back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 21 de outubro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 02/01/2017 - 14:21:39

“Blocão” reúne 25 dos 38 vereadores da Câmara de Curitiba

Publicada no início da tarde desta segunda-feira (2), antes da eleição para a nova Mesa Diretora da Câmara de Curitiba, a edição 9424 do diário eletrônico do Legislativo confirmou a formação de dois grandes blocos parlamentares. O maior deles, com 25 vereadores, conjuga PSD, PDT, PSDB, PSC, PSB, PTN, PP, SD, PR e DEM (405.00003.2017). O outro, com 10, tem os partidos Pros, PPS, PRP, PRB, PSDC, PTB e PV (405.00001.2017). Apenas os dois vereadores do PMDB e a parlamentar do PT não entraram nos blocos.
 
A formação dos blocos influencia a eleição dos membros da Mesa Diretora, pois mesmo que possam concorrer chapas ou candidaturas isoladas, “tanto quanto possível” a composição deverá refletir a proporcionalidade dos partidos ou blocos parlamentares, “os quais indicarão os respectivos candidatos aos cargos que lhes caibam prover, sem prejuízo de candidaturas avulsas oriundas das mesmas representações”. O voto é nominal. As regras para a eleição estão descritas no regimento interno do Legislativo (artigos 29 ao 31).
 
Todos os vereadores podem concorrer aos cargos da Mesa Diretora (a saber: presidente, 1° vice-presidente, 2° vice-presidente, 1° secretário, 2° secretário, 3° secretário e 4° secretário, cujas atribuições são descritas nos artigos 38 a 48 do regimento, junto com as funções de corregedor e vice, que também passarão por votação). Para saber as atribuições destes cargos, clique aqui.
 
A atual legislatura possui representação de 19 partidos políticos, sendo que nesta última eleição, todos os 35 partidos com registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral disputaram cadeiras na Câmara Municipal. Na legislatura anterior, eram 16 as agremiações com representação no Legislativo. Partidos que não elegeram vereadores em 2012 e que agora possuem representantes são o Pros, o PRP e o PTN.
 
Bancadas 
Com 5 vereadores, o PDT – do ex-prefeito Gustavo Fruet - é o partido que terá a maior bancada nesta legislatura. Em seguida vem o PSD, com quatro. Estes dois partidos aumentaram significativamente sua representação em comparação com o último pleito: o PDT pulou de três para cinco e o PSD de um para quatro. Na sequência está o PSDB, com três cadeiras – o partido tem encolhido na Câmara, já que, na eleição de 2008 tinha 13 e em 2012, quatro vereadores.
 
O mesmo acontece com o PSC, que teve um salto na última eleição, com seis vereadores e agora sofreu uma redução para três representantes na Câmara Municipal. Na sequência tem o PSB, que mantém seus três vereadores. Democratas e PTB mantiveram seus dois vereadores. O PSDC permanece com duas cadeiras, porém troca um nome: Chicarelli não conseguiu a reeleição. Já o PMDB dobrou de tamanho, pois manteve Noemia Rocha e conseguiu eleger Professor Silberto.

As novidades são o PTN e o PRP, que não tinham representação na Câmara. E há uma lista grande de partidos que elegeram somente um representante. O Pros, mantém o vereador Tico Kuzma, o PR mantém o vereador Paulo Rink e o PP elegeu Maria Manfron – esposa do atual vereador Aldemir Manfron. O PT só conseguiu eleger a Professora Josete, partido que vem diminuindo sua representatividade na Câmara, inclusive por conta da janela partidária do início do ano: em 2012 elegeu três vereadores, na janela ficou com apenas um, dois deles migraram para o PDT: Pedro Paulo e o Jonny Stica. Permaneceu apenas a Professora Josete, que foi reeleita.
 
O partido Solidariedade (SD) já tinha uma cadeira, mas vai trocar o vereador: sai Zé Maria e entra a Katia dos Animais de Rua. Pelo PRB vai entrar o Osias Moraes, o PPS mantém o vereador Hélio Wirbiski e por último o PV, que reelegeu Cristiano Santos – que foi o vereador mais votado na última eleição; e elegeu Dra. Maria Leticia Fagundes, em primeiro mandato.


Texto:   Marcio Alves da Silva e José Lazaro Jr.
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.