back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 15 de novembro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 09/10/2013 - 14:23:36

Entrega de título de cidade-irmã a Akureyri destaca imigração islandesa

  • A Câmara de Curitiba oficializou a parceria com o município islandês de Akureyri, sua nova cidade-irmã. (Foto – Anderson Tozato)
  • “Não podemos imaginar Curitiba sem essa miscigenação de raças”, disse Paulo Salamuni. (Foto – Anderson Tozato)
  • Casado com uma brasileira, Magnus Olason representou o prefeito de Akureyri. (Foto – Anderson Tozato)
  • A entrega do título honorífico foi prestigiada por cidadãos islandeses e descendentes de imigrantes do país europeu. (Foto – Anderson Tozato)
  • O presidente da Associação Islândia Brasil (Aisbra), Mario Antonio dos Santos. (Foto – Anderson Tozato)
  • A Aisbra entregou placa comemorativa aos 150 anos da imigração islandesa a Curitiba. (Foto – Anderson Tozato)
A Câmara Municipal de Curitiba entregou, nesta quarta-feira (9), o título de cidade-irmã a Akureyri, segundo maior município da Islândia. Concedida devido à semelhança com os “ideais culturais, humanísticos e civistas”, a homenagem foi prestigiada por cidadãos islandeses e destacou o papel dos imigrantes para a construção da capital.

“Não podemos imaginar Curitiba sem essa miscigenação de raças. Que os cidadãos de Akureyri sintam-se em casa em nossa cidade”, disse o presidente do Legislativo, Paulo Salamuni (PV). Casado com uma brasileira e há quatro anos na capital, o gerente de vendas Magnus Olason, natural do município islandês, representou na cerimônia o prefeito da nova cidade-irmã, Eiríkur Björn Björgvinsson.

Segundo Olason,  Akureyri é reconhecida como polo cultural, com um Jardim Botânico e diversos museus, dentre outros espaços, e também se destaca pelas instalações esportivas, o turismo e a indústria pesqueira. Ele definiu a parceria como a “celebração do vínculo de amizade com Curitiba”.

A cerimônia também foi acompanhada pelo presidente da Associação Islândia Brasil (Aisbra), Mario Antonio dos Santos, que registrou os 150 anos da imigração islandesa. A entidade fez a entrega de placa comemorativa à Câmara de Curitiba.

Cidades-irmãs

A lei que criou o protocolo é de 1973 e só contempla cidades estrangeiras que se identifiquem com o ideal de humanismo, cultura e civismo, dentre outras características. Entre as principais cidades-irmãs de Curitiba estão Orlando (EUA), Suwon (Coreia do Sul), Durban (África do Sul), Guadalajara (México) e Coimbra (Portugal).

A irmandade prevê cooperação em questões urbanas, ambientais, educacionais e tecnológicas, por meio do intercâmbio de informações e ideias que promovam o bem-estar dos cidadãos. Pretende, ainda, a parceria nas áreas econômica, cultural, turística, de transporte e esportiva, com respeito às características sociais e culturais de cada cidade.


 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.