back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 25 de novembro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 08/11/2017 - 13:07:14

Confirmada Semana do
Empreendedorismo nas escolas

  • O plenário aprovou, nesta quarta-feira, três projetos de lei, todos em segunda votação. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Aprovado em segundo turno na sessão desta quarta-feira (8) da Câmara de Vereadores, o projeto de lei que pretende implantar a Semana do Empreendedorismo nas escolas municipais e que será enviado para a sanção ou veto do prefeito Rafael Greca. A proposição (005.00290.2017) é de iniciativa de Osias Moraes (PRB) e recebeu 31 votos favoráveis e 1 contrário, da Professora Josete (PT).

Para o autor, o incentivo do empreendedorismo desde a infância permite que os alunos da rede pública sejam preparados “para a vida profissional e o mercado de trabalho”. “O empreendedor é a pessoa que imagina, desenvolve projetos, executa ações inovadoras e empresariais”, defendeu Moraes nessa terça-feira (7), na discussão em primeiro turno (leia mais).

Diversos vereadores apoiaram a iniciativa. Thiago Ferro (PSDB), por exemplo, citou projeto-piloto formalizado em agosto, por meio de parceria entre o Sebrae/PR e a Secretaria Municipal da Educação (SME), para levar um programa de jovens empreendedores a dez escolas da rede de educação de Curitiba. Já Professora Josete, ao justificar o voto contrário, argumentou que “a escola tem que atender de acordo com a faixa etária e a questão cognitiva dos alunos, e quando se fala em técnicas para crianças mais novas é forçar a maturidade”.

Outros projetos
Também seguem para sanção ou veto do prefeito a declaração de utilidade pública municipal à Associação de Pais, Professores e Funcionários do Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto (Ieppep), instituição fundada há 141 anos, e a denominação de um logradouro como Angela Bini Bobato, líder comunitária e uma das fundadoras da Paróquia São Cristóvão, do bairro Guaíra, falecida em fevereiro de 2016. De iniciativa dos vereadores Professor Silberto (PMDB) e Oscalino do Povo (Pode), respectivamente, os projetos foram acatados em votações unânimes (014.00005.2017 e 009.00028.2017).

Nessa terça, durante a discussão em primeiro turno, Silberto argumentou que a associação promove atividades em prol da comunidade e que a declaração de utilidade pública traz benefícios às entidades, previstas pela lei municipal 13.086/2009, como a isenção para o alvará de licença (leia mais). Oscalino também defendeu a homenagem a Angela Bini Bobato, que, segundo ele, “auxiliava em diversos movimentos sociais e religiosos, sendo em sua maioria voltados aos paroquianos menos favorecidos”.


Texto:   Fernanda Foggiato
Revisão:   Claudia Krüger
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.