back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 21 de setembro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 28/08/2017 - 16:53:15

Conselho de Ética aprova
regulamento interno

  • Com reunião de hoje, Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara está pronto para receber denúncias. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Noemia Rocha, presidente do colegiado, diz que um novo regulamento pode ser aprovado futuramente, quando for concluída a reforma do Regimento Interno da Câmara. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Instalado em abril para o biênio 2017/2018, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Curitiba ainda não havia aprovado seu regulamento interno – que rege as reuniões para julgar um vereador. Na tarde desta segunda-feira (28), o colegiado – responsável por apurar infrações disciplinares e, se for o caso, aplicar as punições de censura pública e suspensão do mandato – reuniu-se para assinar o documento.

“A aprovação [do regulamento] estava sendo adiada por causa da revisão do Regimento Interno, mas ainda não chegou a ser concluída, então nós vamos aprovar o antigo e aguardar o novo. Assim que ficar pronto faremos uma nova reunião para aprová-lo”, explicou Noemia Rocha (PMDB), presidente.

No Regimento Interno da Câmara há um caderno com o Código de Ética do Legislativo, cujos artigos se repetem no regulamento do Conselho de Ética, e que receberá mudanças após a conclusão de um trabalho de revisão que iniciou em março deste ano. O relatório está sendo elaborado pelo vereador Bruno Pessuti (PSD) e deverá ser votado em plenário.

Regulamento
Conforme determina o regulamento, em casos de conduta incompatível com o decoro parlamentar ou infração ético disciplinar, o conselho é acionado após denúncia do corregedor e o procedimento deve ser concluído no prazo de 60 dias contados da notificação do denunciado.

O texto aprovado trata ainda dos prazos para a conclusão das etapas; das atribuições do presidente – como convocar as reuniões; das regras para a defesa do denunciado – como prazos para a indicação de provas; e da organização das reuniões – como as regras para integrantes justificarem faltas (confira na íntegra).

Além de Noemia Rocha (PMDB), fazem parte do Conselho de Ética Maria Leticia Fagundes (PV), vice, Beto Moraes (PSDB), Colpani (PSB), Fabiane Rosa (PSDC), Marcos Vieira (PDT), Maria Manfron (PP), Professor Euler (PSD) e Rogério Campos (PSC).

Regimento Interno
Marcada para tarde desta segunda-feira (28), a reunião da comissão especial para revisão do Regimento Interno não ocorreu por falta de quorum. Eram necessários pelos menos 10 dos 19 vereadores que compõem o colegiado, mas apenas 7 compareceram. Na ocasião, seriam avaliadas e votadas duas atas de reuniões anteriores. Estiveram presentes Julieta Reis (DEM), Noemia Rocha (PMDB), Maria Manfron (PP), Osias Moraes (PRB), Thiago Ferro (PSDB), Cacá Pereira (PSDC) e Dr. Wolmir Aguiar (PSC). Os outros parlamentares apresentaram justificativas para as ausências. A próxima reunião ficou agendada para a outra segunda (4), às 14h30.


Texto:   Michelle Stival da Rocha
Revisão:   Claudia Krüger
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.