back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 20 de novembro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 06/03/2018 - 16:08:59

Instaladas CCJ, Economia, Saúde,
Segurança e Participação Legislativa

  • A Comissão de Constituição e Justiça vai se reunir, semanalmente, às terças, 15h. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Em seu primeiro mandato, Dr. Wolmir deverá presidir o colegiado de Constituição e Justiça pela segunda vez consecutiva. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Comissão de Economia vai se reunir às terças, às 8h, quinzenalmente. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Thiago Ferro foi eleito presidente da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Comissão de Saúde vai se reunir às quartas, às 8h30, quinzenalmente. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • A Comissão de Saúde, Bem Estar Social e Esporte será presidida por Maria Leticia Fagundes. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Comissão de Participação Legislativa se reúne quando demandada. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Professor Euler foi eleito presidente da Comissão de Participação Legislativa. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • A Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública foi instalada logo após a sessão plenária. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • A Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública terá Rogerio Campos como presidente. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Os vereadores instalaram, em reuniões realizadas nesta terça-feira (6), 5 das 10 comissões permanentes da Casa: Comissão de Constituição e Justiça (CCJ); Economia, Finanças e Fiscalização; Saúde, Bem-Estar Social e Esporte; Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública; e Participação Legislativa.  As demais comissões devem ser instaladas ainda nesta semana.

Confira aqui o funcionamento de cada uma das comissões permanentes da Câmara.

Constituição e Justiça
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) – nova nomenclatura dada à antiga Comissão de Legislação, Justiça e Redação, após a revisão do Regimento Interno – foi instalada na tarde desta terça-feira. Dr. Wolmir Aguiar (PSC) foi reconduzido à presidência do colegiado, em votação unânime. O vice-presidente será Cristiano Santos (PV).

“A meta é que possamos ter uma boa discussão [sobre os projetos], e manter um bom nível de debates”, disse Dr. Wolmir, que está em seu primeiro mandato e vai presidir o colegiado pelo segundo ano consecutivo. O regulamento interno será enviado por e-mail para conhecimento e análise da comissão. A votação será agenda na próxima terça (13), às 15 horas, em local a ser definido. As reuniões semanais deverão ser mantidas nesta data e horário em 2018.

Além de Dr. Wolmir e Cristiano Santos, participaram da reunião de instalação Colpani (PSB), Felipe Braga Côrtes (PSD), Julieta Reis (DEM) – que conduziu os trabalhos iniciais por ser a integrante mais idosa do colegiado –, Marcos Vieira (PDT), Mauro Bobato (Pode), Osias Moraes (PRB). Noemia Rocha (PMDB) também fará parte da comissão esse ano. Com exceção de Marcos Vieira, os demais parlamentares integraram o colegiado em 2017.

Economia
A comissão de Economia, Finanças e Fiscalização elegeu Thiago Ferro (PSDB) como presidente e Mauro Ignacio (PSB) como vice. Para o novo presidente eleito, a ideia é buscar a continuidade em relação ao trabalho realizado em 2017, quando Ferro também era presidente.

"A comissão objetiva dar continuidade à busca das informações necessárias para uma profícua análise dos projetos que chegam à comissão, prezando sempre por mais transparência, como responsabilidade com todos os curitibanos", disse Ferro. Para Sabino Picolo (DEM), o colegiado precisaria de um avaliador de imóveis. “Há dificuldade em entender as avaliações da CAI em alguns dos projetos de permuta e compra de imóveis”.

Ficou decidido que a comissão se reunirá sempre às terças, às 8h. Também compõem a comissão os vereadores Ezequias Barros (PRP), Jairo Marcelino (PSD), Osias Moraes (PRB), Paulo Rink (PR), Professor Silberto (PMDB) e Professora Josete (PT).

Saúde
Maria Leticia Fagundes (PV) foi eleita a presidente da comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte e Oscalino do Povo (Pode) vice. De acordo com a vereadora, o objetivo em 2018 é alinhar o colegiado cada vez mais com a Secretaria Municipal de Saúde para obter bons resultados e a promoção de audiências públicas. “As perspectivas são as melhores possíveis”, disse ela. Também compõem a comissão os vereadores Jairo Marcelino, Noemia Rocha (PMDB) e Thiago Ferro. A comissão irá se reunir às quartas, às 8h30, quinzenalmente.

Participação Legislativa
"A Comissão de Participação Legislativa é historicamente posta em 2º plano, parece menos importante, mas ao contrário, justamente por contar com a participação popular, ela é uma das mais importantes", disse Professor Euler (PSD), vereador eleito para a presidência desse colegiado. Para ele é importante que a comissão saia, que encontre a população por meio de eventos, audiências, etc. Toninho da Farmácia (PDT) foi eleito vice presidente. Também integram a colegiado os vereadores Cacá Pereira (PSDC), Dona Lourdes (PSB) e Mestre Pop (PSC).

Segurança
Também foi instalada a Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública. Rogerio Campos (PSC) foi eleito presidente e Bruno Pessuti (PSD) vice. Rogerio quer que o colegiado trabalhe de forma aberta ao público e com amplo debate dos temas pertinentes aos direitos humanos e à segurança pública, “temas de extrema importância para a população”, avaliou o vereador. Também participam da comissão os vereadores Beto Moraes (PSDB), Cristiano Santos (PV) e Zezinho Sabará (PDT).


Texto:   João Cândido Martins e Pedritta Marihá Garcia
Revisão:   Filipi Oliveira
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.