back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 21 de outubro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 30/03/2016 - 13:53:55

“Voice Design” foi tema da tribuna livre desta quarta

  • O jornalista Jorge Cury Neto falou sobre “Voice Design” no horário destinado à tribuna livre a convite do vereador Jorge Bernardi. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • A tribuna livre foi uma proposição do vereador Jorge Bernardi. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Na manhã desta quarta-feira (30), a convite do vereador Jorge Bernardi (Rede), a tribuna livre foi ocupada pelo jornalista Jorge Cury Neto que veio à Casa para falar sobre “Voice Design, o poder da palavra falada aplicada e o estudo das múltiplas possibilidades da voz para fins comunicativos”. A tribuna livre é o espaço reservado pela Câmara durante a sessão plenária para que visitantes [sob indicação dos vereadores] tratem de temas pertinentes à coletividade.

Jorge Bernardi saudou Jorge Cury Neto destacando sua atuação no jornalismo paranaense dos últimos 40 anos. “Ninguém melhor do que Jorge Cury Neto para falar sobre as potencialidades da voz humana. Ele sistematizou uma técnica de aproveitamento vocal chamada Voice Design e hoje nos falará um pouco sobre ela”.

Jorge Cury Neto chamou a atenção para o paradoxo que existe nos estudos de comunicação. “Sabemos que tudo que ouvimos e dizemos determina nossa existência”, disse ele. “A palavra tem sentido primal. Na raiz grega, a palavra pessoa significa 'por som'. Apesar de toda essa importância, os estudos sobre a voz são escassos”.

Para Cury Neto, fazer uma declaração é materializar um pensamento, mas isso é pouco valorizado pelas pessoas em geral. “Na prática, as pessoas não conhecem suas vozes, usam de modo superficial, sem planejamento”.

De acordo com o palestrante, essa foi sua motivação para criar o “Voice Design Coaching”, proposta apresentada, em 1973, na cidade de Salvador e que foi discutida em eventos em Barcelona e Washington. O procedimento se fundamenta na compreensão e na construção da voz com o objetivo de formar “supercomunicadores”.

O Voice Design Coaching pretende possibilitar consciência, confiança e clareza no uso da voz, com o intuito de se chegar à compreensão da dimensão da voz (consciência plena da fala e da escuta). “Com essas atividades, o supercomunicador se habilita, abre sua sensibilidade”, defende Cury Neto, que concluiu: “para quem se pretende um supercomunicador, é necessário entender a intencionalidade dos sons”.


Texto:   João Cândido Martins
Edição:   Claudia Krüger
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.