back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 25 de novembro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 08/11/2017 - 13:52:22

Vereador propõe Semana
da Alimentação Consciente

  • Goura propôs a criação da Semana da Alimentação Consciente que se iniciará no dia 28 de setembro e se finalizará no dia 1º de outubro. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Projeto quer promover a discussão sobre as práticas alimentares e da produção de saúde através da alimentação. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Projeto de lei protocolado pelo vereador Goura (PDT) sugere a criação da Semana da Alimentação Consciente em Curitiba. O período começaria anualmente no dia 28 de setembro, mundialmente dedicado ao direito de acesso ao saber, terminando no dia 1º de outubro, dedicado globalmente ao vegetarianismo (005.00338.2017). “Promover a discussão sobre as práticas alimentares e da produção de saúde através da alimentação, de forma constante, acessível à sociedade em geral, envolvendo todos os setores relacionados ao tema” é o objetivo da matéria, segundo a justificativa.

Goura propõe que a semana tenha um tema específico a cada ano, definido a partir das demandas e discussões em pauta na sociedade e nos conselhos municipais. Seriam promovidos debates, oficinas e rodas de conversa, realizadas em locais públicos e privados da cidade, tais como praças e feiras públicas, escolas, centros comunitários, restaurantes e centros de ensino médio e superior. O texto do projeto também propõe que pessoas físicas ou jurídicas possam participar da organização e da realização da semana.

Para o vereador a importância do projeto está no fornecimento de informações a respeito das políticas alimentares que podem influenciar as pessoas a fazerem escolhas “mais éticas, saudáveis e em equilíbrio com o meio ambiente”. A criação da semana, diz o parlamentar, seria positiva pois o alimento ingerido pela população atravessa um longo percurso até chegar às mesas. “Neste processo perdemos o controle sobre nossa própria alimentação, desconhecemos a origem e os tipos de processamento pelos quais passam nossa refeição diária”, comenta Goura.

A semana pode agregar todos que estão envolvidos com a temática da alimentação: produtores rurais, comunidades agrícolas, feirantes, empresários e gastrônomos, consumidores e pesquisadores. A ideia, portanto, de acordo com Goura, é “envolver toda a comunidade no desenvolvimento e problematização da cultura alimentar na cidade de Curitiba, criando condições para que se tornem visíveis todos os processos que envolvam o ato de comer: desde o cuidado com a terra que dá vida ao plantio, até o alimento que é descartado e os resíduos produzidos através do consumo”.


Texto:   João Cândido Martins
Revisão:   José Lazaro Jr.
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.