back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 16 de outubro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 02/10/2017 - 15:43:37

Câmara Municipal aprova cidadania
honorária para Masanori Yamasaki

  • Aprovado projeto de Jairo Marcelino que concede cidadania honorária a Masanori Yamasaki. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • “Homenagem merecida. Curitiba deve muito aos esforços do homenageado”, declarou Julieta Reis sobre Masanori Yamasaki. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Com 25 votos favoráveis, a Câmara Municipal de Curitiba aprovou em primeiro turno o projeto de lei de autoria de Jairo Marcelino (PSD) que concede o título de cidadão honorário de Curitiba a Masanori Yamasaki (006.00008.2017). Nascido em 25 de abril de 1947, imigrou para o Brasil no início dos anos 1960 e se fixou em Curitiba em 1967. Foi integrante da Associação Brasil SGI, entidade que promoveu festivais culturais como o realizado em 74 com a participação da banda Tayo Ongakutai – criada por Yamasaki – que hoje conta com 150 integrantes.

“Nos anos 80, promoveu e organizou diversos festivais culturais, em que eram abordados temas de interesse mundial, gerando uma ação local e o desenvolvimento humano em nossa cidade”, disse o vereador. Segundo Marcelino, em 1992 Yamasaki trouxe a exposição "Meio Ambiente e Desenvolvimento - Tema da Humanidade - O Desbravar do Século da Vida", que teve uma participação recorde de 94 mil pessoas. “Em parceria com a prefeitura, organizaram o transporte das crianças de todas as escolas municipais para assistirem à exposição, para criar em cada uma delas a consciência ecológica e colaborando para o seu desenvolvimento”, destacou.

Julieta Reis (DEM) reiterou as palavras de Marcelino, confirmando que Masanori Yamasaki é um dos nomes mais importantes da fotografia e da cultura curitibana. “Homenagem merecida. Curitiba deve muito aos esforços do homenageado”, disse. “Ele tem participado de forma expressiva no desenvolvimento cultural da nossa cidade, principalmente no intercâmbio entre o Brasil e o Japão”, frisou Julieta.

Utilidade pública
Também aprovada na sessão desta terça, em primeira votação, com 29 votos positivos, a proposição de Mestre Pop (PSC) que declara de utilidade pública a Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Colégio Estadual Maria Gai Grendel (014.00024.2017). Os dois projetos aprovados em primeiro turno nesta segunda-feira retornam para análise do plenário em segunda discussão nesta terça-feira (3).


Texto:   Claudia Krüger
Revisão:   Filipi Oliveira
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.