back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 25 de novembro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 07/11/2017 - 14:04:06

Associação do Instituto de Educação
será reconhecida pela Câmara

  • Plenário aprovou utilidade pública à associação de pais e professores do Instituto de Educação do Paraná. Iniciativa foi do Professor Silberto. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Oscalino do Povo homenageou a líder comunitária Ângela Bini Bobato, indicando o nome dela para identificar logradouro público da cidade. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Por unanimidade, os vereadores de Curitiba aprovaram, em primeiro turno, nesta terça-feira (7), declarar de utilidade pública a Associação de Pais, Professores e Funcionários do Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto (Ieppep). O colégio estadual, com 141 anos de existência, foi criado em 1876 e durante muitos anos foi referência na formação de professores no Paraná (014.00005.2017).

“Atualmente o Instituto de Educação atende em torno de 1,3 mil alunos, [oferecendo] ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, e curso para formação de docentes”, informou Professor Silberto (PMDB), autor da proposição. Desde 2012, quando uma mudança na legislação federal impactou o funcionamento dessas associações da comunidade escolar, os colégios têm buscado essa certificação para desempenhar suas atividades.

Silberto disse, por exemplo, que a cada ano as escolas estaduais têm que pedir a vistoria dos bombeiros, “e se as associações de pais e professores não têm [a declaração de utilidade pública], têm que pagar. E não é barato, é em torno de R$ 3 mil, R$ 4 mil. Com esse título, conseguem a isenção, além de outras coisas, como doações da Receita Federal para fazer bazares”.

Compostas por professores, técnicos e pais de alunos, essas associações reúnem pessoas que trabalham voluntariamente em prol das instituições de ensino, visando o desenvolvimento das atividades escolares. A entidade, munida de um convênio com um órgão público, teria mais agilidade para a realização de projetos do interesse da comunidade escolar. Noemia Rocha (PMDB) comentou que cursou ali o ensino médio. A matéria recebeu 28 votos favoráveis e volta à pauta nesta quarta-feira (8), para análise em segundo turno.

Denominação de rua

Também recebeu 28 votos favoráveis, em primeiro turno, a indicação de Angela Bini Bobato para denominar uma rua da capital (009.00028.2017). Com a iniciativa, do vereador Oscalino do Povo (Pode), pretende-se homenagear uma das fundadoras da Paróquia de São Cristóvão, que o parlamentar lembra, na justificativa, ter sido líder comunitária, “auxiliando em diversos movimentos sociais e religiosos”.

Julieta Reis (DEM) e Mauro Bobato (Pode) participaram do debate, sendo que este último esclareceu que a indicada não era sua parente em primeiro grau. “Dona Ângela teve sete filhos, dos quais só alguns eu conheço”, comentou, acrescentando ser importante a denominação dos logradouros, “pois são uma forma de perpetuar a história das pessoas”. O projeto volta ao plenário na quarta para análise em segundo turno.


Texto:   José Lazaro Jr.
Revisão:   Claudia Krüger
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.