago Ferro (PSDB) destacou a inauguração pelo governador Beto Richa, nessa terça-feira (6), de um heliponto no Hospital Universitário Cajuru. “Além de agilizar a transferência de pacientes de urgência e emergência, poderá ser utilizado para a transferência de órgãos [para transplantes].” O vereador completou que o governo estadual já doou uma UTI móvel ao hospital, além dos repasses anuais. “O Cajuru atende mensalmente 4,6 mil pacientes no pronto-socorro e faz 6,7 mil atendimentos ambulatoriais. Toda a cidade de Curitiba tem sido contemplada por recursos do Governo do Estado”, continuou. Sobre investimentos do Palácio Iguaçu na saúde pública da capital, Ferro citou repasses para a construção do Anexo da Mulher, do Hospital do Trabalhador. (Foto 4)

Saúde pública II
O vereador também defendeu que a cidade possui débitos com fornecedores. “Laboratórios não participarem da venda [licitação] de remédios básicos que estão faltando diz com clareza que há dívida”, afirmou, em relação a um dos projetos do chamado Plano de Recuperação, que teve o regime de urgência aprovado nessa terça-feira (6) e virá a plenário no próximo dia 13 (leia mais). “Dos cinco maiores PIBs da federação, três estão em calamidade financeira, enquanto o Paraná se tornou o estado que mais cresceu no país. Digo aos servidores municipais que enquanto estados não têm pago salários, no Paraná tivemos aumento de 10% aos servidores públicos”, sustentou. A fala foi apoiada pelo líder do prefeito na Casa, Pier Petruzziello (PTB), mas Cacá Pereira (PSDC) alfinetou que “não houve repasses do governo estadual [ao SUS municipal] por muito tempo [na gestão anterior]”. (Foto 5)


Texto:   Fernanda Foggiato e Pedritta Marihá Garcia
Edição:   Michelle Stival da Rocha
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.