back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 15 de dezembro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 06/06/2017 - 11:26:36

Economia acata incentivos
ao artesanato e a paratletas

  • Outro projeto com parecer favorável será enviado à Comissão de Direitos Humanos. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Projeto que lei que batiza a rua Senador Alencar Guimarães como “Rua do Artesanato de Curitiba” recebeu aval da Comissão de Economia. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Em reunião ordinária nesta terça-feira (6), a Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Câmara Municipal acatou o parecer favorável do vereador Ezequias Barros (PRP) ao projeto que lei que batiza a rua Senador Alencar Guimarães, entre a Praça Rui Barbosa e a Praça Osório, no Centro, como “Rua do Artesanato de Curitiba”. A matéria, de autoria de Mestre Pop (PSC), tem como objetivo promover atividades artesanais e de economia solidária no local (005.00162.2017). O texto precisa agora passar pela análise do colegiado de Urbanismo, Obras Públicas e TI.

A ideia do parlamentar é fomentar o desenvolvimento econômico sustentável na região, atrair e incentivar novos investimentos, facilitar o acesso de turistas e pedestres ao local, além de organizar e padronizar o comércio de artesanato. Ficará a cargo da Secretaria Municipal do Urbanismo e da Fundação Cultural de Curitiba fixar regras específicas para o uso do local.

Outro projeto que recebeu parecer positivo de Ezequias Barros foi o de Julieta Reis (DEM) e propõe a inclusão da categoria “atletas com deficiência” nas corridas de rua e a isenção de 50% no pagamento da taxa de inscrição a este público em Curitiba (005.00140.2017). Sobre o desconto a pessoas com deficiência, ela argumenta que outras capitais já fazem isso, a exemplo do Rio de Janeiro, que desde 2010 oferece 100 inscrições gratuitas para paratletas.

“O esporte é um agente transformador, instrumento de inclusão social e de melhora da autoestima. Nada mais justo que garantir a inclusão da categoria de atletas com deficiência nas corridas de rua, promovidas pela cidade, bem como incentivar sua participação com menor custo na taxa de inscrição”, justifica a parlamentar.

Agora a matéria será analisada pelas comissões de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte, pela Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública e pela Comissão de Acessibilidade.

A Comissão de Economia é formada pelos vereadores Thiago Ferro (PSDB), presidente, Mauro Ignácio (PSB), vice, Bruno Pessuti (PSD), Dr. Wolmir Aguiar (PSC), Ezequias Barros (PRP), Mauro Bobato (Pode), Paulo Rink (PR), Professora Josete (PT) e Sabino Picolo (DEM).


Texto:   Claudia Krüger
Revisão:   Filipi Oliveira
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.