back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 17 de junho de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 03/05/2018 - 11:27:58

Homenageados de três premiações
do Legislativo são divulgados

  • Homenageados de quatro premiações do Legislativo são divulgados. Decretos legislativos foram aprovados hoje em plenário. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Nesta quinta-feira (3), os vereadores de Curitiba confirmaram em segundo turno as indicações aos prêmios Ecologia e Ambientalismo, Profissional do Ano e Papa João Paulo II. Os decretos legislativos foram elaborados pela Comissão de Educação, Cultura e Turismo, que é o colegiado responsável por receber dos parlamentares a relação de homenageados.

Ao todo são 68 indicados, sendo a maior parte do Prêmio Ecologia e Ambientalismo, em decorrência de terem sido ratificadas agora não só os premiados de 2018, mas também os de 2017. As justificativas individuais, de cada um dos homenageados, estão anexadas ao decreto legislativo e podem ser consultadas no Sistema de Proposições Legislativas (SPL).

Ecologia e Ambientalismo
O Prêmio Ecologia e Ambientalismo referente a 2018 (097.00001.2018) será entregue a 12 homenageados e a 3 pessoas jurídicas: Anselmo Geronasso, Daniel Cirino Muniz, Débora de Albuquerque Souza, Denecir de Almeida Dutra, Diego Saldanha, Dirciane Floeter, Elias Belarmino Correia, Erica Costa Mielke, Fernando Rogério Senna Calderari, Jeferson Buzzi, Luiz Fernando Leone Vianna, Pedro Salanek Filho. Também receberão a distinção a Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Social, Incorporadora e Construtora Laguna e o Observatório de Justiça e Conservação.

A relação de premiações indicadas em 2017 (097.00002.2018) também foi aprovada, e destaca a atuação de 9 homenageados e 5 pessoas jurídicas: Ana Wanke, Angelo Guimarães Simão, Eduardo Troiani Lima, Frederico Reichmann Neto, José Luiz Bolicenha, Maria Claudia Gorges, Napoleão Augusto Chiamulera, Thaís Krauss Ortiz e Valter Ravara. Também a Propex do Brasil, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Curitiba, a Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e Região Metropolitana, a empresa Cargolift e o Instituto Life.

A homenagem foi criada em 2003 e é direcionada às pessoas ou entidades não governamentais curitibanas que tenham se destacado em ações a favor da natureza, do meio ambiente e dos interesses ecológicos. Os vereadores têm até o dia 15 de dezembro do ano anterior para fazer suas indicações. As duas entregas, referentes a 2017 e a 2018, acontecerão na mesma data, preliminarmente agendada para 28 de junho.

Profissional do Ano
Foram indicadas 22 pessoas ao Prêmio Profissional do Ano (110.00001.2018): Adalberto Mafra Moreno, André de Britto Obladen, Armando Yuji Sano, Carlos Roberto Madalosso Filho, Claudia Cristina Cardoso de Lima, Dirceu Tadeu Vaz, Dorgival Lima Pereira, Francisco Mendes de Lima, Junior Durski, Luiz Fernando Casagrande Pereira, Manoel Fernandes Alves, Marcus Miguel Steglich, Paulo Alfredo Carniel Junior, Rafael Till Silva, Raul Mocellin, Ricardo Silva, Rita de Cassia Graff, Sergio Luiz Toaldo, Sidney Schneiske Mendes, Valmir Jorge Gomes, Vicente Donizete Ruiz Linares e Vilma Conceição Bedim Bello Machado.

O prêmio foi criado em 1999 e reconhece o trabalho de personalidades locais que tiveram destaque nas áreas da indústria, comércio e serviços. A sessão solene está prevista para ocorrer no dia 14 de junho.

Papa João Paulo II
Foram indicadas 16 pessoas e 1 movimento social para o Prêmio Papa João Paulo II (016.00001.2018): Adelmo Flori Peripolli, Arlindo Fiorindo Bruscato, Cláudio Gualberto de Abreu, Jaime Sánchez Bosch, Jair José da Silva, Jonacir Francisco Alessi, João Bosco Oliver de Faria, José Aguiar Nobre, José Alves de Melo Neto, José Antônio Peruzzo, José Augusto Soavinski, José Luiz Ferreira Leandro, Mara Regina Bassani, Monica Kusnier Cionek, Odilon Eulalio dos Santos e Roberto Agostinho. Também o Movimento TLC Curitiba - Treinamento de Liderança Cristã.

A honraria existe desde 2006 para homenagear pessoas ou entidades não governamentais curitibanas que tenham se destacado em atividades de apoio às causas defendidas pela Igreja Católica. Karol Józef Wojtyla, nome de batismo de João Paulo II, esteve à frente da Igreja Católica de 1978 a 2005, quando faleceu. Em 27 de abril de 2014 foi declarado santo pelo papa Francisco. A entrega do prêmio está prevista para ocorrer no dia 20 de junho.

Concessão de prêmios
Os três prêmios acima haviam sido regulamentados por leis específicas, mas atualmente, suas especificações e regras para concessão estão regulados em uma única norma: a lei complementar 109/2018, aprovada pelo Legislativo em dezembro de 2017. Ao todo, a legislação compilou e modernizou 13 leis municipais – agora revogadas – que tratavam de honrarias entregues pela Câmara Municipal em reconhecimento às pessoas ou instituições que se destacam em suas áreas de atuação.


Texto:   José Lazaro Jr.
Revisão:   Pedritta Marihá Garcia
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.