back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 24 de setembro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 05/03/2018 - 13:20:13

Chuvas do último sábado
geram debate em plenário

  • Serginho do Posto informou que a sede do Legislativo será um dos pontos de coleta de doações para as famílias atingidas. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • “Pessoas tiveram suas casas invadidas pela água. A gente se preocupa porque, próximo aos rios, tem a questão da saúde”, salientou Mestre Pop, ao falar do Caximba. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • “A CIC foi uma das regiões mais atingidas agora. Tinha ruas que você não conseguia passar de carro”, comentou Zezinho Sabará. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Oscalino do Povo disse que o começo da avenida Wenceslau Braz “virou um mar”.(Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Professora Josete lembrou de dois equipamentos que sempre são muito atingidos quando há enchentes: o CMEI Barigui I e a Escola Municipal Dario Vellozo. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Diversos vereadores de Curitiba lamentaram, na sessão desta segunda-feira (5), os prejuízos causados em vários bairros por causa das fortes chuvas que caíram sobre a cidade na noite do último sábado (3). Presidente da Câmara Municipal, Serginho do Posto (PSDB) informou que a sede do Legislativo será um dos pontos de coleta de doações. "Todo o material recebido será entregue à Fundação de Ação Social [FAS]", disse o vereador.

As doações, segundo Tico Kuzma (Pros), também podem ser feitas pelo Disque Solidariedade – através da Central 156 –, nas unidades da FAS das administrações regionais e na própria sede da fundação (rua Eduardo Sprada, 4.520, Campo Comprido). O vereador ainda fez um apelo em função das famílias atingidas no Parolin, CIC, Capão Raso e Pinheirinho. “Acompanhei o desespero da população na Vila Ipiranga”, contou, ao destacar os problemas enfrentados pelos moradores da Vila Uberlândia.

Mestre Pop (PSC) lembrou que outras áreas também foram comprometidas, como o bairro Caximba, onde a Escola Municipal Joana Raksa é um dos pontos de coleta de doações. “Pessoas tiveram suas casas invadidas pela água. A gente se preocupa porque, próximo aos rios, tem a questão da saúde”, salientou. O parlamentar explicou, ainda, que a Prefeitura de Curitiba está recebendo doações de roupas, calçados e, principalmente, alimentos.

“A CIC foi uma das regiões mais atingidas agora. Tinha ruas que você não conseguia passar de carro. Era possível ver colchões, camas, sofás e geladeiras jogados na rua. O prefeito esteve lá ontem”, informou Zezinho Sabará (PDT), ao lembrar que, na gestão do ex-prefeito Beto Richa, mais de mil famílias foram retiradas das marges dos rios. Ainda conforme o vereador, uma área na Cidade Industrial, que pertence à Curitiba S/A, poderia ser usada para abrigar as pessoas prejudicadas pelas chuvas.

A mesma preocupação foi levantada por Oscalino do Povo (Pode), ao comentar que no começo da avenida Wenceslau Braz “virou um mar”. “As obras estão acontecendo, mas devemos manter o diálogo com a população. Organizamos um QG na comunidade de São Sebastião. Faço um agradecimento às [administrações] regionais que liberaram a avenida Wenceslau Braz, que tem três pistas”, declarou.

Professora Josete (PT) lembrou da situação difícil da Vila Formosa e de dois equipamentos que, segundo ela, sempre são muito atingidos quando há enchentes: o CMEI Barigui I e a Escola Municipal Dario Vellozo, ambas localizadas na CIC, às margens do rio Barigui. “Sempre que há enchentes, esses equipamentos perdem móveis e materiais didáticos. O ideal seria realocar esses equipamentos”.

*Matéria atualizada às 14h31 de 05 de março de 2018 para retificação de informações.

Texto:   João Cândido Martins
Edição:   Pedritta Marihá Garcia
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.