back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 27 de maio de 2019
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 04/06/2012 - 18:54:04

Notas de plenário II

  • Na tribuna, Dona Lourdes pediu mais consideração com o seu mandato parlamentar. (Foto – Anderson Tozato)
  • Noemia Rocha iniciou o debate informando que gostaria de ser a vice de Rafael Greca. (Foto – Anderson Tozato)
  • Pedro Paulo disse que o sistema eleitoral precisa ser repensado e que coligações não devem ser condenadas. (Foto – Anderson Tozato)
  • Ao reiterar que o PV apoiará a candidatura de Fruet, Paulo Salamuni enalteceu a trajetória política da família do candidato. (Foto – Anderson Tozato)
  • Emerson Prado afirmou que o PSDB tem compromisso com Luciano Ducci. (Foto – Anderson Tozato)
  • Jair Cézar justificou requerimento de sua autoria que sugere ao Executivo a implantação de Academia ao Ar Livre nas Unidades de Saúde. (Foto – Anderson Tozato)
Requerimento I
Foi aprovado na sessão plenária desta segunda-feira (4) requerimento do vereador Emerson Prado, líder do PSDB, que incluiu nos anais da Casa matéria publicada na revista Veja, em 25 de maio, sobre polêmico encontro entre o ex-presidente Lula e o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes. O parlamentar fez ainda uma comparação entre os ex-presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso, dizendo que “este é uma voz ativa no país, nunca mais tendo disputado cargos políticos, e que aquele faz articulações para voltar ao poder”.

Requerimento II
Para o vereador Pedro Paulo, líder do PT, a publicação representa um grupo econômico com interesses: “não é de hoje que esta revista inventa ou distorce informações. Por esta razão, defendo um controle social sobre os meios de comunicação, desde que seja garantida a total liberdade de expressão”.

Requerimento III
Quem também fez críticas à imprensa foi a vereadora Professora Josete (PT). “Um dos maiores problemas é que alguns veículos de comunicação não ouvem todos os lados envolvidos no assunto”, opinou. A parlamentar reafirmou a necessidade do controle social, para garantir que a população possa intervir na qualidade do conteúdo produzido. Josete acrescentou que considera Lula um democrata, pois, segundo ela, o ex-presidente poderia ter conquistado o direito de exercer um terceiro mandato presidencial, mas não o fez.

Pesar
O vereador Juliano Borghetti (PP) registrou em plenário o falecimento de José de Castro Alves Ferreira, conhecido como Juquinha, ex-jogador de futebol de vários clubes de Curitiba. De acordo com o parlamentar,  o falecimento ocorreu na segunda-feira (29) e o atleta fará muita falta à cidade de Curitiba.

Defesa I
Na tribuna, Dona Lourdes (PSB) pediu mais consideração com o seu mandato parlamentar. Ela criticou o índice de transparência elaborado pelo jornal Gazeta do Povo, questionando o processo de apuração da notícia. “Completo 85 anos em dezembro e trabalho com pessoas carentes há mais de 30 anos. A nota que recebi não tem importância”. (Foto 1)

Defesa II
Dona Lourdes lembrou que possui 100% de presença em plenário, tendo participado de todas as votações realizadas nos últimos sete anos. “O que realmente importa é o carinho que recebo todos os dias das pessoas que conhecem o meu trabalho, dos excluídos que atendo diariamente no bairro Santa Quitéria”, afirmou.

PMDB I
Noemia Rocha (PMSB) lembrou em plenário que o ex-prefeito Rafael Greca será o candidato do PMDB à prefeitura de Curitiba, concorrendo o partido com uma candidatura própria. Um dos objetivos, segundo ela, é proporcionar um número maior de vereadores eleitos. Em Curitiba, são quatro pré-candidados a dirigir a cidade a partir de 2013, o atual prefeito Luciano Ducci (PSB), que tentará a reeleição, Ratinho Jr. (PSC), Rafael Greca (PMDB) e Gustavo Fruet (PDT).

PMDB II
Ao reiterar que defende candidatura própria, Noemia Rocha disse que se colocou à disposição para ser a vice de Rafael Greca. “Queremos candidatura própria, chapa pura. Inclusive sugeri meu nome para ser a vice de Greca”, frisou, na tribuna da Câmara de Curitiba. (Foto 2)

PT
O sistema eleitoral precisa ser repensado e coligações não devem ser condenadas. O posicionamento é do vereador Pedro Paulo (PT) ao se referir à união do PDT, PV e PT para pleitear a prefeitura de Curitiba. Para o parlamentar, a decisão do Partido dos Trabalhadores de apoiar o candidato Gustavo Fruet (PDT) foi acertada. (Foto 3)

PV
Paulo Salamuni (PV), seguindo o pensamento e posicionamento de Pedro Paulo (PT), disse que “é uma alegria para o partido firmar aliança com o PT e PDT. A parceria sem dúvida é muito boa”. O parlamentar ocupou a tribuna da Casa e enalteceu a trajetória política da família Fruet. “A maior obra de Mauríco Fruet foi a devolução do Palácio 29 de março, atual sede da prefeitura de Curitiba, à população”, opinou. (Foto 4)

Coligações
Mais tempo no horário eleitoral gratuito, mais chance de vitória, visibilidade ou até aumento no número de candidatos a um cargo são alguns fatores que podem explicar a escolha por determinada aliança ou coligação política para uma eleição.

PSDB
O líder do PSDB na Câmara, vereador Emerson Prado, também entrou no debate sobre a disputa pela prefeitura. Falou que, apesar de ser a favor de candidatura própria, o partido se comprometeu com Luciano Ducci. “Ducci é um grande tocador de obras”, ressaltou, acrescentando que o partido tem a pretensão de indicar o vice. Porém, ficará a critério da base aliada avaliar a melhor opção, durante a convenção do partido. (Foto 5)

Sugestão
Documento de autoria do vereador Jair Cézar (PSDB), sugerindo ao Executivo a implantação de Academia ao Ar Livre nas Unidades de Saúde onde houver espaço físico, foi aprovado, por unanimidade, durante a sessão plenária. A ideia do parlamentar é possibilitar que o servidor da Saúde, moradores da região e usuários das unidades utilizem os aparelhos, “favorecendo a melhoria da qualidade de vida, redução de estresse e, com isso, reduzindo problemas de saúde pública”. (Foto 6)



 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Anexos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2019 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.