back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 21 de abril de 2019
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 23/11/2012 - 17:09:37

Câmara homenageia nomes ligados à cultura e à educação

  • O presidente da Casa, João Cordeiro, conduziu a solenidade. (Foto - Anderson Tozato)
  • Diversos vereadores prestigiaram a solenidade. (Foto - Anderson Tozato)
  • O público prestigiou os homenageados. (Foto - Anderson Tozato)
  • O vereador Tito Zeglin saúda os homenageados e tece comentários sobre a cultura e educação. (Foto - Anderson Tozato)
  • O presidente da Casa, João Cordeiro, entrega o Mérito Fernando Amaro ao Padre Kleina. (Foto - Anderson Tozato)
  • O vereador Serginho do Posto confere o Mérito Fernando Amaro ao escritor Márcio Renato dos Santos. (Foto - Anderson Tozato)
  • O Prêmio João Crisóstomo Arns foi conferido a Enio Rodrigues da Rosa pelo vereador Pedro Paulo. (Foto - Anderson Tozato)
  • O violinista Marco Damm recebe o prêmio João Crisóstomo Arns das mãos da vereadora Julieta Reis. (Foto - Anderson Tozato)
  • A vereadora Julieta Reis entrega o título de professor honorário à Marion Dorrit Hildegard Matesich. (Foto - Anderson Tozato)
  • Padre Kleina agradece em seu nome e dos demais homenageados. (Foto - Anderson Tozato)
  • O vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, faz uso da palavra. (Foto - Anderson Tozato)
A Câmara de Curitiba prestou homenagem a várias pessoas ligadas à educação e à cultura paranaense, na noite desta quinta-feira (23), no plenário da Casa. Foram concedidos os prêmios Mérito Fernando Amaro, Prêmio Professor João Crisóstomo Arns e Prêmio Professor Honorário. O presidente João Cordeiro (PSDB) iniciou e conduziu a solenidade. Coube ao vereador Tito Zeglin (PDT) fazer a saudação. Ao destacar a importância da prática da leitura, Zeglin lembrou que compete à Câmara, enquanto órgão representativo, o reconhecimento dos indivíduos que atuam em prol da coletividade. Explicou, também, o objetivo e abrangência de cada reconhecimento. Em seguida, Pedro Paulo (PT) nomeou os homenageados e os respectivos vereadores responsáveis pelas premiações, a começar pelo Mérito Fernando Amaro.
Mérito Fernando Amaro
A vereadora Julieta Reis (DEM) entregou o prêmio à atriz Cléo Busatto. O presidente João Cordeiro ao padre Luiz Alberto Kleina, pároco e reitor do Santuário Nossa Senhora do Carmo. O desembargador Luiz Eduardo Gunther, que atua no Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, recebeu o prêmio das mãos da vereadora Dona Lourdes (PSB). O vereador Serginho do Posto (PSDB) homenageou a figura de Márcio Renato dos Santos, jornalista com mestrado em estudos literários. O último homenageado foi Pedro Ricardo Dória, que exerceu o jornalismo por mais de 25 anos como editor dos jornais gazeta do Povo e Estado do Paraná, bem como junto à Copel.
João Crisóstomo Arns
O segundo prêmio a ser entregue foi o João Crisóstomo Arns. A vereadora Dona Lourdes entregou a premiação ao professor Antonio Dionísio de Paula Carrano, Assistente do Núcleo Regional de Educação. Ênio Rodrigues da Rosa, coordenador Pedagógico do Centro de Atendimento Educacional Especializado Professor Osny Macedo Saldanha, que se destacou pela luta à inclusão social de pessoas com deficiência visual, recebeu o certificado de Pedro Paulo. A vereadora Julieta Reis concedeu o prêmio ao músico Marco Damm, professor de violino da Escola de Belas Artes do Paraná e integrante da Camerata Antiqua de Curitiba. A historiadora Regina Elena Saboia Iorio recebeu a homenagem das mãos do vereador Serginho do Posto. Ela foi responsável pela instalação do Criativa Birô, em parceria com o Ministério da Cultura. Tito Zeglin homenageou o presidente da Associação Litorânea dos Filhos e Amigos de Antonina, doutor Sebastião Carneiro de Souza. O nome da professora Terezinha Rossi, coordenadora das Ações Pedagógicas Descentralizadas (APEDs), foi lembrado pelo presidente João Cordeiro. O último homenageado, Virgílio Josué Balestro, indicado pelo vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB), é graduado em Direito, Economia e Letras com especialização em Inglês, autor dos livros “Samurais e bandeirantes” e “Desiguais de natureza e desiguais incomuns” e lecionou Ciência Política na PUC do Rio Grande do Sul.
Professor Honorário
O primeiro Prêmio Professor Honorário foi entregue pela vereadora Julieta Reis a Marion Dorrit Hildegard Matesich, por seu trabalho de voluntariado junto ao Clube Soroptimista Internacional do Curitiba Glória. A vereadora Dona Lourdes encerrou as entregas de prêmios conferindo o título à professora Marina Oliveira Souza da Silva, por sua atuação voluntária no Colégio Estadual Deputado Olívio Belich.
Agradecimento
O líder religioso padre Kleina agradeceu as indicações em nome de todos os homenageados. Ressaltou a importância de se valorizar a cultura e congratulou todos os homenageados. Lembrou da proximidade do Natal e da importância da espiritualidade em um mundo, segundo ele, que valores familiares se fragmentam continuamente.
Após a execução do hino de Curitiba, o vice-governador Flávio Arns fez o uso da palavra. Arns iniciou louvando todas as iniciativas em prol da cultura e lembrou que entre as efemérides importantes do ano de 2012, destaca-se o centenário da poetisa Helena Kolody. O vice-governador rememorou com respeito e carinho a figura de João Crisóstomo Arns ou “Tio Frei” como ele era chamado pelos alunos. “Paciente e amigo, Crisóstomo não descuidava do rigor no ensino e a atribuição de seu nome a um prêmio tão relevante faz justiça à sua história”, disse.
Presenças
Estavam presentes à solenidade o presidente da casa, João Luis Cordeiro; o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, representando o governador Beto Richa; o arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti; a desembargadora Rosalie Michaele Bacila Batista, representando o presidente em exercício do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, desembargador Altino Pedrozo dos Santos; o reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Clemente Ivo Juliato; a diretora da Semiliberdade Feminina de Curitiba, Simoneide Fernandes, representando a secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, e João Carlos de Lucas, presidente da Câmara Internacional de Pesquisas e Integração Social.



 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Anexos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2019 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.