back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 21 de julho de 2019
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 23/06/2014 - 12:46:43

Notas de Plenário – Sessão ordinária de 23 de junho

  • Vereadores guardam um minuto de silêncio pelo falecimento de Inadir Fernandes, mãe do vereador Geovane Fernandes (PTB), e Floriano Alves Pereira, irmão do vereador Zé Maria (SD). (Foto – Andressa Katriny/CMC)
  • Felipe Braga Côrtes pede mais atenção da Setran na fiscalização de entregas no anel central de Curitiba, pois os caminhões de gás, por exemplo, estão proibidos de circular das 6h30 às 20h.. (Foto – Andressa Katriny/CMC)01| Vereadores guardam um minuto de silêncio pelo falecimento de Inadir Fernandes, mãe do vereador Geovane Fernandes (PTB), e Floriano Alves Pereira, irmão do vereador Zé Maria (SD). (Foto – Andressa Katriny/CMC)
Segundo turno
Foi aprovado hoje, em segundo turno, projeto do vereador Paulo Rink (PPS) que disciplina a implantação de provedores adaptados para pessoas com deficiência ou com dificuldade de locomoção nas lojas de departamento de Curitiba. O código da proposição é 005.00324.2013.

Crédito à SIT I
Com 27 votos favoráveis, foi aprovado por unanimidade um crédito adicional especial, de R$ 8,9 milhões, à Secretaria de Informação e Tecnologia (SIT) (013.00002.2014). De iniciativa do Executivo municipal, o projeto cria dotação orçamentária à implementação da pasta, criada em abril último pela lei municipal 14.422/2014.

Crédito à SIT II
O montante foi remanejado das secretarias municipais do Governo e de Planejamento e Administração. A segunda votação do crédito à SIT será na sessão desta terça-feira (24).

Convenção
Noemia Rocha (PMDB) registrou o resultado da convenção estadual de seu partido, realizada na última sexta-feira (20). Por 319 votos a 250, foi decidida a candidatura do senador Roberto Requião ao governo do Paraná. O outro grupo defendia uma aliança com o PSDB.

Prêmio Neruda I
Começou a tramitar o projeto de lei da Comissão de Educação, Cultura e Turismo que fixa quem receberá a homenagem. Onze parlamentares indicaram pessoas e entidades que, pelo seu trabalho, tenham se destacado na luta pelo direito à liberdade ideológica, de credo religioso, de opinião, pela democracia e pela justiça social. O código da proposição é 107.00001.2014.

Prêmio Neruda II
O prêmio Pablo Neruda é entregue a cada dois anos, sempre nos anos ímpares. Na edição de 2015, ano que vem, serão homenageados Antonio Narciso Pires de Oliveira, Deuza Avellar, James Alberti, Luiz Adão Marques, Marcelo Marques Fortunato, Nyck Maftum e as entidades Associação Cultural Nova Acrópole, Associação de Caridade São Vicente de Paulo, Comunidade Bethânia, ONG Anjos e Socorro aos Necessitados.

Minuto de silêncio
Os vereadores de Curitiba guardaram um minuto de silêncio, durante a sessão plenária, em respeito ao falecimento de Inadir Fernandes, mãe do vereador Geovane Fernandes (PTB), e Floriano Alves Pereira, irmão do vereador Zé Maria (SD). “O nosso apoio aos parlamentares nesse momento difícil”, disse Paulo Salamuni (PV), presidente da Câmara Municipal.

Nota de falecimento
Durante a sessão, o vereador Jorge Bernardi (PDT) comunicou o falecimento do jornalista Joel Mello, ex-funcionário da rede Deutsch Welle e assessor de imprensa das empresas Siemens e Uninter. “Joel também foi presidente do Instituto Wilson Picler de Responsabilidade Social”, lembrou o parlamentar.

Redução da maioridade I
O vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB) utilizou a tribuna para defender mudanças no Estatuto da Criança e do Adolescente. “É uma pena que não tenha sido aprovado, no Congresso, projeto do senador Aloysio Nunes que punia jovens de 16 a 18 anos que cometessem crime hediondo ou reincidissem”, afirmou. Côrtes pediu que o tema seja debatido na eleição presidencial deste ano.

Redução da maioridade II
“O que a gente vê hoje em dia são menores de idade que passam três meses em medida socioeducativa e depois estão soltos”, reclamou Felipe Braga Côrtes. “Sou membro do Conselho Comunitário de Segurança do Água Verde e temos um grupo de comunicação via celular. Os membros da PV que entregam o grupo comunicam diariamente crimes cometidos por adolescentes. Isso tem que parar e o caminho é mudar a legislação”, afirmou o parlamentar.

Gás a granel
Na tribuna, o vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB) comunicou que pedirá mais fiscalização da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) nas entregas de gás e outros materiais no anel central de Curitiba. “A Câmara já aprovou uma lei de minha autoria (lei municipal 13.431/2010) que proíbe entrega das 6h30 às 20h, mas hoje um caminhão travou o tráfego de veículos na rua Doutor Muricy”, reclamou o parlamentar.


 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2019 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.