back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 18 de janeiro de 2019
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 22/03/2013 - 11:32:06

Inaugurada a 12ª Reserva Particular do Patrimônio Natural de Curitiba

  • Os vereadores Paulo Salamuni e Bruno Pessuti com a proprietária da Reserva Airumã e o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Renato Lima. (Foto – Divulgação Adriano Rabiço)
  • Prefeito Gustavo Fruet na cerimônia de inauguração da Reserva Airumã, de 30 mil m², no bairro Santa Felicidade. (Foto – Divulgação Adriano Rabiço)
  • Terezinha Vareschi mostra o certificado que transforma a Reserva Airumã na 12ª Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal de Curitiba (RPPNM). O Espaço será utilizado em ações de Educação Ambiental. (Foto – Divulgação Adriano Rabiço)

O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Paulo Salamuni (PV) e o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Bruno Pessuti (PSC), participaram nesta quinta-feira (21) da inauguração da 12ª Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal de Curitiba (RPPNM).  A área tem 30 mil m² de mata nativa e está localizada no bairro Santa Felicidade.

O título de Unidade de Conservação foi concedido pela prefeitura com base na Lei Municipal 13.899/2011, aprovada pela Câmara de Curitiba. O prefeito Gustavo Fruet e o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Renato Eugênio de Lima, estiveram presentes na  inauguração da reserva natural, pertencente a Terezinha Vareschi e batizada como Airumã, palavra tupi que significa “estrela da manhã”. Terezinha preside a Associação de Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e Região Metropolitana.

“Curitiba ainda conta com 18% de seu território coberto por vegetação nativa e, destes, 15% estão em propriedade particular, daí nossa preocupação em evitar que a biodiversidade seja ainda mais ameaçada”, explica Terezinha, que vê na criação de RPPNMs uma maneira de criar corredores de biodiversidade na capital. A Reserva Airumã abrigará programas de educação ambiental, ecoturismo, pesquisas científicas e produção de mel por meio da criação de abelhas nativas, sem ferrão, adianta Terezinha.

Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Salamuni, a criação de mais uma RPPNM em Curitiba é fundamental para assegurar as condições para um desenvolvimento urbano sustentável.  “As áreas verdes urbanas têm um papel importante na garantia da biodiversidade. Além das funções biológicas, essas áreas contribuem para o conforto ambiental das cidades; nossa percepção e nosso convívio com o ambiente urbano ficam muito mais agradáveis com a presença da mata nativa bem conservada”, disse.

O vereador Bruno Pessuti, presidente da Comissão de Meio Ambiente, elogiou a iniciativa da proprietária da RPPNM e disse estar muito satisfeito em acompanhar a concretização de um sonho. “Esse sonho não é só dela, é de toda uma cidade que pensa na preservação da natureza. É dessa forma que queremos desenvolver o meio ambiente: cada vez mais liberando novas áreas para preservação ambiental, pois são um benefício para a coletividade da Curitiba do futuro”, destacou.


RPPNMs

As Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal são uma ferramenta desenvolvida pelo município de Curitiba em conjunto com a sociedade civil de forma a assegurar incentivos para que proprietários de áreas verdes transformem seus imóveis em Unidades de Conservação.  Em linhas gerais, a Lei Municipal que regulamenta as RPPNMs diz que os imóveis particulares no município de Curitiba que tenham mais de 60% de sua área composta por bosques nativos relevantes podem receber títulos de potencial construtivo como contrapartida a um compromisso formal de conservação da mata.

A lei, sancionada em 2006, passou por alterações na Câmara Municipal de Curitiba em 2011. De acordo com o vereador Jonny Stica (PT), que presidia a Comissão de Urbanismo na época da alteração da lei, as mudanças serviram para estimular mais proprietários a transformarem suas áreas em reservas, reduzindo custos e a burocracia que envolve a criação das RPPNMs, bem como melhorar a compensação aos proprietários pela criação da reserva, através de concessão de potencial construtivo.



 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
  • Anexos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2019 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.