back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 15 de novembro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 12/06/2007 - 19:18:06

Bosque ganha pilar em homenagem ao Timor

  • O vereador Angelo Batista fez o discurso de saudação na inauguração do oitavo pilar do Bosque de Portugal. (Foto - Irene Roiko)
  • “Camões representava justamente o gênio da pátria, Portugal na sua dimensão mais esplendorosa e genial”, afirmou, ao justificar a escolha da data de inauguração. (Foto - Irene Roiko)
  • Frase do escritor Fernando Pessoa foi lembrada pela cônsul de Portugal, Patrícia Gaspar, ao falar da importância da cultura portuguesa no Brasil. (Foto - Irene Roiko)
  • As colunas que circundam a área de animação do bosque com os nomes de Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Brasil, Cabo Verde, Angola, Guiné Bissau e Timor Leste. (Foto - Irene Roiko)
  • A coluna do Timor Leste foi inaugurada no sábado (09), dia que antecedeu a comemoração do "Dia de Camões" e "Dia das Comunidades Portuguesas Espalhadas pelo Mundo". (Foto - Irene Roiko)
  • A cônsul Patricia Gaspar agradeceu o apoio do vereador Angelo Batista e falou da importância da construção do pilar. (Foto - Irene Roiko)
  • O cônsul honorário de Portugal em Paranaguá, Leopoldo Bastos Jorge, disse que a riqueza do bosque está em homenagear todos os países que falam a língua portuguesa e não apenas Portugal. (Foto - Irene Roiko)
  • Para o superintendente da Secretaria do Meio Ambiente, Paulinho Dalmaz, “o bosque é mais uma opção de lazer para o curitibano”. (Foto - Irene Roiko)
  • Amilcar Silva, vereador Angelo Batista, o cônsul Leopoldo Bastos Jorge, a cônsul Patrícia Gaspar, Paulinho Dalmaz e Antonio Melo, membro da sociedade Portuguesa 1º de Dezembro. (Foto - Irene Roiko)
O Bosque de Portugal, no Jardim Social, ganhou um pilar em homenagem ao Timor Leste, em comemoração ao "Dia de Portugal", "Dia de Camões" e "Dia das Comunidades Portuguesas Espalhadas pelo Mundo". O vereador Angelo Batista (PP), que participou da inauguração, no fim de semana, representando a Câmara de Curitiba e o prefeito Beto Richa, explicou que os pilares que circundam a área de animação do bosque levam o nome dos países de língua portuguesa. “Já tinham sido construídas as colunas de Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Brasil, Cabo Verde, Angola e Guiné Bissau, faltando apenas a coluna Timor Leste”, disse.
O Bosque de Portugal, com 20.850 metros quadrados, localizado entre as Ruas Fagundes Varella e Osório Duque Estrada, é composto de elementos da arquitetura luso-brasileira e possui duas áreas, a de animação e a Alameda dos Cantares Portugueses. A primeira, informou o vereador, foi construída em piso mosaico português com desenhos que lembram o mar e uma caravela estilizada, fazendo menção às grandes navegações portuguesas, onde ficam as colunas.
Segundo o parlamentar, a construção do oitavo pilar, além de contribuir para o fortalecimento dos laços que unem os países que têm como idioma oficial o português, é uma homenagem à Luis Vaz de Camões, autor de “Os Luziadas”, cuja data de morte é 10 de junho. “Camões representava justamente o gênio da pátria, Portugal na sua dimensão mais esplendorosa e genial”, acrescentou.
Cultura
“Minha pátria é a língua portuguesa”. A frase do escritor Fernando Pessoa foi lembrada pela cônsul de Portugal, Patrícia Gaspar, ao mencionar a importância da língua, costumes e influência cultural portuguesa no Brasil. A cônsul agradeceu em nome da comunidade portuguesa o apoio de Angelo Batista para a concretização do projeto, que na sua opinião é de fundamental importância para o povo português. “Agora o Bosque está completo”, afirmou.
O cientista político Arthur Conceição, que passou seis meses no Timor Leste desenvolvendo trabalhos com escoteiros, falou de sua experiência. Emocionado, detalhou o caminho do país até chegar à independência e o sofrimento dos timorenses no período de transição. “É gratificante saber que homens que pegavam em armas hoje pegam em canetas”, finalizou o cientista político.
Além de representantes da comunidade portuguesa, participaram da inauguração o cônsul honorário de Portugal em Paranaguá, Leopoldo Câmera de Oliveira Bastos Jorge; o diretor cultural da Sociedade Portuguesa 1º de Dezembro, Amilcar Fernandes Silva, e o superintendente da Secretaria do Meio Ambiente, Paulinho Dalmaz.



 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Anexos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.