back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 19 de dezembro de 2014
 

Data: 16/05/2006 - 19:08:36

Câmara discute programas sociais do governo federal

A Câmara Municipal de Curitiba promoveu, na segunda-feira (15) por iniciativa da bancada do PT, reunião aberta para discutir e apresentar os programas de assistência social do governo federal. Para expor os projetos, esteve na Câmara, Márcia Lopes, secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
A primeira reunião aconteceu com o presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso, e com o líder do prefeito, vereador Mario Celso Cunha, ambos do PSDB, para entrevista coletiva com a imprensa. Em seguida, a reunião teve continuidade no auditório do Anexo II, e contou com a participaçãodo senador Flávio Arns (PT); da candidata ao Senado pelo PT, Gleisi Hoffmann; do tesoureiro do PT/PR, Pedro Paulo Costa; do presidente do PT municipal, Adenival Gomes, ambos ex-vereadores; além dos vereadores petistas André Passos e Roseli Isidoro. Representando a presidente da FAS, Fernanda Richa, compareceu à reunião Letícia Ralfmundo, assistente da diretoria de Proteção Social.
Em visita oficial ao Paraná, Márcia Lopes explicou sobre os programas de assistência social implementados pelo governo federal, e lembrou que no Paraná, são 429 mil famílias atendidas pelo programa Bolsa Família. Somente em Curitiba são 37 mil. “O governo federal criou o programa Bolsa Família para apoiar as famílias mais pobres e garantir o direito à alimentação, transferindo renda direto para às famílias”, explicou a secretária executiva.
Para ela, o maior desafio é por este ser o maior programa de transferência de renda, além da manutenção e atualização do cadastro único das famílias, quando anteriormente, uma mesma família chegava a ter até quatro cadastros. “Hoje, com apenas um cadastro, a pessoa está inscrita em diversos programas do governo. Não precisa fazer um cadastro para cada participação”, explicou Márcia.
“Também é imprescindível saber quais são as necessidades reais das famílias. Não adianta criar programas e aplicar à população sem saber o que precisam”, disse Márcia Lopes, acrescentando que, no Brasil, são atendidos 78% daqueles que deveriam ser amparados pelo programa. “Até julho, pretendemos atingir 100%”, garantiu ela. “Sonhamos com um Brasil que pode ser diferente, cada um na sua área, sem medir esforços, para construirmos um Brasil de todos”, disse a secretária executiva do ministério.
Comentários
O senador Flávio Arns comentou que a plena inclusão social é compromisso do governo Lula, elogiando as diversas medidas de assistência social já tomadas até o presente momento. “Temos uma paranaense na organização do programa e isso é de fundamental importância para nós”, destacou o senador.
Gleisi Hoffmann, diretora financeira executiva da Itaipu Binacional, ressaltou que o sistema único de assistência social está se tornando tão eficiente quanto o Sistema Único de Saúde. “Este é mais um aperfeiçoamento dos programas e ações de governo em benefício da população”, comentou Gleisi.
Para o tesoureiro Pedro Paulo Costa, “diversas políticas públicas se arrastam por vários anos. A implementação dos trabalhos na área social, como está sendo feito pelo governo federal, está vindo em muito boa hora”, sendo complementado pelo presidente do partido, Adenival Gomes, que destacou a importância em ter Márcia em Curitiba, discutindo na Câmara as inovações no trabalho social.
A vereadora Roseli Isidoro ressaltou que as universidades têm cumprido seu papel perante o cidadão, com diversas iniciativas, diante da falta de investimentos na área. Para ela, “este é o momento para expor à sociedade quais são os indicadores e recursos que o governo federal dedica também aos movimentos sociais e populares”.
Bolsa Família
O Programa Bolsa Família faz parte do Programa Fome Zero. O objetivo é garantir o direito à alimentação adequada, com preferência para as pessoas com dificuldades de acesso a alimentos, feito para atender toda a família.
O programa também promove o acesso à educação e saúde, além de promover cursos de alfabetização e atividades para gerar renda para a família. O Bolsa Família juntou num só programa o Auxílio Gás, o Bolsa Escola, o Bolsa Alimentação e o Cartão Alimentação, incluindo famílias que não recebiam nenhum destes benefícios e estão de acordo com os critérios do programa.
Podem fazer parte do programa as famílias com renda mensal de até R$ 120,00 por pessoa. Deve ser cadastrado nas prefeituras, que são parceiras do governo federal, e repassadas as informações sobre freqüência escolar das crianças.






Na presidência da Casa, André Passos, Flávio Arns, Márcia Lopes, João Cláudio Derosso, Roseli Isidoro e Mario Celso Cunha, conversam sobre os programas sociais do governo federal. (Foto – Andressa Katriny)
Na mesa da reunião, Roseli Isidoro, Márcia Lopes, André Passos, Flávio Arns, Gleisi Hoffmann, Adenival Gomes e Pedro Paulo Costa. (Foto – Andressa Katriny)
“É importante que se descubram os problemas da sociedade para a criação de programas sociais”, disse Márcia Lopes. (Foto – Andressa Katriny)
“Este é o momento para expor à sociedade quais os indicadores e recursos que o governo federal dedica também aos movimentos sociais e populares”, comentou Roseli Isidoro. (Foto – Andressa Katriny)

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2014 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.