back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 18 de outubro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 26/04/2017 - 16:33:04

Notas da sessão plenária de
26 de abril – 1ª edição

  • Segundo Goura, o prefeito disse que a Área Calma deverá ser mantida. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Maria Leticia Fagundes registrou o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Professor Euler entregou votos de congratulações e louvor a atletas campeões de Muay Thai. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Ciclomobilidade e Área Calma
Goura (PDT) registrou conversa que teve ontem (25) com o prefeito Rafael Greca. O vereador disse ter apresentado a ele uma emenda de R$ 1 milhão que a deputada federal Christiane Yared (PR-PR) destinará à ciclomobilidade de Curitiba e que o chefe do Executivo afirmou que a Área Calma é mote de estudos solicitados ao Ippuc, mas que “fica como está”. O parlamentar ainda destacou a assinatura da ordem de serviço para investimento de R$ 2,3 milhões na iluminação pública das ciclovias da cidade. (Foto 1)

Viagem a Brasília
Líder do governo na Casa, Pier Petruzziello (PTB) disse que o prefeito Rafael Greca viajou a Brasília, onde deve ficar “de dois a três dias tentando trazer recursos a nossa cidade”. Ainda de acordo com o vereador, a presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT), Tatiana Turra Korman, conversará com o ministro do Turismo, Marx Beltrão, sobre o novo Centro de Convenções.

Hipertensão
No pequeno expediente da sessão plenária desta quarta-feira (26), Maria Leticia Fagundes (PV) chamou atenção para o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial, comemorado nesta quarta. Segundo ela, 25% da população brasileira é hipertensa, sendo que 50% da população idosa tem pressão alta e este índice chega a 5% das crianças. (Foto 2)

Racismo
Maria Leticia Fagundes (PV) também lamentou o caso de racismo ocorrido em uma loja de cosméticos, no centro de Curitiba, contra a enfermeira Juliana Mittelbach, nesta terça (25). “Ela, que foi até essa loja para comprar um lápis para os olhos, teve o atendimento recusado por ser negra. Acho que a empresa precisa treinar melhor seus funcionários”, declarou a vereadora. “É preciso lembrar que o crime de racismo é inafiançável e imprescritível”, afirmou.

Muay Thai
Professor Euler (PSD) entregou votos de congratulações e louvor ao atleta campeão mundial de Muay Thai, Emerson Olímpio, o “Bruce Lee”. Ele participou do campeonato mundial da modalidade em Bangkok, na Tailândia. “A maioria dos atletas vive em sua carreira uma situação muito difícil, sem poder viver apenas do esporte”, disse Professor Euler. O vereador pediu ao secretário municipal do Esporte, Marcello Richa, que dê atenção às diversas modalidades esportivas do município. Também receberam votos de congratulações Kleverton Luiz Sviech, Jardel Evangelista, Pollyana Müller e Ronaldo Leite. (Foto 3)

Comandas
Em segunda votação, o plenário aprovou com 22 votos favoráveis o projeto que altera a lei municipal 14.699/2015, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a frequentadores de bares ou casas noturnas que portem armas de fogo (005.00009.2017). De autoria do vereador Felipe Braga Côrtes (PSD), a proposição recebeu votos contrários de Ezequias Barros (PRP), Mestre Pop (PSC), Osias Moraes (PRB) e Thiago Ferro (PSDB).

Sanção
Acatados por unanimidade, aguardam sanção do prefeito dois projetos de lei aprovados em segundo turno: a inclusão no calendário oficial do município do Dia da Reforma Protestante (005.00054.2017), do Dr. Wolmir Aguiar (PSC), e a denominação de bem público como Julio Roberto Gusso (009.00008.2017), de Julieta Reis (DEM).


Texto:   Fernanda Foggiato e Claudia Krüger
Revisão:   Michelle Stival da Rocha
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.