back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 22 de outubro de 2014
 

Data: 24/07/2006 - 18:08:07

Câmara recebe delegação sul-coreana

A Câmara de Curitiba recebeu, nesta segunda-feira (24), a visita do prefeito de Suwon, Coréia do Sul, Kim Yong-Seo, acompanhado de vereadores e autoridades. Os coreanos foram recebidos pelo presidente, João Cláudio Derosso (PSDB), e pelo líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSDB). A visita marca o início da irmandade entre Suwon e Curitiba, cujo protocolo foi assinado pela manhã, por Yong-Seo e o prefeito Beto Richa, em solenidade no Palácio 29 de Março. O documento permite a troca de experiências em diversas áreas, como a econômica, turística, cultural, de urbanismo, transporte e ambiental. Durante o encontro, Derosso contou aos visitantes a história da Câmara de Curitiba e prestou informações sobre os partidos, eleições municipais, estaduais e nacionais, legislaturas da Casa, distribuição interna, funções e novas regras eleitorais.
O presidente também entregou ao prefeito de Suwon um DVD sobre o Legislativo, além de um uniforme oficial do Clube Atlético Paranaense. Por sua vez, Kim Yong-Seo presenteou os vereadores curitibanos com uma pequena caixa de madrepérola como propaganda da cidade. Após a reunião, a delegação conheceu o plenário da Câmara.
Progresso
Durante a assinatura do protocolo, o prefeito Beto Richa destacou que convênios como este permitem novas oportunidades de progresso e bem-estar da população. Kim Yong-Seo comentou que acredita que o acordo acarrete grande desenvolvimento para as duas cidades.
Nesta terça-feira (25), a comitiva sul-coreana visita o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e visita os principais pontos turísticos.
Comparando
Kim Yong-Seo foi vereador por três mandatos em Suwon, sendo eleito prefeito no último pleito. O orçamento destinado à cidade é similar ao de Curitiba. Suwon tem US$ 1,3 bi e a capital paranaense, US$ 1 bi. As legislaturas em Suwon também são de quatro anos e, no caso do presidente do Legislativo, dois.
Cidades-irmãs
Suwon é a 12a cidade-irmã de Curitiba, que já tem protocolo assinado com Montevidéu, Uruguai; Assunção, Paraguai; Santa Cruz de La Sierra, Bolívia; Himeji, Japão; Hangzhou, China; Orlando, Estados Unidos; Guadalajara, México; Coimbra, Portugal; Treviso, Itália; Cracóvia, Polônia, e Lyon, na França.






Com João Cláudio Derosso e Mario Celso Cunha, o prefeito Kim Yong-Seo comenta sobre o protocolo assinado. (Foto – Andressa Katriny)
Hong Kyi Hyun compara as cidades de Curitiba e Suwon, que são similares economicamente. (Foto – Andressa Katriny)
Derosso recebe de Yong-Seo uma pequena caixa como propaganda de Suwon. (Foto – Andressa Katriny)
Mario Celso e Derosso presenteiam Yong-Seo com uma camisa do Clube Atlético Paranaense. (Foto – Andressa Katriny)
A delegação conhece o plenário. Na foto, com os vereadores Tico Kuzma (PPS), Mario Celso e João Cláudio Derosso. (Foto – Andressa Katriny)
Delegação sul-coreana e vereadores de Curitiba em frente à Câmara. (Foto – Andressa Katriny)

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2014 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.