back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 22 de setembro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 07/04/2015 - 15:54:22

Presidente do Conselho de Política Étnico-Racial é empossado

  • Laurindo frisou que 24% da população de Curitiba é afrodescendente e assegurou que o conselho vai continuar lutando pela garantia dos direitos dessa comunidade. (Foto – Andressa Katriny/CMC)
  • Segundo o líder da maioria, vereador Paulo Salamuni (PV), a Câmara não tem faltado no apoio à causa dos negros. (Foto – Andressa Katriny/CMC)
  • Ao deixar o cargo, Saul Dorval entregou ao presidente Ailton Araújo (PSC) relatório das ações realizadas pelo Comper e disse que a “luta foi árdua, mas de conquistas”. (Foto – Andressa Katriny/CMC)
  • Integrantes do Conselho Municipal de Política Étnico-Racial, do Movimento Negro e o Assessor de Direitos Humanos da Prefeitura de Curitiba, Igo Martini, acompanharam a posse. (Foto – Andressa Katriny/CMC)
O novo presidente do Conselho Municipal de Política Étnico-Racial (Comper), Denilto Laurindo, foi empossado no cargo durante a sessão desta terça-feira (7) da Câmara de Curitiba. Laurindo estará à frente do órgão entre 2015 e 2018 e sucede a gestão de Saul Dorval. O Comper, criado pela lei 11.833/2006, tem o objetivo de “garantir, promover, proteger e defender os direitos humanos da comunidade afrodescendente”.

Laurindo frisou que 24% da população de Curitiba é afrodescendente e assegurou que o conselho vai continuar lutando pela garantia dos direitos dessa comunidade. “Muitas vezes ficamos em segundo lugar, por isso vamos trabalhar pela equidade no atendimento das políticas públicas e buscar nossa representação nos espaços decisórios da cidade”.

Ainda segundo o presidente, duas das principais bandeiras do Comper serão a criação de um mecanismo de fiscalização de crimes raciais e a criação de cotas raciais nos concursos públicos municipais. “O poder público tem que dar a devida atenção para os afrodescendentes, não só pela sua representação na sociedade, mas pela colaboração destas pessoas para o desenvolvimento socioeconômico de Curitiba”, completou.

Segundo o líder da maioria, vereador Paulo Salamuni (PV), a Câmara não tem faltado no apoio à causa dos negros. “Tivemos uma atitude coerente e corajosa na legislatura passada ao criar o feriado do Dia da Consciência Negra. Foi uma remissão daquilo que esta Casa fez há séculos, quando criou leis discriminatórias à população negra”, explicou, ao lamentar que a data esteja “sub judice”.

Ao deixar o cargo, Saul Dorval entregou ao presidente Ailton Araújo (PSC) relatório das ações realizadas pelo Comper e disse que a “luta foi árdua, mas de conquistas”. Dorval agradeceu o apoio recebido dos vereadores, do Ministério Público do Paraná e do Movimento Negro e reforçou a necessidade da realização das chamadas ações afirmativas que, segundo ele, seriam importantes para o crescimento do país.

Integrantes do Conselho Municipal de Política Étnico-Racial, do Movimento Negro e o Assessor de Direitos Humanos da Prefeitura de Curitiba, Igo Martini, acompanharam a posse. Os vereadores Mestre Pop (PSC) e Dirceu Moreira (PSL) representam o Poder Legislativo no Comper.


 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.