back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 18 de janeiro de 2019
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 11/08/2014 - 12:43:12

Notas de Plenário – Sessão ordinária de 11 de agosto

Denominação
O plenário aprovou a denominação de bem público em homenagem ao ex-deputado Paulo Munhoz da Rocha (009.00008.2014). O homenageado era engenheiro civil e foi deputado federal entre 1991 e 1994. Munhoz da Rocha, segundo a autora da proposição, Julieta Reis (DEM), foi um defensor dos direitos dos ferroviários, além de ter exercido o cargo de presidente da extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA)

Visita
Alunos do 8º ano do Colégio Estadual Sebastião Saporski, localizado no Taboão, acompanharam a sessão de hoje. "O objetivo é aprofundar os conteúdos que são vistos em sala de aula, como democracia e cidadania", disse Veridiana Mantovani, que organizou a atividade. Ela faz parte de uma ação de letramento educacional mantida pelo Sesc Centro.

Dia do Advogado
Durante o pequeno expediente, foi registrado o Dia do Advogado, comemorado no dia 11 de agosto, data que coincide com a abertura dos primeiros cursos de Direito no Brasil.

Pedido de informações
Pedido de informações oficiais aprovado pelos vereadores pede que o Executivo envie à Câmara Municipal uma relação com dados de todas as concessionárias que prestam “serviço funerário” na capital. A lista deverá conter dados como razão social, CNPJ e a composição societária. O código do requerimento, para consulta pela internet, é 062.00280.2014

Funerárias I
Durante o pequeno expediente desta segunda-feira (11), o projeto de lei que pretende flexibilizar o rodízio de funerárias em Curitiba voltou ao debate. O vereador Dirceu Moreira (PSL) usou a tribuna para defender seu nome e de Toninho da Farmácia (PP), de acusações de que fariam parte da “máfia das funerárias”. “Defendemos o rodízio porque é o melhor sistema, além de garantir um atendimento legítimo para as famílias enlutadas”, defendeu.

Funerárias II
Para o vereador Jonny Stica (PT) o sistema de rodízio deve ser mantido. Embora considere positivo o sistema aleatório de escolha das funerárias, Chico do Uberaba (PMN) defende a “livre iniciativa” do empresário fazer parte ou não do sistema.

“Concregrama”
Os vereadores concordaram em enviar à Prefeitura de Curitiba, nesta semana, um pedido de informações sobre a possibilidade do uso de “concregrama” na cidade. “Essas peças, que são estruturas de concreto vazado com grama nos vãos, ou feitas de plástico, são consideras no cálculo de permeabilidade?”, questiona o documento (062.00278.2014).

Feira de Artesanato
Suposta agressão e uso de truculência por fiscais que atuaram na Feira do Artesanato, no dia 3 de agosto, é o assunto abordado pelo pedido de informações 062.00279.2014. O documento pede o nome de quem autorizou a ação no Instituto Municipal de Turismo, o nome dos fiscais, se houve apreensão de produtos e se os feirantes receberam orientação sobre como proceder nesses casos.

Pesar
Foi observado um minuto de silêncio pelo falecimento, ontem, do professor Cláudio Gamas Fajardo, aos 63 anos. Militante político, ele dirigiu a Biblioteca Pública do Paraná. Também foi registrado pesar pela morte, hoje, do empresário Valdir Volpato, um dos fundadores da Gelopar. (Foto 1)

Lançamento
Foi registrado o lançamento do livro "Gestão de serviços públicos municipais", do vereador Jorge Bernardi (PDT). O evento será realizado no próximo dia 26, às 19h, na Livrarias Curitiba do Shopping Estação.

Hospital veterinário
Foi defendida em plenário a necessidade da cidade de Curitiba dispor de hospital veterinário público, para atender animais de cidadãos com menor poder aquisitivo. Também foi salientado o número de animais abandonados na capital, que chega a 400 mil.

Região Metropolitana
Outro assunto debatido no plenário foi a necessidade de rever a distribuição dos recursos para a saúde, entre Curitiba e a região metropolitana. A liderança do prefeito, na tribuna, se referiu à matéria publicada por um jornal de grande circulação da capital, de que 10% dos pacientes atendidos em Curitiba vêm da região metropolitana.


 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.



Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2019 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.