back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 20 de julho de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 25/06/2018 - 15:49:10

Notas da sessão plenária
de 25 de junho – 1ª edição

  • Pier Petruzziello saudou a visita de Luíza Canziani, pré-candidata a deputada federal. (Foto: Chico Camargo/CMC)
UPA da CIC
O líder do governo na Câmara Municipal, Pier Petruzziello (PTB) parabenizou a prefeitura pela reabertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da CIC, prevista para o dia 31 de julho. “É uma conquista histórica para a cidade e eu parabenizo os vereadores Toninho da Farmácia (PDT) e Zezinho Sabará (PDT), além de todas as lideranças comunitárias da região, que trabalharam para que isto acontecesse”. (Com foto)

Campus Rebouças

Goura (PDT) registrou a inauguração, nesta segunda-feira (25), do novo Campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR), batizado de Campus Rebouças, em antigo imóvel da Rede Ferroviária Federal, localizado na esquina da rua João Negrão com a avenida Sete de Setembro. O funcionamento do espaço começa dez anos após a UFPR receber o imóvel e este será o nono campus da instituição em Curitiba.

Visita
A presença de Luíza Canziani, filha do deputado federal Alex Canziani (PTB), foi registrada em plenário por Pier Petruzziello (PTB), líder do governo na Câmara Municipal. Segundo o vereador, pai e filha deverão disputar as próximas eleições: Canziani buscará uma cadeira no senado e Luíza na Câmara dos Deputados. “É uma grande amiga, que mostra vigor e juventude e, se Deus quiser, vai levar a bandeira da educação a Brasília, continuando o trabalho fenomenal do nosso deputado, que nunca se furtou a contribuir com os municípios”.

Pesar
O plenário realizou um minuto de silêncio em respeito ao falecimento de diversas pessoas nos últimos dias. Cristiano Santos (PV) lamentou a morte do servidor de carreira da Prefeitura de Curitiba, Esmael França; Dr. Wolmir Aguiar (PSC) lembrou do pastor Altair Cardoso dos Santos; Julieta Reis mencionou o artesão Julio Cesar Cunha; e Mauro Bobato (Podemos), o de Pedro Salim Cruz, “morador antigo e humilde do Umbará”.

Em tramitação I
Com a leitura no pequeno expediente da sessão plenária, duas propostas de lei começaram a tramitar nesta segunda-feira (25). A primeira é de Helio Wirbiski (PPS) e concede o título de Vulto Emérito de Curitiba à cientista e professora Nina Maria Mehl Brandalize (007.00002.2018). Natural da capital, ela é líder da comunidade da região Leste da cidade, “onde incentiva e ajuda adolescentes e jovens na arte da educação e cultura”, conforme observou o vereador na justificativa da proposta.

Em tramitação II
De Katia Dittrich (SD) é o projeto que denomina um dos logradouros públicos de Curitiba de Esther Souza Lacour (009.00023.2018). Segundo a parlamentar, a homenageada, que faleceu em dezembro de 2014, aos 84 anos, era natural do interior de São Paulo e foi mãe de 18 filhos – 15 biológicos e 3 adotivos. “Entre os filhos de Dona Esther, está o ex-vereador Josias Lacour, que ocupou posição neste Legislativo durante os períodos de 1992 a 1996 e de 1998 a 2000”, relatou.

Substitutivo geral
Projeto de lei que atualiza a lei municipal 14.638/2015, a qual declara de utilidade pública o Fórum Nacional do Transporte, agora denominado Instituto Brasil Transportes (IBT), recebeu um substitutivo geral. Bruno Pessuti (PSD), autor da iniciativa, justifica que a nova redação (031.00052.2018) é uma adequação técnico legislativa ao texto original (015.00001.2018).

Retirada

Será retirado de tramitação o projeto de lei que declarava de utilidade pública a Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) do Colégio Estadual João Turin (014.00097.2018). Autor da iniciativa, Beto Moraes (PSDB) justificou o parágrafo 5º do artigo 62 do Regimento Interno da Câmara de Vereadores, que estabelece que, caso uma proposição seja devolvida ao gabinete parlamentar por uma comissão permanente, o autor tem 60 dias para promover as mudanças solicitadas, sob pena de arquivamento quando expirado o prazo.

Diabéticos
Pedido de informações de Oscalino do Povo (Pode), lido em plenário hoje, questiona a Prefeitura de Curitiba sobre atendimento aos diabéticos nas unidades de saúde. “Quantas seringas e agulhas são fornecidas a cada paciente diabético para autoaplicação de insulina? Os pacientes são orientados a reutilizar as seringas e agulhas nos casos de autoaplicações em suas residências? Qual é a orientação da Secretaria Municipal de Saúde e do Ministério da Saúde a respeito do fornecimento de seringas e agulhas e reutilização destes materiais?”, indaga o requerimento (062.00330.2018).

Roçada I
“Existe cronograma para a roçada do mato nas avenidas Henry Ford e Wenceslau Braz, e na rua Pernambuco? Regionais, secretarias e outros órgãos necessitam de autorização da Secretaria de Meio Ambiente para realizarem a roçada da vegetação em córregos, fundos de vale e áreas públicas de preservação permanente em Curitiba? Qual a fundamentação legal que prevê a impossibilidade de roçada regular nos locais supracitados?”, pergunta Oscalino do Povo (Pode), em outro requerimento ao Executivo (062.00331.2018).

Roçada II
Segundo o vereador, o pedido de informações oficiais é respaldado na solicitação de moradores e pessoas que transitam pelas vias públicas. “A vegetação encontra-se muito alta, comprometendo a segurança da população, servindo de esconderijo para criminosos, [como] depósito de entulhos e [de] animais mortos, causando, inclusive, a proliferação de insetos, ratos e aranhas. Tendo em vista as obras [de] contenção de cheias da bacia do Rio Pinheirinho, não houve mais a roçada periódica do mato no interior e margens dos córregos”, complementa.


Texto:   Marcio Alves da Silva e Pedritta Marihá Garcia
Revisão:   Michelle Stival da Rocha
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.