back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 18 de outubro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 01/06/2017 - 16:02:31

Em solenidade, Câmara
entrega duas honrarias

  • Nesta quarta (31), às 20h, a Câmara promoveu uma sessão solene para a entrega dos prêmios Profissional do Ano e Mulheres Empreendedoras. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • A sessão foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Serginho do Posto. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Fabiane Rosa: “Ser mulher é um privilégio, ser empreendedora, uma escolha”. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • No entendimento do homenageado João Batista Athanásio, duas palavras resumem o sentimento dos homenageados: gratidão e responsabilidade. (Foto: Chico Camargo/CMC)

Na noite desta quarta-feira (31), a Câmara Municipal promoveu uma sessão solene para entregar o prêmio Profissional do Ano (lei 14.302/2013) e o prêmio Mulheres Empreendedoras (lei 12191/2007). O evento foi realizado no Palácio Rio Branco e iniciou às 20 horas.

O prêmio Profissional do Ano visa homenagear “personalidades locais que mais se destacarem anualmente em trabalhos desempenhados nas áreas da indústria, comércio e serviços”. Já o Mulheres Empreendedoras é atribuído às que tenham se destacado em atividades de empreendedorismo, à frente de empresas, cooperativas, clubes de trocas e associações curitibanas, nas áreas da indústria, artesanato, comércio e serviços.

A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara, Serginho do Posto (PSDB) e Fabiane Rosa (PSDC) fez a saudação: “A habilidade de ser mulher nos torna capazes de ser tudo que quisermos; lugar de mulher é onde ela quer estar, onde ela quer chegar”. Para ela, ser mulher é um privilégio, ser empreendedora, uma escolha. “No dia em que se consolidar o entendimento de que gêneros diferentes são complementares e não opostos, não teremos mais discriminações e barreiras impostas por um mercado de trabalho ainda preconceituoso.”

Sobre o prêmio Profissional do Ano ela entende que “em um momento delicado do nosso país, em que convivemos com uma crise econômica, social, ética, política e moral que desvaloriza salários, eleva o desemprego a níveis absurdos e alarmantes, impede o crescimento do país, pulveriza a capacidade de investimento das empresas, os senhores e senhoras conseguem, com muita competência e uma enorme dose de criatividade, empreender, gerar empregos e aquecer a economia”.

João Batista Athanásio agradeceu em nome dos homenageados. Para ele, duas palavras resumem os sentimentos dos homenageados com os prêmios Profissional do Ano e Mulheres Empreendedoras: gratidão e responsabilidade. “Estar entre os premiados desa noite é mais do que mérito: é privilégio.” Para ele, “construir e reconstruir a cidade, é fazê-lo a partir de cada família, de cada vizinhança, de cada rua, de cada praça, escola, igreja e demais instituições. É um processo diário e contínuo cujos verbos não se excluem, e sim se complementam: construir e reconstruir”.

Compuseram a mesa Liliane Casagrande Sabbag, superintendente do Instituto Municipal de Administração Pública, representando o prefeito Rafael Greca de Macedo; e o major Vandré Machado, representando o comandante da 5ª Região Militar do Exército; o general de brigada Alessio Oliveira da Silva; Ailton Araujo, ex-vereador e ex-presidente da Casa. Também presentes, Leslie Terezinha Skroch, representando a secretária estadual de Família e Desenvolvimento, Fernanda Richa; Nelson Bucker, representando a secretária municipal de educação Maria Silvia Bacilla; e João Pereira, representando a Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba (Femoclam).

Também compareceram à solenidade os vereadores Dona Lourdes (PSB); Julieta Reis (DEM); Maria Manfron (PP); Noemia Rocha (PMDB); Bruno Pessuti (PSD); Cristiano Santos (PV); Dr. Womir Aguiar (PSC); Felipe Braga Côrtes (PSD); Geovane Fernandes (PTB); Goura (PDT); Marcos Vieira (PDT); Mauro Bobato (PTN); Mauro Ignácio (PSB); Oscalino do Povo (PTN); Pier Petruzziello (PTB); Professor Euler (PSD); Professor Silberto (PMDB); Thiago Ferro (PSDB); Tito Zeglin (PDT); e Zezinho Sabará (PDT).

Confira os homenageados com o prêmio Profissional do Ano:
Auro Siqueira Ottoni [indicação de Bruno Pessuti (PSD)]. Cabeleireiro, hair stylist e maquiador. Segundo o vereador, um dos profissionais mais requisitados da sociedade curitibana, atua no Torriton Patio Batel onde oferece um atendimento diferenciado buscando valorizar a beleza natural de suas clientes.

César Augusto Fernandes [indicação de Dona Lourdes (PSB)]. Empresário do ramo da panificação, em 1991 fundou a Empresa Favo & Mel, onde emprega cerca de 80 funcionários. Segundo a vereadora, está engajado em ações de responsabilidade social, presta auxílio para a APAE de Santa Felicidade e para o Educandário Madre Carmela.  

Claudio Massayuki Hagi [indicação de Oscalino do Povo (PTN)]. Sócio-fundador da empresa Alvorada Autopeças. Seu empreendimento é atualmente formado por 13 lojas e 300 funcionários contratados.

