back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 21 de novembro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 13/01/2017 - 09:11:05

Helio Wirbiski reapresenta projetos
com preocupação ambiental

  • Projeto de lei prevê a instalação de equipamentos para reutilização de água pelos lava cars. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • “Semana de Coleta de Resíduos” poderá ser realizada trimestralmente em Curitiba. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Helio Wirbiski reapresentou dois projetos de lei voltados para a preservação do meio ambiente. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Reaproveitar a água usada na lavagem comercial de carros e incluir no calendário oficial de Curitiba a “Semana de Coleta de Resíduos”, destinada a coletar material especial, como lixo eletrônico e outros recicláveis. Essas são as duas propostas que Helio Wirbiski (PPS) reapresentou nesta semana na Câmara de Vereadores.

O projeto que obriga o reaproveitamento de água na lavagem de carros abrange lava cars, postos de combustíveis e outros estabelecimentos que comercializem o serviço (005.00023.2017). Esses equipamentos deverão servir ou para o reuso, ou para a captação tratamento e armazenamento de água da chuva, detalha a proposição. Se aprovada, a medida entraria em vigor 180 dias após a publicação em diário oficial e estaria sujeita à regulamentação do Executivo.

“A reutilização da água é adotada universalmente. A necessidade do uso racional  deste bem compreende o controle de perdas e desperdícios, e a minimização da produção de resíduos e do consumo”, justifica Wirbiski. “Não basta às empresas que exploram a atividade pagar pelo uso da água. Elas têm o dever da conscientização de que o uso indiscriminado pode levar ao encerramento da sua atividade ao longo do tempo, pela escassez da matéria-prima”, acrescenta o vereador.

Coleta de resíduos
Outro projeto voltado para a questão do meio ambiente, também reapresentado por Wirbiski, propõe a inclusão, no calendário oficial de Curitiba, da “Semana de Coleta de Resíduos”, a ser divulgada e executada trimestralmente (005.00022.2017). De acordo com o texto, o Executivo fica autorizado a firmar parcerias com instituições públicas e privadas para promover ações conjuntas neste sentido.

O texto do projeto determina que os resíduos a serem coletados deverão ser selecionados e destinados conforme as leis ambientais vigentes. Os materiais visados pela “Semana de Coleta de Resíduos” seriam eletrônicos, gesso, madeira, tintas, latas em geral, pneus, óleo de cozinha, garrafas pet, sacos de cimento, pilhas e baterias, papeis, revistas e jornais, vidros e garrafas, remédios, plásticos em geral, material de demolição, roupas e móveis.

Wirbiski defende que a realização trimestral de um evento deste porte é necessária diante da grande quantidade de resíduos gerados e que “a coleta frequente pode prevenir acúmulo de entulhos em córregos, rios e terrenos baldios, permitindo a reciclagem ou até a reutilização dos materiais”.

Reapresentação
O projeto para reutilização da água pelos lava cars (005.00272.2014) aguardava votação em plenário desde junho de 2015, depois de ter passado pela análise das comissões de Legislação e de Meio Ambiente. Já a “Semana de Coleta de Resíduos”, que era um projeto em assinado também pelos ex-vereadores Jonny Stica (PDT) e Paulo Salamuni (PV), foi acatada pela Comissão e Legislação, mas estava em análise do colegiado de Economia quando o projeto foi arquivado (005.00076.2016).

Em dezembro de 2016, foram arquivados 425 projetos de lei cuja tramitação não chegou a ser concluída na legislatura passada. É uma decisão dos parlamentares reeleitos reapresentar essas peças, cuja análise recomeça do zero, sendo submetidas às instruções técnicas e depois às comissões temáticas do Legislativo antes de serem votadas em plenário. Há um prazo de 30 dias, no Regimento Interno, para que as iniciativas arquivadas sejam reapresentadas sem prejuízo da autoria anterior.


Texto:   Claudia Krüger
Revisão:   José Lazaro Jr.
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.