back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 16 de julho de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 05/03/2018 - 14:12:32

Plenário confirma Semana da
Internet Segura em segundo turno

  • A Câmara Municipal aprovou em 2º turno o projeto de Osias Moraes que dispõe sobre a criação da “Semana da Internet Segura”. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • “A conscientização é uma ferramenta importante para que crianças não sejam alvos de crimes”, opinou Ezequias Barros. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Thiago Ferro defendeu que o tema seja debatido nas salas de aula. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Para Professor Euler, a internet é uma ótima ferramenta para uso nas escolas, mas seu uso deve ser consciente. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Bruno Pessuti lembrou o caso da “síndrome da baleia azul”, o qual tornou muito oportuna a iniciativa de Osias Moraes. (Foto: Chico Camargo/CMC)
A Câmara Municipal aprovou dois projetos de lei na sessão plenária desta segunda-feira (5). Um deles, em 2º turno com 27 votos favoráveis, foi de Osias Moraes (PRB) que dispõe sobre a criação da “Semana da Internet Segura” (005.00312.2017). Para o autor da matéria, a proposta “é interessante para mostrar que é possível desenvolver direitos e deveres no ambiente online”, sendo necessário incluir a discussão no ambiente escolar. O vereador lembrou dos perigos existentes na rede, como golpes, vazamentos de informações, pornografia, pedofilia e incentivo à mutilação.

Aprovada Semana da Internet Segura nas escolas municipais

“A ideia não é tirar o smartphone, tirar o computador ou ficar fiscalizando. A intenção do projeto é assegurarmos a conscientização com bate-papos, vídeos, atividades, jogos e brincadeiras, afim de levar a mensagem até eles de forma lúcida e direta”, defendeu Osias, cuja iniciativa está pronta para sanção do prefeito Rafael Greca. “A conscientização é uma ferramenta importante para que crianças não sejam alvos de crimes”, opinou Ezequias Barros (PRP).

A proposta também foi elogiada por Thiago Ferro (PSDB), que defendeu que o tema seja debatido nas salas de aula. “A gente tem remédios pra salvar vidas, mas mesmo eles têm indicações e contra indicações”, disse, referindo-se à internet. Para Professor Euler (PSD), a internet está presente em nosso cotidiano e é uma ótima ferramenta para uso nas escolas, mas seu uso deve ser consciente. “Tanto pelo conteúdo quanto pelo tempo de uso”.

Já Bruno Pessuti (PSD) lembrou o caso da “síndrome da baleia azul”, o qual tornou muito oportuna a iniciativa de Osias Moraes. De acordo com o vereador, 60% das informações que circulam na internet são falsas, portanto é necessário “ter esse debate nas escolas para o uso da internet com parcimônia, para que se evite que as pessoas caiam em golpes”. Também participaram do debate os vereadores Maria Manfron (PP) e Mestre Pop (PSC).

Utilidade pública
Os vereadores ainda confirmaram, em primeiro turno e com 27 votos positivos, o projeto de Oscalino do Povo (Pode) que declara de utilidade pública a Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Colégio Estadual Doracy Cezarino (014.00053.2017, com substitutivo geral 031.00001.2018). A proposta não foi debatida em plenário e retorna, amanhã (6), em segunda votação.


Texto:   João Cândido Martins
Revisão:   Pedritta Marihá Garcia
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.