Email Freitas Machado [indicação de Noemia Rocha (PMDB)]. Empresário, é proprietário da empresa Torre Forte Materiais de Construção localizada na Vila Santa Rita. Já atuou como bancário, professor e corretor de imóveis. É presidente e fundador da Associação Comercial e Industrial do Tatuquara.

Francisco Millarch [indicação de Fabiane Rosa (PSDC)]. Empresário, possui graduação em Publicidade e Propaganda, especialização em Educação Executiva pela Universidade de Stanford e mestrado em Estudos de Hipermídia pela Universidade de Westminster. É fundador e diretor-executivo da Rentcars.com, principal empresa brasileira da internet focada em aluguel de carros.

Dr. João Batista Athanásio [indicação de Tito Zeglin (PDT)]. Professor nas áreas de Filosofia, Psicologia e Direito, possui graduação em Filosofia e Direito, com especialização em Metodologia do Ensino Superior e Direito Processual Civil.  Advogado, atua nas áreas de família e sucessões desde 1996. É autor do livro “Manual de Direito Processual Civil”.

João Luiz de Souza Marques [indicação de Professor Silberto (PMDB)]. É empresário do ramo de esquadrias de alumínios e vidraçaria. Segundo o vereador, como fundador do Grupo XV do Bairro Novo e como presidente da Associação Beneficente Esportiva Rio Negro, desenvolve programas de resgate de crianças e adolescentes para o exercício da cidadania através da prática saudável do esporte.

Jorge Nunes Basso [indicação de Dr. Wolmir (PSC)]. Coronel do Exército, com formação em farmácia e bioquímica, ao longo de sua carreira militar exerceu funções na cidade de Boa Vista em Roraima e Tabatinga no Amazonas.  No Hospital Geral do Curitiba, atuou como chefe de Farmácia, chefe do Laboratório de Análises Clínicas e chefe do Ambulatório Médico. Atualmente é Pastor titular da 4ª Igreja do Evangelho Quadrangular de Curitiba.

José Raimundo Bonato. [indicação de Mauro Bobato (PTN)]. Formado em Ciências Contábeis, é proprietário da Olaria Dois Irmãos Ltda., empresa especializada na produção de tijolos para alvenaria aparente, fundada em 1971. É autor do livro: “E Agora José – Experiências de vida e luta para superar a ganglionopatia”.

Marcelo Falk [indicação de Mauro Ignácio (PSB)]. Empreendedor, com mais de vinte anos de experiência no comércio, em 2006 abriu com sua esposa um empreendimento próprio no bairro São Braz. Atuando como gestor da Madepisos, empresa especializada na revenda de pisos e revestimentos com 10 anos no mercado, gerencia cinco lojas e emprega direta e indiretamente mais de 100 colaboradores.

Maria Salésia Letty [indicação de Julieta Reis (DEM)]. Em meados de 1980 iniciou sua carreira como vendedora dos produtos Tupperware, e após 22 anos atuando como representante da marca foi convidada a se tornar distribuidora dos produtos. É proprietária da Distribuidora Talento, empresa com 13 anos no mercado e  maior distribuidora de produtos Tupperware e da Cosméticos Nutrimetics na região da grande Curitiba.

Maria Wilsa Coutinho da Silva [indicação de Marcos Vieira (PDT)]. Professora que, segundo o vereador, é apaixonada pela arte de ensinar, em 1991 decidiu montar sua própria escola e passou a dar aulas para crianças em um espaço de 70 m². Ao longo do tempo, seu empreendimento progrediu e em 1998 fundou o Colégio Novo Éden. Localizado no Sitio Cercado, atende alunos do ensino infantil, fundamental e médio.

Mohamed Najar [indicação de Pier Petruzziello (PTB)]. Empresário do ramo de gastronomia, é proprietário do Restaurante Al Beirut inaugurado em 1998. Segundo o vereador, o cardápio apresenta receitas e ingredientes típicos, servindo desde pratos mais simples até os mais elaborados característicos da cozinha árabe.

Patrícia Valverde Pereira [indicação de Goura (PDT)]. Atriz, produtora cultural, possui formação em Artes Cênicas e especialização em Ensino e História da Arte. É cofundadora da Bicicletaria Cultural, espaço criado para dar apoio aos ciclistas oferecendo oficina e estacionamento, unindo mobilidade e arte como base para ações culturais. Promove encontros, cursos, festivais, shows e apresentações teatrais.

Rafael Ribeiro dos Santos Gluck [indicação de Paulo Rink (PR)]. Engenheiro Civil, com pós-graduação em Engenharia de Finanças, iniciou sua carreira como engenheiro de obras da empresa Tucumann Engenharia e Empreendimentos. Completando 16 anos de serviços prestados à empresa, atuou em obras de grande porte como engenheiro residente em Paranaguá e Araucária. Atualmente exerce a função de Supervisor de Contratos e Concessões.

