back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 21 de novembro de 2019
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 09/12/2015 - 11:21:35

Pastoral da Pessoa Idosa pede apoio para reforma da sede nacional

  • O irmã Terezinha pediu apoio à Casa para a reforma do imóvel doado para sediar a Pastoral da Pessoa Idosa. (Foto: Andressa Katriny/CMC)
  • O arquiteto Ricardo Mesquita disse que os vereadores podem financeiramente e na divulgação da campanha à população. (Foto: Andressa Katriny/CMC)
  • Jonny Stica: "É importante a Câmara acolher a campanha pela reforma da sede nacional, que funciona em Curitiba". (Foto: Andressa Katriny/CMC)
A Câmara Municipal recebeu, na manhã desta quarta-feira (9), a coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), irmã Terezinha Tortelli. Recebida a convite do vereador Jonny Stica (PT), ela pediu o apoio da Casa para a reforma da sede nacional da entidade, fundada em 2004 pela médica Zilda Arns e localizada em Curitiba. A campanha "Amigos da Pessoa Idosa" aceita doações em dinheiro e de materiais de construção.

A PPI atualmente funciona em espaços emprestados. O administrativo fica junto ao Asilo São Vicente de Paulo, enquanto o estoque de materiais de capacitação é armazenado em outro local. Já o imóvel doado pela Ação Social do Paraná (ASP), localizado no Jardim Botânico, possui 400 m² e foi construído na década de 1950.

"Fomos agraciados com o imóvel, que era o sonho da doutora Zilda, e precisamos refomá-lo. A Pastoral acompanha 1.600 pessoas idosas em seus domicílios [em Curitiba]", disse a irmã Terezinha. Segundo ela, a população idosa é formada por 25 milhões de brasileiros e é a que mais cresce, principalmente na faixa etária dos 80 anos, "justamente a clientela à qual a Pastoral se dedica".

A coordenadora explicou que as visitas domiciliares são mensais, para acompanhar indicadores voltados à pessoa idosa e fazer recomendações a seu bem-estar e saúde, como para a alimentação balanceada e a prevenção de acidentes. "Ao evitar quedas, por exemplo, diminuímos os gastos do poder público com internamentos", defendeu. Outra tarefa da PPI, disse a irmã Terezinha, é a fazer a ponte entre a família dos cidadãos atendidos e os serviços de apoio disponíveis.

O trabalho, acrescentou, conta com o apoio de 22 mil voluntários. "Aqui é o coração do Brasil no sentido de acompanhamento à pessoa idosa." Segundo a irmã, uma preocupação é com o abuso financeiro dessa parcela da população: "Há pessoas que utilizam indevidamente seus cartões de crédito". Arquiteto da PPI, Ricardo Mesquita destacou que os vereadores podem ajudar não só financeiramente, mas também na divulgação da campanha à população.

Jonny Stica afirmou que a Câmara poderá propor uma emenda coletiva ao orçamento, no ano que vem, para auxiliar a Pastoral da Pessoa Idosa. "É importante acolhermos a campanha pela reforma da sede nacional, que funciona em Curitiba", acrescentou. Conselheiro fiscal do Lions Club, João Cascais também acompanhou o apelo à Câmara. Mais informações no site da entidade: http://pastoraldapessoaidosa.org.br


 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2019 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.