back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 02 de agosto de 2014
 

Data: 09/03/2006 - 17:31:21

Sessão solene marca homenagem às mulheres

Em uma das sessões solenes mais concorridas do ano, a Câmara de Curitiba comemorou nesta quarta-feira (8), o Dia Internacional da Mulher. A proposta, de autoria da bancada feminina da Casa, homenageou 25 personalidades que mais se destacaram em suas áreas de atuação. Com as galerias lotadas de convidados, a cerimônia foi abrilhantada pela cantora Andressa Katriny e o tecladista Toni Alves.
Em seu discurso de saudação, vereadora Roseli Isidoro (PT), lembrou que a data é mundialmente vinculada às reivindicações femininas por melhores condições de justiça e igualdade social. É um momento de reflexão sobre os abusos e conquistas e mudanças sociais alcançadas. "Muitas conquistas vieram e aos poucos a classe feminina foi aumentando seu espaço na sociedade. A cada geração as mulheres ficam mais independentes e, mesmo sem grupos organizados, os avanços e conquistas continuam”.
Segundo a vereadora, a luta começa a ser vencida lentamente, com muito esforço para que futuras gerações deixem o papel subalterno. Estamos rumo à eqüidade e igualdade de direitos. Estamos conquistando nosso espaço político, disse. “Quero render em nome das vereadoras da Câmara nossas sinceras homenagens às mulheres aqui presentes, homenageadas, convidadas, servidoras, funcionárias e estagiárias da Casa e, de forma extensiva a todas as mulheres de Curitiba”, concluiu Roseli.
Em nome de todas as homenageadas, a advogada Cláudia Francisca Silvano agradeceu dizendo que todas se sentiam muito honradas e felizes por terem sido escolhidas para receber a honraria e, que cada uma delas continuaria a luta diária com boa vontade e comprometimento com suas causas.
Também usou a tribuna a diretora financeira executiva da Itaipu, Gleisi Hoffmann, que comentou : "As mulheres não são nem melhores nem piores que os homens; são apenas diferentes e, que essas diferenças precisam estar contempladas em todas as esferas da vida e não apenas no mundo doméstico." Gleisi, lembrou, ainda, que o maior desafio feminino, no momento, era partilhar com os homens as responsabilidades de trabalho, da economia, do desenvolvimento e, da vida. “Sou aquela mulher que escalou a montanha da vida removendo pedras e plantando flores”, finalizou a executiva, lembrando a poeta Cora Coralina.
Homenageadas
Por indicação da vereadora Dona Lourdes (PSDB) foram homengeadas Aurea Marlene Franzoi; Jacqueline Tieko Yaman Horiuchi; Karine Rose Guelmann; Leticia Bisinella Fanini Silva; Marly Maria Tokarski Silva. A professora Josete (PT) apontou Catarina de Souza Moro; Élide Bueno; Iris Boff; Maria Madalena Munhoz do Amaral. A vereadora Nely Almeida (PSDB) indicou Cyroba Cecy Braga Oliveira Ritzmann; Marisa Saraiva; Maria Simão Glock; Sonia Bacelar; Salete Cesconeto de Arruda. A vereadora Roseli Isidoro rendeu homenagens para Carmem Costa; Eliete de Souza Vilela; Gleisi Hoffmann; Mariane Josviak; Maurina Carvalho da Silva. A vereadora Juleita Reis (PSB) indicou Alba Regina Pereira de Leão Buchi; Avani Tortato Slomp Rodrigues; Claudia Francisca Silvano; Cláudia Schneck de Jesus; Nivalda da Silva e Rosalina Santos Sobrinho.
Presenças
Participaram da solenidade a coordenadora do Conselho Municipal da Condição Feminina de Curitiba, Meire Maria Cleve; a cônsul do Uruguai, Leda Pedrosa Borges; o cônsul geral da Polônia, Jacek Perlin; a presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica - PR, Luciane Manfron, e os vereadores André Passos (PT), Ruy Hara (PSDB), Zé Maria (PPS), Paulo Salamuni (PP), Custódio da Silva (PRTB), André Passos (PT) e o ex-vereador Adenival Gomes (PT).







A mesa presidida pela vereadora Nely Almeida e demais autoridades. (Foto – Ary Martins Filho)
A vereadora Roseli Isidoro, na tribuna, proferindo a saudação para as homenageadas. (Foto – Ary Martins Filho)
A advogada Cláudia Francisca Silvano agradecendo a homenagem em nome de todas as mulheres. (Foto – Ary Martins Filho)
“Sou aquela mulher que escalou a montanha da vida removendo pedras e plantando flores”, disse a diretora da Itaipu, Gleisi Hoffmann quando fez seu pronunciamento. (Foto – Ary Martins Filho)
O plenário e as galerias do palácio Rio Branco encontravam-se lotados de autoridades, familiares e convidados das homenageadas. (Foto – Ary Martins Filho)

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2014 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.