Rodrigo Fernando Pereira da Rosa [indicação de Cristiano Santos (PV)]. Empresário, professor de teologia, possui formação em processos gerenciais e gestão financeira. Iniciou sua carreira como estagiário na BV Financeira, onde atuou como supervisor e gerente regional. À frente da empresa BTA Assessoria Jurídica, criou uma fundação sem fins lucrativos onde trabalha com a recuperação de dependentes químicos e presta auxílio a idosos e crianças em situação de vulnerabilidade social.

Rodrigo Romanó Fatuch [indicação de Professor Euler (PSD)]. Corretor de seguros, atuou na SUSEP e na COLIG Corretora de Seguros. Atualmente é sócio da empresa Protecta Seguros do Grupo Servopa. Como diretor, segundo o vereador, implantou novas filosofias de gestão, políticas de valorização dos colaboradores e de interação com os clientes, bem como a oferta de novos produtos e serviços.

Roger José Estival [indicação de Maria Manfron (PP)]. Formado em Administração de Empresas, no ano de 2000 ingressou na Caixa Econômica Federal como técnico bancário. Atuou em agências localizadas no Batel e no Mercês, e a partir de 2012 assumiu funções como gerente do banco. Atualmente na Agência Nova Orleans no São Braz, atua na gerência de atendimento responsável pelo fluxo de clientes e pela área social.

Samuel Eberle dos Santos neste ato representado pelo Senhor Toni Musumeci [indicação de Thiago Ferro (PSDB)]. É superintendente da Editora Luz e Vida, onde trabalha há 30 anos. Segundo o vereador, teve sua trajetória profissional entrelaçada com o crescimento vertiginoso da editora que hoje se destaca como a segunda maior rede de livrarias gospel do Brasil. Graduado em Teologia e em Administração de Empresas, possui especialização em Planejamento Estratégico e Desenvolvimento de Pessoas.

Doutora Simone Cortelletti [indicação de Zezinho Sabará (PDT)]. Graduada em Medicina, fez especialização em Pediatria, em Medicina do Trabalho e em Homeopatia. Médica de Saúde da Família atua na Unidade de Saúde Cândido Portinari. Adotando os preceitos da formação holística de base, buscando a redução do estresse através da mudança de hábitos, elaborou programas de convivência social e criou um jardim interno onde desenvolve técnicas de meditação para os pacientes e servidores.

Vitor Rafael de Souza Ribeiro [indicação de Felipe Braga Côrtes (PSD)]. Fisioterapeuta clínico em ortopedia e desportiva. Em 2011 tornou-se especialista em Pilates e em 2012 concluiu MBA em Ergonomia e Saúde do Trabalhador.  Atualmente atende no Instituto Conti Coluna Vertebral e Fisioterapia e seu público-alvo são pacientes com diversos problemas ortopédicos e geriátricos.

Confira as homenageadas com o prêmio Mulheres Empreendedoras:
Jane Alves Camargo [indicação do ex-vereador Ailton Araújo]. Bacharel em Teologia e Pedagogia, especialista em Liderança e Pastoreio. Redatora e coordenadora da equipe literária na Secretaria Geral de Missões da Igreja do Evangelho Quadrangular, é líder nacional no Projeto AMAI – Amando o Mundo Através da Intercessão e  MUC – Missões Urbanas com Crianças.

Jane Leal de Oliveira [indicação do ex-vereador Chicarelli]. Bacharel em Teologia com pós-graduação em Terapia Familiar Sistêmica, é líder do curso Mulher Plena da Primeira Igreja do Evangelho Quadrangular há 20 anos. Segundo o vereador, tem seu trabalho reconhecido internacionalmente, tendo ministrado cursos na Flórida e na Itália com o objetivo de incentivar, informar, resgatar valores e a autoestima de mulheres que necessitam de apoio e orientação para uma efetiva mudança de vida.

Liliane da Silva Cordeiro [indicação de Geovane Fernandes (PTB)]. Formada em Design de Móveis, e Gestão Comercial, após análise de mercado e percepção da carência do setor moveleiro em ferramentas de corte da alta precisão, em 2011 abriu a empresa DRV Comércio de Ferramentas Industriais no Bairro do Xaxim.

Lucimara Medeiros [indicação de Julieta Reis (DEM)]. Segundo a vereadora, de origem humilde, a homenageada passou dos bombons caseiros que vendia para custear seus estudos a empresária do ramo de confeitaria. “Com o talento culinário herdado de sua mãe  fundou em 1994 a Confeitaria Doce Delícia no Bairro Bigorrilho.” Por três vezes recebeu destaque na Revista Veja e em 2011 foi premiada na Categoria “Melhores Tortas de Curitiba”.

Terezinha Antunes Futsuki [indicação de Tito Zeglin (PDT)]. Comerciante, é proprietária da Lanchonete Via Sol e da Hecari Fotos, ambas localizadas no Pinheirinho. É sócia-fundadora da Associação Comercial da Macro Região do Pinheirinho. Segundo o vereador, militante e participativa, ela atua junto à comunidade buscando soluções para os problemas enfrentados pelos comerciantes e moradores da região.

Confira mais fotos no Flickr da Câmara.

 

 



Texto:   João Cândido Martins
Revisão:   Michelle Stival da Rocha
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.