back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 11 de dezembro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 09/05/2017 - 13:18:30

Comissão de Economia acata bilhete
único no transporte coletivo

  • Comissão de Economia acatou projeto que estabelece bilhete único no transporte coletivo de Curitiba. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Em reunião nesta terça-feira (9), a Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Câmara Municipal de Curitiba deu parecer favorável ao projeto de lei do vereador Bruno Pessuti (PSD) que propõe a implantação do bilhete único no transporte coletivo de Curitiba (005.00016.2017). Na prática, essa tarifa temporal permitiria ao passageiro utilizar o transporte público quantas vezes fossem necessárias ao longo do período em que o bilhete for válido. Pessuti argumentou que essa possibilidade já existe para algumas linhas da capital e que a lei permitirá a regulamentação e a ampliação do uso do bilhete único.

O parecer positivo foi emitido por Paulo Rink (PR) que pediu, no entanto, que fosse anexado ao projeto o impacto financeiro da medida. Em voto separado, a vereadora Professora Josete (PT) propunha que a proposição fosse encaminhada em diligência à Urbs e ao Conselho Municipal de Transporte, para que se manifestassem sobre a matéria. O colegiado, porém, concordou com a sugestão de Dr. Wolmir Aguiar (PSC) para que o projeto seguisse o trâmite para a Comissão de Serviço Público, mas que fosse encaminhado ofício à Urbs, pedindo impacto financeiro e posição jurídica sobre a medida.

Também segue trâmite regimental o projeto de Professora Josete que obriga a divulgação da lista de espera por vagas da rede municipal de ensino nos murais das escolas e creches e no Portal da Transparência da Prefeitura de Curitiba (005.00085.2017). Agora a matéria será analisada pela Comissão de Educação, Cultura e Turismo.

Vista
Quatro projetos permanecem sob análise da Comissão de Economia. Dois pedidos de vista foram requisitados pela Professora Josete: ao projeto de Cacá Pereira (PSDC), que institui a campanha de prevenção a acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, chamada “Abril Verde” (005.00064.2017) e ao de Katia Dittrich (SD), que propõe a inclusão de alimentos orgânicos na merenda das escolas da rede pública municipal (005.00088.2017).  

Bruno Pessuti quer verificar o projeto de Felipe Braga Côrtes (PSD) que cria a taxa de combate a incêndio (005.00007.2017). Já Sabino Picolo (DEM) pediu vista à proposição de Pessuti que propõe a remuneração às empresas do transporte coletivo por quilômetro rodado (005.00019.2017).

Também integram a Comissão de Economia os vereadores Thiago Ferro (PSDB) como presidente, e Mauro Ignácio (PSB), vice, Ezequias Barros (PRP) e Mauro Bobato (PTN).


Texto:   Claudia Krüger
Revisão:   Filipi Oliveira
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.