back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 27 de maio de 2019
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 04/09/2017 - 11:23:12

Comissão de Saúde acata medidas
de segurança em piscinas da cidade

  • Comissão de Saúde acatou o trâmite dos seis projetos da pauta durante reunião nesta segunda-feira. (Foto: Chico Camargo/CMC)
A Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte da Câmara Municipal acatou o projeto de lei que institui 12 medidas de segurança para piscinas, de iniciativa de Dr. Wolmir Aguiar (PSC) e relatoria de Maria Letícia Fagundes (PV). O colegiado também deu trâmite às outras cinco propostas em análise durante reunião nesta segunda-feira (4).

Segundo a proposta (005.00056.2017), alguns itens serão obrigatórios, como um botão de emergência; um dispositivo de segurança que cubra o ralo de fundo, permitindo o escoamento de água e impedindo a sucção; um piso antiderrapante ao redor da piscina, que deverá ser sinalizada e ter o acesso controlado; elaboração de um código de conduta local que coíba saltos e acrobacias; além de obrigatoriedade de um guarda-vidas presente no local.

Para a relatora, “o projeto é de grande relevância, considerando os inúmeros acidentes, não raro, infelizmente, fatais, que acontecem em piscinas que não dispõem de tampa antiaprisionamento nos ralos de sucção e filtros das piscinas”. Com o aval das comissões de Legislação, Serviço Público, Urbanismo e Saúde, a proposta está apta para ser votada em plenário, ainda sem data definida.

Também pronto para ser votado em plenário está o projeto que obriga hospitais e maternidades públicos e privados a realizarem exames para diagnóstico precoce da paralisia infantil nos recém-nascidos (005.00122.2017), de Maria Manfron (PP). O relator Osias Moraes (PRB) deu parecer favorável ao entender que “os testes serão realizados logo após o nascimento da criança, podendo os responsáveis pela mesma iniciar os tratamentos necessários para que mais tarde ela não venha a sofrer e, assim, poder crescer com saúde”.

Outros dois projetos acatados pela Comissão de Saúde seguirão para a Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública antes de serem votados em plenário. Um deles é o que propõe o cadastro voluntário para doação de medula óssea antes da realização de exames de sangue (005.00205.2017), de iniciativa de Bruno Pessuti (PSD).

Segundo o relator Oscalino do Povo (Pode), “o projeto destaca-se por sua importância principalmente no que se refere ao melhor atendimento e tratamento às pessoas com deficiência, pois a falta de acesso a bens e serviços deve ser solucionada de forma coletiva e com políticas estruturantes para a equiparação de oportunidades”. Ele também lembrou que o projeto promove um incentivo à doação de medula óssea com o objetivo de se formar um cadastro de doadores.

A outra proposta, de Dr. Wolmir Aguiar, incentiva clientes a conferirem validade dos produtos (005.00231.2017) porque determina a troca gratuita de um produto vencido por outro idêntico ou similar, em igual quantidade e preço. A relatora Maria Letícia Fagundes entende que o projeto é relevante e quer fortalecer as legislações já existentes para a proteção do consumidor, “na medida em que o comércio ficará mais atento e evitará expor produtos com validade vencida, colocando em risco a saúde da população.

Também foram acatados os trâmites de dois projetos de lei que concedem utilidades públicas ao Instituto Bom Aluno do Brasil (014.00026.2017), de Serginho do Posto (PSDB), e ao Clube de Mães que Oram (014.00002.2017), de Dr. Wolmir. Além de Maria Letícia Fagundes, presidente, Oscalino do Povo e Osias Morais, integram a Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte da Câmara os vereadores Mestre Pop (PSC) e Noemia Rocha (PMDB).


Texto:   João Cândido Martins
Edição:   Filipi Oliveira
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2019 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.