back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 20 de outubro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 21/03/2017 - 14:36:05

Reforma na Previdência não tramitará
com urgência, diz Serginho

  • Faremos um debate muito franco, aberto e responsável, pois atinge todos os servidores de Curitiba”, comprometeu-se Serginho do Posto. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • “As mudanças na previdência não foram debatidas com os sindicatos”, reclamou Professora Josete. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • “Não é membro [do conselho do IPMC], não é titular, não pode participar da reunião”, disse Pier Petruzziello sobre sindicalista supostamente ter sido barrado em reunião do conselho. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Depois de a imprensa local noticiar que a Prefeitura de Curitiba planeja alterar a Previdência municipal, o presidente da Câmara de Vereadores, Serginho do Posto (PSDB), garantiu que os projetos do Executivo não tramitarão em regime de urgência. “Quero deixar todos tranquilos, dizer que vamos debater o tema com serenidade e seriedade. Faremos um debate muito franco, aberto e responsável, pois atinge todos os servidores de Curitiba”, comprometeu-se, nesta terça-feira (21), o parlamentar.

“Convocaremos todos os secretários municipais envolvidos, que terão que vir aqui e prestar contas sobre a necessidade da mudança”, adiantou Serginho do Posto. O presidente da Câmara confirmou a expectativa de essas mudanças serem protocoladas ainda nesta semana. Segundo a imprensa, as medidas que serão submetidas aos vereadores são aplicar às aposentadorias o teto do INSS (R$ 5,5 mil), a criação de um fundo de previdência complementar e o aumento da contribuição dos servidores e da prefeitura.

Durante a sessão plenária, Professora Josete (PT) e Pier Petruzziello (PTB) discutiram o assunto. “Na imprensa, falam em aumentar de 11% para 14% a contribuição dos servidores e de 22% para 28% a do patronal. Se a reclamação [da Prefeitura de Curitiba] era a de que não tinha condição de manter [o pagamento] dos 22%, como que propõem 28%? Eu tenho uma série de interrogações, especialmente com fundos complementares, que já deram problemas sérios no Banco do Brasil, na Caixa”, comentou a vereadora. “O momento é preocupante”, reforçou Professor Silberto (PMDB).

Josete enfatizou, na crítica às mudanças na previdência municipal, a falta de diálogo na elaboração da proposta. “Não foram debatidas com os sindicatos, dentro dos conselhos do IPMC [Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba]. O debate não foi feito, é uma medida de só um lado”, apontou. Na réplica, o líder do prefeito, Pier Petruzziello, disse que os sindicatos faltaram em reunião realizada na véspera no IPMC, para tratar das medidas. “Tenho a impressão que aquilo que é bom para o servidor é ruim para os sindicatos. Ontem teve reunião do conselho do IPMC, por que o representante não foi? Não mandou nem suplente”, protestou.

Ele e Josete trocaram acusações logo na sequência, pois a parlamentar disse que na ausência do membro titular, outro sindicalista, Juliano Soares, do Sismuc (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba), tentou participar da reunião, mas foi barrado. “Tinha Guarda Municipal lá para não deixar entrar”, reclamou a vereadora. Na réplica, Pier disse que ele não era titular, nem suplente, do conselho do IPMC. “[O Juliano] é um sujeito preparado, mas não é membro [do conselho do IPMC], não é titular. Não pode participar da reunião, que não é reunião de boteco, da CUT, do MST”, rebateu Pier, alegando não ter havido violência, nem truculência.


Texto:   José Lazaro Jr.
Revisão:   Michelle Stival da Rocha
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.