back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 25 de junho de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 27/02/2018 - 14:54:43

Notas da sessão plenária
de 27 de fevereiro

  • “O que não se pode admitir é o discurso preconceituoso de que, com a passagem do ônibus pelo lugar, vai diminuir a sensação de segurança [da praça do Japão]”, pontuou Cristiano Santos. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Ex-vereadora de Curitiba, Renata Bueno tratou de sua campanha para o segundo mandato como deputada no Parlamento Italiano. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Professor Mário Braga, vereador de Matinhos pelo PSB, visitou a Câmara Municipal. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Praça do Japão
No pequeno expediente da sessão plenária desta terça-feira (27), Cristiano Santos (PV) subiu à tribuna para corroborar com a opinião de Pier Petruzziello (PTB), líder do prefeito, sobre as obras na Praça do Japão. “A semana passada tive a oportunidade de ouvir moradores e comerciantes da área sobre o assunto”, disse, ao explicar que alguns comerciantes são contra porque alegam terem perdido vagas de estacionamento; e que taxistas não seriam contrários à implantação do Ligeirão Norte-Sul no local porque não sofreram maiores mudanças. “O que não se pode admitir é o discurso preconceituoso de que, com a passagem do ônibus pelo lugar, vai diminuir a sensação de segurança [da praça do Japão]. Na praça Rui Barbosa não há sensação de insegurança e por ali passam muitas linhas de ônibus”, pontuou. (Foto 1)

Campanha I
Helio Wirbiski (PPS) cedeu seu tempo do pequeno expediente para que Renata Bueno, ex-vereadora de Curitiba e deputada pelo Parlamento Italiano, trouxesse alguns dados sobre sua recandidatura na lista USEI (Unione Sudamericana Emigrati Italiani) para concorrer novamente às eleições na Itália. Renata foi a primeira pessoa nascida no Brasil a ocupar uma vaga na Câmara de Deputados da Itália, em março de 2013. Ela representa 400 mil eleitores em todo o Brasil, mas seu colégio eleitoral é toda a América do Sul. O pleito será em 4 de março. (Foto 2)

Campanha II
“Nossa principal bandeira é defender o italiano no exterior. Temos muitas questões ligadas aos consulados, aos serviços que às vezes não funcionam e, por isso, encaminhei uma emenda para o ano de 2017 no valor de €$ 2 milhões destinados à estrutura dos consulados, para melhorar o atendimento”, disse a deputada. Renata Bueno ainda foi responsável pela implantação, na Itália, de uma regulamentação similar à Lei Rouanet; e viabilizou que 70 mil motoristas brasileiros na Itália pudessem usar suas carteiras de motorista no país.

Funerárias

“Recebi uma resposta a um pedido de informações sobre os óbitos ocorridos fora de Curitiba. A vereadora Maria Letícia Fagundes (PV) já vem batendo nesse tema, assim como nós desde a legislatura passada”, informou Cristiano Santos (PV), sobre o requerimento 062.00025.2018, enviado ao Executivo em janeiro desse ano. Segundo o vereador, “há uma brecha que facilita o agenciamento de cadáveres em Curitiba, uma prática lesiva que tem por principal alvo as famílias fragilizadas no momento em que perdem um ente querido”. As informações prestadas pela Prefeitura de Curitiba podem ser consultadas aqui.

Corte de grama

Foi lido em plenário pedido de informações à Prefeitura de Curitiba sobre o corte da grama nos logradouros públicos (062.00082.2018). “Como é feita a solicitação? Quais equipamentos de proteção são utilizados? Como é realizado o recolhimento da grama cortada?”, indaga Oscalino do Povo (Pode). “Moradores e comerciantes da avenida Wenceslau Braz presenciaram o corte de grama no canteiro central sem a devida rede de proteção, oferecendo riscos às pessoas e aos veículos que passavam. Ainda, alegam o acúmulo de resto de grama [no local], atrapalhando o escoamento da água da chuva”, justificou.

Calçadas verdes
A remoção das chamadas “calçadas verdes” é questionada na Câmara Municipal por Goura (PDT). No requerimento que será enviado ao Executivo (062.00083.2018), o parlamentar pergunta se a prefeitura se baseou em estudos ou análises para remover as calçadas do Centro, qual o custo para a retirada e que benefício a população vai obter com a medida. “No dia 23 de fevereiro [de 2018], a imprensa local noticiou a remoção das calçadas verdes do Centro de Curitiba, sem qualquer justificativa prévia ou apresentação de dados [por parte do Executivo] que motivasse tal retirada”.

Terrenos
Noemia Rocha (PMDB) protocolou requerimento que pede informações à prefeitura sobre a doação de sete imóveis localizados em uma mesma quadra na avenida Nossa Senhora de Lourdes, no Jardim das Américas (062.00084.2018). No documento, ele solicita a situação cadastral, a inscrição em dívida ativa (tributos e multas), ocorrência de doação originária e o histórico de fiscalização e autuações dos terrenos.

Yellow Box
A previsão para implantação de um yellow box no cruzamento das ruas Doutor Manoel Linhares de Lacerda e Francisco Raitani, bairro Capão Raso é indagada por Tico Kuzma (Pros) em requerimento lido em plenário (062.00087.2018). No pedido de informações, o vereador cita que, em 2017, solicitou ao Executivo a sinalização no endereço (044.04277.2017), com resposta positiva da administração municipal.

Julgamento
Cristiano Santos (PV) ainda lembrou, durante sua fala no pequeno expediente, que o julgamento do ex-deputado estadual Carli Filho, acusado de matar dois jovens num acidente de trânsito em 2009, começa nesta terça-feira (27). O ex-parlamentar é filho do ex-prefeito de Guarapuava, Fernando Ribas Carli, e cumpria seu primeiro mandato na época. “A gente torce para que a justiça prevaleça. Certamente teremos grandes debates”, observou o vereador.

Vereador de Matinhos
A Câmara Municipal de Curitiba recebeu a visita, nesta terça-feira (27), do vereador Professor Mário Braga, do PSB, da cidade de Matinhos. Ele está em seu primeiro mandato no Legislativo e veio acompanhar a sessão a convite de Thiago Ferro, do PSDB. (Foto 3)


Texto:   José Lazaro Jr., João Cândido Martins e Pedritta Marihá Garcia
Revisão:   José Lazaro Jr. e Pedritta Marihá Garcia
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.