back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 20 de outubro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 27/01/2017 - 10:41:24

Proposta a criação do Dia da
Reforma Protestante em Curitiba

  • Martin Lutero, protagonista da Reforma Protestante, nasceu em 1483 na Alemanha. (Reprodução de pintura de Lucas Cranach, 1550)
  • "Queremos celebrar este fato tão importante na história do cristianismo", justifica Dr. Wolmir. (Foto: Chico Camargo/CMC)
O Dia da Reforma Protestante, comemorado anualmente no dia 31 de outubro, poderá fazer parte do calendário de eventos do município – a proposta é do vereador Dr. Wolmir Aguiar (PSC), que protocolou o projeto em 17 de janeiro na Câmara de Curitiba. “A Reforma Protestante completa 500 anos em 2017. Queremos celebrar este fato tão importante na história do cristianismo, que representou a reforma dentro da igreja católica”, justifica (005.00054.2017).

Ele explica que o movimento foi idealizado por Martinho Lutero e o intuito não era fundar uma nova igreja, mas promover a renovação da mesma, exclusivamente com base nas Escrituras Sagradas. "Mas o justo viverá da fé", cita Wolmir, “esse texto de Romanos, capítulo 1, versículo 17, foi suficiente para fortalecer o processo de conversão de Lutero que, em 31 de outubro de 1957, fixou na porta da igreja do castelo de Wittemberg, na Alemanha, as suas 95 teses, provocando uma verdadeira revolução religiosa”.

Para Wolmir, “a mensagem do perdão, da vida e da salvação foi o centro da reforma, baseada em quatro pilares: somente Cristo salva e nos reconcilia com Deus, somente pela fé somos justificados diante de Deus, somente por graça somos perdoados por Deus e somente a escritura revela o amor de Deus em Cristo”. O projeto será lido no pequeno expediente e depois seguirá para instrução técnica da Procuradoria Jurídica e análise das comissões temáticas do Legislativo.

Durante a análise dos colegiados, podem ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos faltantes, revisões no texto ou o posicionamento de outros órgãos públicos afetados pelo teor do projeto. Depois de passar pelas comissões, o projeto segue para o plenário e, se aprovado, para sanção do prefeito para virar lei.


Texto:   Da Redação
Revisão:   José Lazaro Jr.
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.