back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 21 de novembro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 13/09/2017 - 15:19:57

Notas da sessão plenária
de 13 de setembro

  • Rogerio Campos reforçou a realização de audiência pública para debater a segurança no transporte coletivo. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • “Esse número de pessoas esperando é espantoso, porém a quantidade de famílias que autoriza a doação tem aumentado”, declarou Cristiano Santos. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Bruno Pessuti parabenizou o Executivo pela revitalização asfáltica da rua 13 de Maio. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Professora Josete anunciou ato em solidariedade ao ex-presidente Lula, que depõe hoje como réu na Operação Lava Jato. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Após denúncia de médico efetivo da prefeitura, Professor Euler disse que pedirá informações oficiais ao Executivo. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Tito Zeglin estendeu convite do CTG Vinte de Setembro para as atividades da Semana Farroupilha, de 17 a 24 de setembro. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Transporte coletivo I
Rogerio Campos (PSC) convidou todos os vereadores para a audiência pública desta sexta-feira (15), a partir das 14h, no auditório do Anexo II. A atividade é uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública e tratará da falta de segurança no transporte coletivo (leia mais). “Nós vemos a Urbs e os empresários reclamando da perda de usuários, mas é claro que os passageiros vão deixar de usar”, argumentou. (Foto 1)

Transporte coletivo II
“Praticamente todo dia temos violência no transporte, contra trabalhadores e usuários”, apontou Campos, representante do sindicato que representa os profissionais da categoria. Para o parlamentar, mecanismos para reverter a situação existem, mas dependem da vontade do Executivo e da Câmara. “Convidamos tanto os patrões quanto os trabalhadores. Precisamos da união de todos para reverter esse quadro.”

Doação de órgãos I
Cristiano Santos (PV) registrou que, além de fazer alusão à campanha de prevenção ao suicídio, o setembro amarelo, também incentiva a doação de órgãos por meio da campanha setembro verde. Autor da lei 14.880/2016, que concede funeral gratuito para a família de pessoa doadora de órgãos, o vereador destacou que, conforme dados da Associação Brasileira de Controle de Órgãos, 34 mil pessoas aguardavam na fila da doação em dezembro de 2016.

Doação de órgãos II
“Esse número de pessoas esperando é espantoso, porém a quantidade de famílias que autoriza a doação tem aumentado. E esse era o grande obstáculo, a vontade dos familiares. A conscientização cresce a cada dia”, explicou. Cristiano Santos disse ainda que apresentará um balanço mais detalhado do número de doações em Curitiba e os atendimentos prestados em função da lei 14.880 nos próximos dias.
(Foto 2)

Revitalização asfáltica
Bruno Pessuti (PSD) foi à tribuna durante o pequeno expediente para comentar as obras de revitalização asfáltica na rua 13 de maio. “São 1,2 km de asfalto novo. Nos meus anos como vereador nunca vi tamanho empenho. Parabéns ao prefeito Rafael Greca e ao vice Eduardo Pimentel, que também é secretário de Obras”, parabenizou. Ele destacou que há obras em andamento em Santa Felicidade, na Mateus Leme, e em outros pontos da cidade. “Ao todo são 45 ruas. A medida vai beneficiar inclusive os usuários do transporte coletivo que sofriam com as ondulações do piso”, acrescentou. (Foto 3)

Solidariedade

“Hoje teremos mais um depoimento do nosso líder, o presidente Lula”, disse Professora Josete (PT). “Faremos um ato de solidariedade na praça Generoso Marques.” Para a vereadora, os ataques ao PT e aos governos Lula e Dilma têm por finalidade retirar direitos e garantias conquistados pelos trabalhadores. “Vivemos um momento de exceção, um golpe orquestrado por setores conservadores da mídia e do Judiciário”, avaliou. “Todas as reformas do golpista Temer querem entregar o país ao grande capital financeiro. Continuaremos lutando pela democracia no país”, finalizou Josete. (Foto 4)

Denúncia de servidor I
Professor Euler (PSD) disse que pedirá informações oficiais à Prefeitura de Curitiba devido a uma denúncia enviada a seu gabinete pelo médico Carlos Cesar Cusmanich, servidor efetivo do Executivo “há mais de 30 anos”. O vereador disse que o cidadão se queixou que há três anos teria sido lançado edital para um “concurso interno” e ele, que é geriatra, teria sido aprovado. “Mas segundo ele relata deram um jeitinho e colocaram em seu lugar outra médica, que não tem especialização em Geriatria, por questões políticas”, continuou. (Foto 5)

Denúncia de servidor II
Euler apontou que Cusmanich, “usando seu direito constitucional, pediu providências à Secretaria Municipal de Recursos Humanos, questionando a lisura da nomeação dessa médica”. No entanto, acrescentou, o denunciante deverá ser alvo de uma sindicância. Para o vereador, a situação pode configurar improbidade administrativa e assédio moral.

Semana Farroupilha
Tito Zeglin (PDT) destacou a promoção, de 17 a 24 de setembro, da Semana Farroupilha, instituída no calendário oficial de eventos da cidade por meio da lei municipal 12.131/2007, de sua iniciativa. A abertura, disse o vereador, será neste domingo, às 10h, no Centro de Tradições Gaúchas Vinte de Setembro, localizado no bairro Pinheirinho – segundo ele, “o 1º CTG localizado fora do Rio Grande do Sul”. (Foto 6)


Texto:   Fernanda Foggiato, Marcio Alves da Silva e João Cândido Martins
Revisão:   Fernanda Foggiato e Filipi Oliveira
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.