back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 15 de dezembro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 11/04/2017 - 14:07:17

Economia aprova polos gastronômicos
no Água Verde e no Alto Juvevê

  • Economia acatou trâmite de dois projetos do vereador Bruno Pessuti. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
A Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Câmara Municipal de Curitiba acatou o trâmite regimental de dois projetos do vereador Bruno Pessuti (PSD) em reunião nesta terça-feira (11). O primeiro deles, que cria o polo gastronômico no bairro Água Verde (005.00017.2017), recebeu parecer favorável do relator Sabino Picolo (DEM).

O polo do Água Verde refere-se à área que vai da rua Chile e continua pela avenida Água Verde, no trecho compreendido entre a avenida Marechal Floriano Peixoto e a rua Coronel Dulcídio. Pessuti defende que a medida visa incentivar o comércio local, por meio do ramo gastronômico. Segundo ele, “há um fluxo gastronômico ali que é reconhecido pela população curitibana, o que vem ao encontro dos anseios dos comerciantes para superar a crise econômica”.

Segundo a matéria, o objetivo é garantir o livre trânsito de veículos e pedestres, segurança local, harmonia estética, sinalização dos estabelecimentos participantes, repressão ao comércio ambulante irregular, apresentações musicais, poéticas e artísticas, festivais e encontros gastronômicos e culturais, além da melhoria da iluminação e calçadas. De acordo com o texto, a criação do centro está baseada nas diretrizes do Plano Diretor de Curitiba (lei municipal 14.771/2015).

Alto Juvevê
O segundo projeto cria o Polo Gastronômico do Alto Juvevê (005.00018.2017). Segundo o parecer da relatora, Professora Josete (PT), a matéria deveria vir acompanhada de demonstrativo com impacto orçamentário, mas, como isso não foi exigido pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação, o parecer foi pelo trâmite com restrições.

Segundo a proposição, o Polo Gastronômico do Alto Juvevê deve abranger trechos dos bairros Cabral e Juvevê: avenida João Gualberto, entre as ruas Bom Jesus e Rocha Pombo; rua Rocha Pombo, entre a avenida João Gualberto e a rua Augusto Stresser; rua Augusto Stresser, entre as ruas Rocha Pombo e José de Alencar; rua Professor Arthur Loyola, entre as ruas Bom Jesus e João Américo de Oliveira; rua João Américo de Oliveira, entre as ruas Munhoz da Rocha e Reinaldo Egon Heindinger; rua Recife, entre as ruas João Américo de Oliveira e Bom Jesus; e rua Munhoz da Rocha, entre as ruas João Américo de Oliveira e Bom Jesus.

Regulamento interno
Os vereadores decidiram, a partir da sugestão do vereador Bruno Pessuti, alterar o prazo para entrega dos projetos para fechamento da pauta da reunião da Comissão de Economia. Agora os vereadores poderão entregar os pareceres até o meio dia de segunda-feira (as reuniões ordinárias da comissão ocorrem sempre às terças, às 8h). Até então os projetos poderiam ser entregues até o meio-dia da sexta-feira da semana anterior à reunião. A mudança, que altera o Regulamento Interno da comissão, foi acatada por todo colegiado, exceto pelo voto contrário da vereadora Professora Josete.

Além de Pessuti, Picolo e Josete, integram a Comissão de Economia os vereadores Thiago Ferro (PSDB), na presidência, Dr. Wolmir Aguiar (PSC), Ezequias Barros (PRP), Mauro Bobato (PTN), Mauro Ignacio (PSB) e Paulo Rink (PR).


Texto:   Claudia Krüger
Revisão:   Filipi Oliveira
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.