back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 25 de novembro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 06/11/2017 - 15:00:38

Aprovada utilidade pública ao
Centro de Apoio ao Estrangeiro

  • Um dos projetos aprovados foi o de Noemia Rocha que declara a utilidade pública do Centro de Apoio ao Estrangeiro no Brasil e no Exterior. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Também aprovado o projeto de Maria Manfron que denomina a escola municipal a ser construída na rua Dinarte Caprilhone como Germano Francisquini. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Na sessão plenária desta segunda-feira (6), da Câmara de Curitiba, a vereadora Noemia Rocha (PMDB) foi à tribuna para defender seu projeto de lei que declara de utilidade pública o Centro de Apoio ao Estrangeiro no Brasil e no Exterior (Caebe). Noemia esclareceu que a entidade foi criada para dar assistência aos refugiados sírios, mas agora atende também africanos, haitianos e venezuelanos (014.00017.2017).

“Com a entrada do Estado Islâmico na Síria, somam-se atualmente 5 milhões de refugiados, sendo que 300 mil são crianças órfãs espalhadas pela Europa e pela Ásia”, destacou. A vereadora lembrou que o Caebe trabalha sem apoio do governo, “daí a necessidade da nossa ajuda e reconhecimento a essa instituição presidida por Marcos Calixto”. “Uma pessoa perde o sentido da vida quando comete um atentado como esse que aconteceu no Texas recentemente. Eu fui gerente do Banco do Estado do Paraná (Banestado), e conheci alguns árabes. Eles têm por princípio se ajudar e nós devemos prestigiar esse sentimento”, disse Sabino Picolo (DEM). A matéria foi aprovada em primeiro turno, com 28 votos favoráveis.

Denominação
Com 30 votos positivos, em primeira votação, foi acatado o projeto de Maria Manfron (PP) que denomina a escola municipal, a ser construída na rua Dinarte Caprilhone, no bairro São João, como Germano Francisquini (008.00003.2017 com emenda modificativa  034.00074.2017). Nascido em 1925, em Santa Felicidade, Germano “era uma pessoa muito dedicada a sua família e também a sua comunidade, pois trabalhava incansavelmente como pedreiro durante toda a semana e nos finais de semana sempre ajudava a amigos e a sua paróquia em todas as obras e construções”, diz a justificativa do projeto.

Segundo a matéria, foi proprietário da primeira loja de artesanato em vime do bairro. Também presidiu a comissão paroquial e foi responsável pelo patrimônio da paróquia, bem como liderou festas e eventos do bairro por mais de 20 anos. “Idealizou e construiu o Ginásio de Esportes Italicus, o salão de eventos Amigão, construiu os barracões do Bosque São Cristóvão e toda a infraestrutura básica de barracas da Festa da Uva”, diz o texto.

Mauro Ignacio (PSB) concordou com a homenagem. “Conheci o Germano e ele era um grande líder”, mas ele questionou o uso da escola ainda não construída para a denominação. “Há incertezas quanto à construção da escola”, disse.

Outros projetos
Em segundo turno, foram aprovadas três proposições. Uma delas, de autoria de Colpani (PSB), denomina um bem público não especificado como João Cruz (009.00027.2017), acatada com 27 votos positivos. A outra, de autoria de Mauro Bobato (Pode), denomina um bem público como Antonio Scroccaro (009.00024.2017), aprovada com 28 votos. Também acatada, com 28 votos, foi a declaração de utilidade pública proposta por Thiago Ferro (PSDB) em relação ao Instituto Família do Brasil (014.00033.2017).

Adiamento

O projeto de Thiago Ferro, que dispõe sobre a obrigatoriedade de hotéis, motéis, pensões, pousadas, albergues ou estabelecimento congêneres registrarem crianças e adolescentes que se hospedarem em suas dependências foi adiado por quatro sessões, a pedido do autor (005.00244.2017).


Texto:   João Cândido Martins
Revisão:   Claudia Krüger
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.