back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 19 de julho de 2018
 
PLANO DIRETOR 2015
Plano diretor é o instrumento básico de um processo de planejamento municipal para a implantação da política de desenvolvimento urbano, norteando a ação dos agentes públicos e privados.
(ABNT, 1991)
A Câmara Municipal concluiu, no início de novembro, o processo de revisão do Plano Diretor de Curitiba. O projeto (005.00047.2015), elaborado pelo Ippuc, foi entregue aos vereadores em março, mas já vinha sendo discutido pela prefeitura, vereadores e comunidade desde o início de 2014. O texto-base do Plano Diretor foi aprovado em primeiro turno no dia 6 de outubro. A partir daí, o plenário passou a debater as 223 emendas apresentadas pelos parlamentares para complementar a proposta, suprir lacunas e acrescentar ações que não estavam previstas.
A votação das emendas foi concluída apenas no dia 21, após três semanas consecutivas de debates em plenário e resultou em 130 emendas aprovadas, 21 rejeitadas e 72 retiradas pelos autores antes de serem colocadas em votação. No segundo turno foram feitos os ajustes finais no Plano, tendo sido acatadas mais sete emendas, perfazendo um total de 137 alterações à proposta original. Como houve emendas de 2º turno foi necessária uma terceira votação, para que o plenário concordasse com a redação final do texto.
Ao todo, 10 sessões plenárias foram dedicadas à votação, somando aproximadamente 25 horas de debates em plenário - mais tempo que uma rodada completa do campeonato brasileiro, com 10 partidas de futebol. O texto agora está sob análise do prefeito Gustavo Fruet, que pode concordar com ele integralmente e transformá-lo em lei (sanção) ou discordar de trechos da proposta e vetá-los. Caso haja veto, cabe aos vereadores decidirem sobre sua manutenção ou derrubada.
Toda a cobertura feita pela Assessoria de Comunicação da Câmara pode ser consultada aqui no hotsite, basta clicar no link notícias. Também foram produzidas reportagens especiais que resgatam a história do planejamento urbano da cidade, investigando os planos Agache, Wilheim-Ippuc, o de 2004 e 10 inovações no Plano Diretor 2015-2025.

O Plano
Em linhas gerais, o Plano prevê uma cidade mais compacta e descentralizada, em que os cidadãos precisem se deslocar menos para acessar os serviços, preferencialmente com o transporte coletivo ou meios não motorizados. Também estão reservados espaços para que as construções tenham mais andares (verticalização), especialmente em novos eixos estruturantes - que recebem transporte coletivo de alta capacidade - no sentido leste-oeste.

#Participe       #Transparência       #PlanoDiretorCuritiba


































ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alameda Prudente de Moraes pode se tornar polo gastronômico
Serviço Público aceita adiar cobrança fracionada do EstaR
Plenário mantém veto parcial ao Polo Gastronômico da Região Norte
Câmara analisa veto parcial ao Polo Gastronômico da Região Norte
Ippuc apresenta Lei de Zoneamento à Comissão de Urbanismo
Economia concorda em ampliar prazo para início do EstaR fracionado
Economia admite LDO 2019; consulta pública começa nesta quarta
Câmara autoriza novo convênio entre Prefeitura de Curitiba e Sanepar
Economia vota admissibilidade da LDO 2019 nesta terça
Novo contrato com a Sanepar será votado nesta terça-feira
Acatada urgência a projeto que altera contrato com a Sanepar
Monitoramento de maus-tratos a animais tem parecer favorável da CCJ
Prefeitura de Curitiba pretende modificar contrato com Sanepar
Polo Gastronômico da Região Norte terá redação final
Vereadores aprovam polo gastronômico e Cidadania Honorária
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.