back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 12 de julho de 2020
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 18/03/2015 - 14:44:13

Rainha do Papel de Bala é cidadã honorária de Curitiba

  • “Descobri a literatura através de um papel de bala. Foi este papel que me trouxe até aqui, que me fez crescer”, disse a mineira. (Foto – Chico Camargo/CMC)
  • Julieta Reis apresentou o livro "A Viagem de Efigênia Rolim nas Asas do Peixe Voador", que narra a trajetória da artista. (Foto – Chico Camargo/CMC)
  • O projeto que concedeu o título de cidadã honorária de Curitiba à Rainha do Papel de Bala foi aprovado em 2013. (Foto – Chico Camargo/CMC)
Efigênia Ramos Rolim, conhecida popularmente como a Rainha do Papel de Bala, é a mais nova cidadã honorária de Curitiba. A homenagem à artesã, poeta e contadora de histórias foi entregue pela vereadora Julieta Reis (DEM), na sessão plenária desta quarta-feira (18) (lei municipal 14.236/2013).

Nascida em 1931 em Abreu Campo (MG), a homenageada vive em Curitiba desde 1990, onde se tornou uma das artistas populares mais conhecidas do Brasil. Há mais de 20 anos, marca presença em diversas exposições e eventos culturais, como o Concurso Nacional de Presépios, o Simpósio Nacional de Contadores de Histórias e a Exposição “A vida das coisas”, no Museu do Folclore Edison Carneiro, no Rio de Janeiro (RJ).

“Ela é reconhecida como a Rainha do Papel de Bala, por utilizar principalmente papel de bala nas suas esculturas. Sempre é convidada pelas escolas públicas e particulares para falar da importância da reciclagem do lixo para a saúde do planeta”, destacou Julieta Reis, autora do projeto de lei que deu origem à homenagem (006.00001.2013).

Além disso, a vida e obra da “Mestre Efigênia” já inspirou peças de teatro, obras cinematográficas e literárias, entre elas, os documentários "Rainha do Papel", dos paranaenses Estevan Silveira e Tiomkim (1999), e "O Filme da Rainha", do argentino Sérgio Mercurio (2006) e o livro "A Viagem de Efigênia Rolim nas Asas do Peixe Voador", da jornalista paranaense Dinah Ribas Pinheiro.

“Fui reconhecida e aceita como poeta. Descobri a literatura através de um papel de bala. Foi este papel que me trouxe até aqui, que me fez crescer”, disse a mineira, única artista local a expor suas obras na Bienal Internacional de Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em 2013.


 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2020 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.