back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 27 de maio de 2019
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 21/08/2015 - 14:13:53

Com cirurgias “sobrando”, burocracia emperra atendimentos

  • Comissão de Saúde conversa com médicos do Hospital Santa Madalena Sofia, no Bairro Alto. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Hospital Santa Madalena Sofia poderia aumentar atendimentos do SUS, mas diretoria reclama da burocracia. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Vereadores da Comissão de Saúde se comprometeram a mediar questões do hospital junto a Prefeitura de Curitiba. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Comissão de Saúde e diretora-geral do Hospital Santa Madalena Sofia na instituição, localizada no Bairro Alto. (Foto: Chico Camargo/CMC)
“Quando o Poder Público não agiliza a utilização dos leitos e cirurgias já disponíveis no sistema municipal de Saúde, quem sofre é a população. Vamos intervir na questão, requisitando mais eficiência da Prefeitura de Curitiba nos procedimentos”, afirmou, nesta sexta-feira (21), a vereadora Noemia Rocha (PMDB), presidente da Comissão de Saúde. Ela, Valdemir Soares (PRB) e Chicarelli (PSDC) visitaram hoje o Hospital Santa Madalena Sofia, no Bairro Alto, que tem profissionais e estrutura para ampliar o atendimento do SUS, “mas esbarra na burocracia”.

O Hospital possui atualmente 54 leitos - 36 clínicos e 18 para cirurgias - e realiza mais de 5 mil atendimentos ambulatoriais por mês. “Praticamente todo o nosso trabalho é com pacientes do SUS. Pelo Sistema Único de Saúde, fazemos 500 cirurgias por mês em otorrinolaringologia (nariz e garganta), ortopedia (joelho), vascular e geral”, enumerou Reginaldo de Souza, gerente de projetos da instituição de saúde.

“Nós temos médicos para ampliar os atendimentos, e já comunicamos isso aos órgãos públicos, mas essa vagas estão demorando para aparecer no sistema. Da nossa parte, já podíamos receber a população, só que as internações no hospital só ocorrem via SUS, pela central de leitos ou pela central de consultas”, reforça Alessandra Campelo Diniz Picolo, diretora-geral do Hospital Santa Madalena Sofia. Ela também reclamou da burocracia para liberar equipamentos e repasses da União mediados pela administração municipal.

Para o vereador Valdemir Soares, as queixas ouvidas durante a visita não são exclusividade do hospital do Bairro Alto. “Falta relacionamento institucional da Secretaria Municipal de Saúde com os hospitais de Curitiba. Tem que desburocratizar os procedimentos e atender mais a população. Já tínhamos notado isso na questão dos repasses do SUS e no desembolso das emendas parlamentares”, alertou. Chicarelli apoiou a decisão de a Comissão de Saúde seguir ouvindo os hospitais da cidade. “Faremos pedidos de informação”, atestou.

Para exemplificar o potencial do hospital nos atendimentos de baixa complexidade, Alessandra Campelo relatou aos vereadores uma parceria firmada com o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR) há alguns anos. “O HC tinha uma fila de espera de três anos para otorrino e, por sugestão da Prefeitura de Curitiba, nós compartilhamos os atendimentos. Em cinco meses não tinha essa espera toda”, explicou.

“Até temos planos para ampliar as instalações e obter uma Unidade de Terapia Intensiva, com 10 leitos, com o objetivo de fazer também os procedimentos de alta complexidade. Só que há nove meses estamos fazendo empréstimos para bancar a folha de pagamento. A demora nos repasses diminuiu, mas ainda existe. Há recursos que deveríamos receber pelo hospital ser parte da retaguarda da rede de urgência que estão pendentes desde 2012”, informou Alessandra. Os vereadores pediram cópia de documentos, para discutir a situação com a prefeitura.


 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2019 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.